CONSUMO E DESEMPENHO DE VACAS LEITEIRAS SUPLEMENTADAS COM COCO BABAÇU INTEGRAL EM SUBSTITUIÇÃO AO MILHO

  • Autor
  • Matheus Bento Lessa
  • Co-autores
  • Ícaro Rainyer Rodrigues de Castro , Dayana Lima Maciel , Luckas Thiago Oliveira Galvão , Theimmy Pereira de Oliveira , Kaliandra Souza Alves
  • Resumo
  • A grande preocupação dos produtores atuando na cadeia leiteira é a manutenção e/ou elevação dos índices produtivos desses animais. Em condições de pastejo, a deficiência energética das dietas é apontada como a principal limitante da produção de leite, e consequentemente, do desempenho de vacas leiteiras. O babaçu se destaca como a oleaginosa oriunda do extrativismo vegetal de maior valor de produção. Neste contexto, acredita-se que o coco babaçu possa substituir o milho no suplemento para ruminantes. Portanto objetivou-se avaliar a influência do uso de alimento alternativo com alta concentração de lipídios na formulação de suplemento e seus efeitos na composição do leite de vacas em lactação mantidas à pasto. Foram utilizadas cinco vacas mestiças Holandês x Zebu, com peso médio de 456 ± 46,2 kg, multíparas, com 125 ± 16.5 dias de lactação no início do período experimental, distribuídas em quadrado latino 5 x 5. Os tratamentos eram constituídos de cinco níveis de substituição do milho pelo coco babaçu integral triturado no suplemento concentrado (0, 20, 40, 60 e 80%) com base na matéria seca. Os dados foram submetidos à análise de variância analisando-se segundo delineamento em quadrado latino 5 × 5. Em seguida, foi realizada a decomposição ortogonal da soma de quadrados dos tratamentos. Todos os procedimentos estatísticos foram realizados por intermédio do programa SAS (Statistical Analysis System) adotando-se o nível crítico de 5% de probabilidade para o erro tipo I. Os consumos matéria seca total, matéria orgânica e fibra em detergente neutro em kg/dia não foram influenciados (P>0,05) pela elevação do nível de substituição do milho pelo coco babaçu integral. O consumo da matéria seca do pasto aumentou linearmente (P<0,05) e o consumo do suplemento reduziu linearmente(P<0,05), assim como o consumo da proteína bruta, extrato etéreo, carboidratos não fibrosos e nutrientes digestíveis totais. A produção de leite diária e corrigida para 4% de gordura (P<0,05) decresceu linearmente e a eficiência de produção leiteira não foi influenciada (P>0,05) com os diferentes níveis de substituição do milho. O coco Babaçu integral em dietas de vacas leiteiras a pasto diminuiu o consumo de suplemento devido o comprometimento da qualidade nutricional do mesmo, o que reduz o desempenho dos animais.

     

  • Palavras-chave
  • produção; síntese do leite; suplemento
  • Modalidade
  • Vídeos
  • Área Temática
  • ZOOTECNIA
Voltar Download

O objetivo do Evento é disseminar a visão holística das ações universitárias da Instituição nos seus diversos Campi, além de trazer uma mostra das discussões técnico-científica que vêm sendo trabalhada na nossa Universidade para toda sociedade paraense.

Nesta edição debateremos o tema “Ciência, Tecnologia e Inovação na Amazônia Pós-Pandemia”. A escolha do tema tem por finalidade proporcionar à comunidade acadêmica discussões sobre as possibilidades de desenvolvimento da Amazônia no âmbito da Ciência e Tecnologia no contexto pós-pandêmico.

Excepcionalmente o IV INTEGRA UFRA ocorrerá de forma virtual, respeitando as indicações de distanciamento social, em virtude da pandemia por COVID-19. Desta forma as apresentações dos resumos serão de forma assíncronas e palestras serão transmitidas ao vivo, por meio de sessões virtuais.

Comissão Organizadora

Prof. Dr. Allan Klynger da Silva Lobato
Prof. Dr. Fabio Israel Martins Carvalho
Prof. Dr. Allan Douglas Bento da Costa
Dimas Oliveira da Silva
Tatianne Feitosa Soares

Comissão Científica

Prof. Dr. Allan Klynger da Silva Lobato
Prof. Dr. Fabio Israel Martins Carvalho
Prof. Dr. Allan Douglas Bento da Costa

 

Divisão de Programas Institucionais - DPI

A DPI é responsável pela operacionalização e controle das atividades relacionadas aos programas institucionais de pesquisa, de iniciciação científica e/ou tecnológica, de desenvolvimento tecnológico e inovação da UFRA.

e-mail:

dpi.proped@gmail.com

pibic@ufra.edu.br