O “Cine Literário” é um projeto que visa levar para do bairro do PAAR, em Ananindeua, um espaço onde os jovens e adultos possam conhecer a Literatura Brasileira através de filmes e atividades criativas para interação e estímulo da escrita e estudo dos gêneros literários, seus movimentos e características que são importantes para a vida acadêmica dessas pessoas. O objetivo desse trabalho é despertar o interesse dos indivíduos pelos estudos literários e consequentemente, da Língua Portuguesa, ampliando sua visão quanto às possibilidades profissionais, buscando ajudar a melhorar o cenário local que é considerado violento tendo como grupo mais atingido pela criminalidade os jovens, que vão desde vítimas a suspeitos. Como referencial teórico usa-se Borges et al. (2016), que realiza uma análise sobre criminalidade e violência no bairro do PAAR, ademais, tem-se Pino (2007) salientando a relação entre educação a violência. Utiliza-se também o autor Prado (2010) que destaca o cinema como recurso lúdico na construção de criticidade. Quanto ao procedimento metodológico, esse projeto classifica-se inicialmente como pesquisa bibliográfica e, posteriormente como pesquisa aplicada e de campo. Sendo assim, será desenvolvido um cronograma de atividades semanais, sendo a primeira delas a apresentação do filme “Escritores da Liberdade” e, posteriormente, a sugestão da criação de um “diário literário” para que os alunos se sintam inspirados pelo filme a escreverem. Na segunda semana será apresentado um filme adaptado de uma obra literária realista e ao final do mesmo, haverá uma explicação das características dessa estética, bem como de seu principal expoente, o autor negro Machado de Assis. Na terceira semana será apresentado o filme “O pequeno príncipe” e construção de um varal artístico com pinturas e frases sobre o filme. Na última semana do mês, será apresentado o curta-metragem chamado “Os fantásticos livros voadores do Sr. Morris LessMore” e irá ser feita uma roda de conversa sobre o curta. Vale destacar que em todas as semanas será sugerido que se escreva o “diário literário” para que os alunos possam trazer na semana seguinte. Dessa forma, espera-se que o projeto desperte no aluno o interesse pela literatura e pela leitura, possibilitando a aquisição de conhecimentos, sua formação como cidadão e conduzindo-os para uma nova realidade.
O objetivo do Evento é disseminar a visão holística das ações universitárias da Instituição nos seus diversos Campi, além de trazer uma mostra das discussões técnico-científica que vêm sendo trabalhada na nossa Universidade para toda sociedade paraense.
Nesta edição debateremos o tema “Ciência, Tecnologia e Inovação na Amazônia Pós-Pandemia”. A escolha do tema tem por finalidade proporcionar à comunidade acadêmica discussões sobre as possibilidades de desenvolvimento da Amazônia no âmbito da Ciência e Tecnologia no contexto pós-pandêmico.
Excepcionalmente o IV INTEGRA UFRA ocorrerá de forma virtual, respeitando as indicações de distanciamento social, em virtude da pandemia por COVID-19. Desta forma as apresentações dos resumos serão de forma assíncronas e palestras serão transmitidas ao vivo, por meio de sessões virtuais.
Comissão Organizadora
Prof. Dr. Allan Klynger da Silva Lobato
Prof. Dr. Fabio Israel Martins Carvalho
Prof. Dr. Allan Douglas Bento da Costa
Dimas Oliveira da Silva
Tatianne Feitosa Soares
Comissão Científica
Prof. Dr. Allan Klynger da Silva Lobato
Prof. Dr. Fabio Israel Martins Carvalho
Prof. Dr. Allan Douglas Bento da Costa
Divisão de Programas Institucionais - DPI
A DPI é responsável pela operacionalização e controle das atividades relacionadas aos programas institucionais de pesquisa, de iniciciação científica e/ou tecnológica, de desenvolvimento tecnológico e inovação da UFRA.
e-mail: