USO DE CAÇA PALAVRAS COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM NA DISCIPLINA DE CIÊNCIAS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DAS PROFESSORAS RESIDENTES COM OS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL DA ESCOLA MARIA AMÉLIA

  • Autor
  • Janile do Nascimento Costa
  • Co-autores
  • Jéssica de Melo Costa , Tainan Amorim Santana
  • Resumo
  •  

    USO DE CAÇA PALAVRAS COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM NA DISCIPLINA DE CIÊNCIAS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DAS PROFESSORAS RESIDENTES COM OS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL DA ESCOLA MARIA AMÉLIA

    Janile do Nascimento Costa1; Jéssica de Melo Costa2; Tainan Amorim Santana3

     

    1. Bolsista do programa residência pedagógica, Graduando em biologia licenciatura , Universidade Federal Rural da Amazônia-UFRA, Capanema-PA, e-mail: jessicajmmelo@gmail.com. 2. Bolsista do programa residência pedagógica, Graduando em biologia licenciatura, Universidade Federal Rural da Amazônia-UFRA, Capanema-PA, e-mail: janylegt@gmail.com. 3. Tainam Amorim Santana, Universidade Federal Rural da Amazônia, Campus Capanema, e-mail: tainan.santana@ufra.edu.br.

     

    RESUMO:

     

    Sabe-se que a aprendizagem é um processo que requer a utilização de ferramentas que corroborem, para o desenvolvimento educacional dos alunos. Neste contexto, o jogo “Caça palavras” torna-se um aliado no processo de aprendizagem, quebrando a rotina monótona de ensino e partindo para estratégias didáticas que busquem o interesse do aluno. Sendo assim foi utilizado o jogo “Caça palavras” durante uma aula de Ciências, onde o conteúdo ministrado foi “tipos de energia”. No presente trabalho objetivou-se verificar a contribuição do uso de “Caça palavras” como instrumento de aprendizagem. A aula ocorreu de forma remota durante o período de regência do programa residência pedagógica, no qual o público foram os alunos do 9º ano do ensino fundamental turno matutino e vespertino de uma Escola pública no município de Capanema-PA. O assunto ministrado foi tipos de energia: energia renovável e não renovável. Com intuito de verificar o conhecimento prévio dos alunos e complementá-lo, foi realizada a atividade “Caça palavras”, construída com auxilio do site criador de caça palavras. Essa atividade foi composta por um texto de apoio com os principais conceitos de energia renovável e não renovável e no corpo do texto, existia algumas palavras importantes destacadas e os alunos teriam que procurá-las dentro do caça palavras composto por palavras embaralhadas de forma horizontal e vertical. O objetivo proposto pela atividade foi incentivar a leitura dos alunos e o foco nos principais conceitos sobre o conteúdo abordado, para que posteriormente o aluno procurasse as palavras destacadas, finalizando a atividade quando achasse todas as palavras em destaque, sendo assim, um momento que desperte no aluno a atenção, concentração e a diversão. A coleta de dados foi feita a partir da correção dessa atividade dos alunos, como também, por meio da observação do desempenho e interesse na resolução percebido pela interação entre alunos e residentes onde o metodo de pesquisa foi uma abordagem qualitativa por meio da analise da resolução da atividade dos alunos e diário de campo. Com isso, concluímos que o caça palavras é um recurso aliado na busca do interesse dos alunos em aprender, tornando uma atividade, que contribui para o processo de ensino aprendizagem mais participativo.

     

     

    PALAVRA CHAVE: Caça-palavra; Ensino-aprendizagem; Residência Pedagógica.

     

     

     

     

     

  • Palavras-chave
  • Caça-palavra; Ensino-aprendizagem; Residência Pedagógica.
  • Modalidade
  • Vídeos
  • Área Temática
  • CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO
Voltar Download

O objetivo do Evento é disseminar a visão holística das ações universitárias da Instituição nos seus diversos Campi, além de trazer uma mostra das discussões técnico-científica que vêm sendo trabalhada na nossa Universidade para toda sociedade paraense.

Nesta edição debateremos o tema “Ciência, Tecnologia e Inovação na Amazônia Pós-Pandemia”. A escolha do tema tem por finalidade proporcionar à comunidade acadêmica discussões sobre as possibilidades de desenvolvimento da Amazônia no âmbito da Ciência e Tecnologia no contexto pós-pandêmico.

Excepcionalmente o IV INTEGRA UFRA ocorrerá de forma virtual, respeitando as indicações de distanciamento social, em virtude da pandemia por COVID-19. Desta forma as apresentações dos resumos serão de forma assíncronas e palestras serão transmitidas ao vivo, por meio de sessões virtuais.

Comissão Organizadora

Prof. Dr. Allan Klynger da Silva Lobato
Prof. Dr. Fabio Israel Martins Carvalho
Prof. Dr. Allan Douglas Bento da Costa
Dimas Oliveira da Silva
Tatianne Feitosa Soares

Comissão Científica

Prof. Dr. Allan Klynger da Silva Lobato
Prof. Dr. Fabio Israel Martins Carvalho
Prof. Dr. Allan Douglas Bento da Costa

 

Divisão de Programas Institucionais - DPI

A DPI é responsável pela operacionalização e controle das atividades relacionadas aos programas institucionais de pesquisa, de iniciciação científica e/ou tecnológica, de desenvolvimento tecnológico e inovação da UFRA.

e-mail:

dpi.proped@gmail.com

pibic@ufra.edu.br