Desafio para a elaboração de avaliações em ambientes digitais para aprendizes de LIBRAS

  • Autor
  • Jayne de Cassia Leão Barra
  • Co-autores
  • Marílio Salgado Nogueira , Ana Paula Martins Alves Salgado , Etiene Vaz de Lima , Walber Gonçalves de Abreu
  • Resumo
  • RESUMO:

    Uma das funções de aplicar a avaliação é compreender se o aluno aprendeu algo e o que foi absorvido por eles, com base no objetivo de cada aula ou período estabelecido. Logo, a avalição é palco de discussões profundas com o objetivo de melhorá-la. Tratando-se da área de LIBRAS, observou-se um desafio maior devido às peculiaridades da língua. E, mais recentemente, com a pandemia, o desafio aumentou para manter as medidas de prevenção ao COVID-19. Para tanto, as ações em ambientes digitais têm sido difundidas na educação para minimizar os efeitos da pandemia. Nesse contexto, a avaliação faz parte dessas ações. Isto posto, este trabalho tem como objetivo apresentar as ações para o desenvolvimento de avaliação nos cursos livres de LIBRAS, do Programa de Ensino de Línguas (PROELI) em contexto digital. Para embasar os estudos sobre avaliação, foi realizada uma reflexão avaliações com base nos textos de Haydt (2000), Sant’anna (2001), Luckesi (2002) os quais apresentam três modalidades: somativa, formativa e diagnóstica. Dessas modalidades, a discussão e a análise será focada na avaliação somativa e formativa. Assim, este trabalho é um relato de experiência na busca de um melhor método para aplicação de avaliações em ambiente digitais, cujo público-alvo são os aprendizes de LIBRAS do semestre do nível Básico e Intermediário do PROELI, em que foi elaborada e aplicada avalição nas modalidades somativa e formativa, totalizando 08 (oito) provas. Além disso, a escolha da tecnologia para a aplicação das avaliações foi o Google Formulário devido a gratuidade e os recursos multimodais que podem ser inseridos. O resultado demonstrou, dentro da perspectiva de LIBRAS, que a elaboração de questões tem que ser baseada na estrutura da tecnologia utilizada e, quando necessária, fragmentando a questão em mais de uma para melhor execução desta. Ainda, a elaboração de instrução curta e clara implica na melhor compreensão da questão. Além disso, o uso de imagens estáticas dificulta muitas vezes a compreensão do aluno sobre a questão da avaliação. Nesse caso, foi optado pela a aplicação de recursos multimodais, como de vídeos curtos com a execução de sinais ou na produção de textos pequenos. Isto posto, conclui-se que o conhecimento sobre tecnologia aplicada na elaboração das avaliações, a noção e o bom senso na elaboração de cada questão, com uso de recursos multimodais e boas instruções, que garantem o sucesso na aplicação das avalições.

     

    PALAVRAS-CHAVE: LIBRAS; Avaliação; Ambiente digitais.

    Link do vídeo: https://www.loom.com/share/8e1abba976184eeb899a427f4996a22d

  • Palavras-chave
  • LIBRAS; Avaliação; Ambiente digitais
  • Modalidade
  • Vídeos
  • Área Temática
  • LINGUÍSTICA
Voltar Download

O objetivo do Evento é disseminar a visão holística das ações universitárias da Instituição nos seus diversos Campi, além de trazer uma mostra das discussões técnico-científica que vêm sendo trabalhada na nossa Universidade para toda sociedade paraense.

Nesta edição debateremos o tema “Ciência, Tecnologia e Inovação na Amazônia Pós-Pandemia”. A escolha do tema tem por finalidade proporcionar à comunidade acadêmica discussões sobre as possibilidades de desenvolvimento da Amazônia no âmbito da Ciência e Tecnologia no contexto pós-pandêmico.

Excepcionalmente o IV INTEGRA UFRA ocorrerá de forma virtual, respeitando as indicações de distanciamento social, em virtude da pandemia por COVID-19. Desta forma as apresentações dos resumos serão de forma assíncronas e palestras serão transmitidas ao vivo, por meio de sessões virtuais.

Comissão Organizadora

Prof. Dr. Allan Klynger da Silva Lobato
Prof. Dr. Fabio Israel Martins Carvalho
Prof. Dr. Allan Douglas Bento da Costa
Dimas Oliveira da Silva
Tatianne Feitosa Soares

Comissão Científica

Prof. Dr. Allan Klynger da Silva Lobato
Prof. Dr. Fabio Israel Martins Carvalho
Prof. Dr. Allan Douglas Bento da Costa

 

Divisão de Programas Institucionais - DPI

A DPI é responsável pela operacionalização e controle das atividades relacionadas aos programas institucionais de pesquisa, de iniciciação científica e/ou tecnológica, de desenvolvimento tecnológico e inovação da UFRA.

e-mail:

dpi.proped@gmail.com

pibic@ufra.edu.br