Ao observarmos a dinâmica social dos últimos tempos, perceberemos que o domínio de uma língua estrangeira tornou-se item indispensável para uma sociedade em que o intercâmbio cultural é cada vez maior. Não obstante, falar da importância do ensino de língua estrangeira na atual realidade brasileira é, para muitos, uma questão óbvia, tendo em vista os inúmeros acontecimentos internacionais vivenciados no nosso país nos últimos anos. Nesse contexto, o Programa de Ensino de Língua (PROELI) surge como um programa de extensão cujo objetivo é promover o ensino de línguas estrangeiras nos campi da UFRA. O PROELI tem como público-alvo estudantes regularmente matriculados nos cursos de graduação e pós-graduação da UFRA, bem como, servidores técnicos administrativos e professores, e ainda, pessoas da comunidade externa a UFRA. Fundado em 2017, iniciando suas atividades no campus da UFRA em Tomé-Açu, em 2019 o PROELI expandiu sua atuação para o campus sede, situado em Belém. No entanto, em virtude da pandemia causada pelo COVID-19, em março de 2020, as atividades de ensino foram suspensas e uma nova realidade precisou ser desenhada para a continuidade do programa. Como forma de contribuir com a continuidade dos estudos em língua estrangeira e visando manter a motivação dos estudantes imersos em uma pandemia, a coordenação do PROELI lançou o projeto PROELI CONVIDA. Nesse contexto, este trabalho apresenta um relato de experiência vivenciado no âmbito do PROELI, por meio do projeto PROELI CONVIDA, realizado durante os meses de maio a julho de 2020. Em uma nova versão, impulsionado pelas circunstâncias sociais, o PROELI iniciou sua atuação de forma on-line, promovendo uma série de atividades gratuitas direcionada para seus alunos e para aqueles que tivessem interesse em línguas estrangeiras. Durante o período de 3 meses, o PROELI desenvolveu atividades direcionadas para os interessados no estudo em Língua Inglesa, Língua Espanhola e Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS utilizando as ferramentas Google Meet e Google Forms. Ao todo, foram ofertados 2 minicursos, 9 palestras e 3 encontros com falantes nativos, totalizando 14 atividades. Esta iniciativa teve uma excelente aceitabilidade por parte da comunidade acadêmica da UFRA e da comunidade externa. As atividades propostas contaram com um total de 526 participantes ouvintes provenientes da comunidade ufraniana e da comunidade externa em geral, contou ainda com a participação de 19 palestrantes provenientes de 6 universidades brasileiras diferentes e 3 instituições estrangeiras (Austrália, Canadá e Colômbia). Os resultados qualitativos são imensuráveis, uma vez que a troca de experiência e informações proporcionadas nessas atividades são inesquecíveis. Ademais, os participantes apresentaram excelentes avaliações para as atividades, demonstrando satisfação e entusiasmo.
O objetivo do Evento é disseminar a visão holística das ações universitárias da Instituição nos seus diversos Campi, além de trazer uma mostra das discussões técnico-científica que vêm sendo trabalhada na nossa Universidade para toda sociedade paraense.
Nesta edição debateremos o tema “Ciência, Tecnologia e Inovação na Amazônia Pós-Pandemia”. A escolha do tema tem por finalidade proporcionar à comunidade acadêmica discussões sobre as possibilidades de desenvolvimento da Amazônia no âmbito da Ciência e Tecnologia no contexto pós-pandêmico.
Excepcionalmente o IV INTEGRA UFRA ocorrerá de forma virtual, respeitando as indicações de distanciamento social, em virtude da pandemia por COVID-19. Desta forma as apresentações dos resumos serão de forma assíncronas e palestras serão transmitidas ao vivo, por meio de sessões virtuais.
Comissão Organizadora
Prof. Dr. Allan Klynger da Silva Lobato
Prof. Dr. Fabio Israel Martins Carvalho
Prof. Dr. Allan Douglas Bento da Costa
Dimas Oliveira da Silva
Tatianne Feitosa Soares
Comissão Científica
Prof. Dr. Allan Klynger da Silva Lobato
Prof. Dr. Fabio Israel Martins Carvalho
Prof. Dr. Allan Douglas Bento da Costa
Divisão de Programas Institucionais - DPI
A DPI é responsável pela operacionalização e controle das atividades relacionadas aos programas institucionais de pesquisa, de iniciciação científica e/ou tecnológica, de desenvolvimento tecnológico e inovação da UFRA.
e-mail: