BIBLIOTECAS VERDES: PERSPECTIVAS AMBIENTAIS NO MUNICIPIO DE PARAGOMINAS (PA)

  • Autor
  • Ana Larissa Freitas Silva
  • Co-autores
  • Cristiane Marina Teixeira Girard , Gilma da Silva Pereira Rocha , Rosiane do Socorro Gomes Fontoura , Sergio Rodrigues de Santana , Carla Daniella Teixeira Girard
  • Resumo
  • As Bibliotecas Verdes vêm tendo um volume crescentes nos últimos anos mundo a fora, o que motiva diversas outras bibliotecas a seguirem o mesmo caminho, um exemplo, são as Bibliotecas Universitárias, que se valem da extensão para promover o conhecimento fora da instituição. A pesquisa é uma iniciativa de um projeto da Biblioteca Douglas Vale da Universidade Federal Rural da Amazônia, no Campus de Paragominas, intitulado “Ecologia da informação: um estudo sobre as políticas públicas das Bibliotecas Verdes nas Escolas de Paragominas (PA)”, que trabalhou com o mapeamento de escolas no município que realizavam praticas voltadas para a preservação ambiental, sendo aplicado um questionário em quatro instituições com um público de mais de 3.300 alunos fazendo uso desses espaços com idades entre 06 e 14 anos, a pesquisa abrangeu infraestrutura, conscientização, práticas ambientais e o impacto que essas práticas tem sobre os alunos. Os resultados que foram obtidos através dos questionários nos mostram que grande parte das escolas, cerca de 75%, possui práticas relacionadas com a preservação ambiental, sendo essas atividades: palestras e oficinas; quanto ao descarte do lixo, apenas três escolas realizam o descarte seletivo; das quatro escolas que foram pesquisadas apenas duas fazem o reaproveitamento da água da chuva para realizar a limpeza de salas ou pátios; nenhuma das escolas possuem edificação sustentável ou que tenha uma fonte de energia renovável, como por exemplo, as placas solares; o material que é disponibilizado pela secretaria de educação para a realização de atividades nas bibliotecas das escolas, tais como: papeis, vidros, plásticos e etc. são reaproveitados para outras atividades em 75% das escolas; todas as escolas pesquisadas realizam atividades ligadas diretamente com os alunos e professores, com a ajuda da biblioteca, sendo essas atividades a criação de hortas e pomares nas dependências da mesma, o que é uma forma de incentivar esses alunos a terem um novo olhar sobre essas atividades e irem colocando em prática o que foi ensinado na escola levando essas pequenas mudanças para dentro das suas casas. A era digital é a nossa atual realidade, as coisas se tornaram mais práticas e fáceis, ao alcance de um “click”, a evolução vem cada vez mais rápido, mas com ela também veio a consciência da nossa dependência da natureza, do fato de que sem ela não iremos conseguir sobreviver. As próximas gerações são o futuro e ensinar a elas a importância de se coexistir com a natureza, da sua importância para a nossa sobrevivência é fundamental para que possamos ter um futuro melhor. As bibliotecas são fontes de conhecimento e disseminação do mesmo, por isto, ter iniciativas trabalhadas pelas Bibliotecas Verdes na sociedade é tão relevante. Com os resultados obtidos através da pesquisa foi possível se perceber a falta de investimentos direcionados para práticas ambientais para as bibliotecas do município e que o contato que os alunos têm com essas práticas vem através de professores e da biblioteca das escolas.

  • Palavras-chave
  • BIBLIOTECAS VERDES; BIBLIOTECAS ESCOLARES; BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS.
  • Modalidade
  • Vídeos
  • Área Temática
  • CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO
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O objetivo do Evento é disseminar a visão holística das ações universitárias da Instituição nos seus diversos Campi, além de trazer uma mostra das discussões técnico-científica que vêm sendo trabalhada na nossa Universidade para toda sociedade paraense.

Nesta edição debateremos o tema “Ciência, Tecnologia e Inovação na Amazônia Pós-Pandemia”. A escolha do tema tem por finalidade proporcionar à comunidade acadêmica discussões sobre as possibilidades de desenvolvimento da Amazônia no âmbito da Ciência e Tecnologia no contexto pós-pandêmico.

Excepcionalmente o IV INTEGRA UFRA ocorrerá de forma virtual, respeitando as indicações de distanciamento social, em virtude da pandemia por COVID-19. Desta forma as apresentações dos resumos serão de forma assíncronas e palestras serão transmitidas ao vivo, por meio de sessões virtuais.

Comissão Organizadora

Prof. Dr. Allan Klynger da Silva Lobato
Prof. Dr. Fabio Israel Martins Carvalho
Prof. Dr. Allan Douglas Bento da Costa
Dimas Oliveira da Silva
Tatianne Feitosa Soares

Comissão Científica

Prof. Dr. Allan Klynger da Silva Lobato
Prof. Dr. Fabio Israel Martins Carvalho
Prof. Dr. Allan Douglas Bento da Costa

 

Divisão de Programas Institucionais - DPI

A DPI é responsável pela operacionalização e controle das atividades relacionadas aos programas institucionais de pesquisa, de iniciciação científica e/ou tecnológica, de desenvolvimento tecnológico e inovação da UFRA.

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