IDENTIFICAÇÃO DOS TIPOS DE RISCOS OCUPACIONAIS EM UMA LAVANDERIA HOSPITALAR

  • Autor
  • Evanildo Ramos da Cruz
  • Co-autores
  • Deiveson Jonas de Souza Neves
  • Resumo
  •  

    Atualmente, a segurança do trabalho é uma das áreas mais promissoras, e requer profissionais capacitados, pois o tema tem despertado a atenção de empresas que prezam pelo bom atendimento a seus clientes e a qualidade de vida de seus colaboradores. No setor hospitalar, por exemplo, a segurança do trabalho desempenha um papel fundamental, ou seja, é uma área em que os trabalhadores são expostos a riscos ocupacionais diariamente, como: agentes físicos, químicos, biológicos e ergonômicos; além de acidentes internos. Dito isso, objetivou-se, com este trabalho, identificar os tipos de riscos ocupacionais existentes no ambiente de trabalho de uma lavanderia hospitalar de médio porte. A lavanderia hospitalar serve de suporte para todas as clínicas circunvizinhas, porém, prioriza as demandas da unidade hospitalar padrão do município. Apesar de ser um trabalho nobre, os colaboradores precisam se proteger para que não aconteçam acidentes durante a realização das atividades. O método utilizado nesta pesquisa foi o estudo de caso, que utiliza, geralmente, dados qualitativos, coletados a partir de eventos reais, com o objetivo de explicar, explorar ou descrever fenômenos atuais inseridos em seu próprio contexto. Destarte, foi realizada uma visita in loco à lavanderia hospitalar e, na oportunidade, foram registrados os diversos pontos críticos, isto é, os agentes de riscos ocupacionais para acidentes de trabalho. O levantamento foi realizado por meio de caderno de campo, acompanhado de evidências como fotografias. Além disso, foi oportunizado também a conversação com alguns colaboradores, prevendo entender o funcionamento dos processos internos e demais feedbacks. Os resultados mais expressivos quanto à identificação dos tipos de riscos ocupacionais na área de produção foram subdivididos em cinco categorias, conforme sua classificação, a saber: riscos físicos (ruídos, calor); riscos biológicos (vírus, bactérias, protozoários, fungos, parasitas, bacilos); riscos químicos (poeira, substâncias ou produtos químicos em geral); riscos ergonômicos (esforço físico intenso, postura inadequada, monotonia/repetitiva); riscos de acidentes (risco elétrico, animais peçonhentos e armazenamento inadequado). Diante do cenário encontrado, discute-se a necessidade urgente de adaptações do espaço/ambiente ao trabalhador, ou seja, melhorar com urgência todos os pontos críticos citados, além de realizar manutenção na parte estrutural, criando, assim, um ambiente de trabalho mais seguro. Logo, conclui-se que será preciso que a empresa investigada atente-se e siga, urgentemente, todos os procedimentos e protocolos exigidos pela Norma Regulamentadora (NR-06) para tratamento e execução de melhorias referentes aos pontos críticos levantados, cumprindo, assim, as exigências legais dadas pela norma, minimizando consideravelmente os prejuízos à empresa em caso de acidentes do trabalho e os riscos ocupacionais à saúde do trabalhador.

     

  • Palavras-chave
  • Agentes de risco; Acidentes; Lavanderia
  • Modalidade
  • Vídeos
  • Área Temática
  • ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
Voltar Download

O objetivo do Evento é disseminar a visão holística das ações universitárias da Instituição nos seus diversos Campi, além de trazer uma mostra das discussões técnico-científica que vêm sendo trabalhada na nossa Universidade para toda sociedade paraense.

Nesta edição debateremos o tema “Ciência, Tecnologia e Inovação na Amazônia Pós-Pandemia”. A escolha do tema tem por finalidade proporcionar à comunidade acadêmica discussões sobre as possibilidades de desenvolvimento da Amazônia no âmbito da Ciência e Tecnologia no contexto pós-pandêmico.

Excepcionalmente o IV INTEGRA UFRA ocorrerá de forma virtual, respeitando as indicações de distanciamento social, em virtude da pandemia por COVID-19. Desta forma as apresentações dos resumos serão de forma assíncronas e palestras serão transmitidas ao vivo, por meio de sessões virtuais.

Comissão Organizadora

Prof. Dr. Allan Klynger da Silva Lobato
Prof. Dr. Fabio Israel Martins Carvalho
Prof. Dr. Allan Douglas Bento da Costa
Dimas Oliveira da Silva
Tatianne Feitosa Soares

Comissão Científica

Prof. Dr. Allan Klynger da Silva Lobato
Prof. Dr. Fabio Israel Martins Carvalho
Prof. Dr. Allan Douglas Bento da Costa

 

Divisão de Programas Institucionais - DPI

A DPI é responsável pela operacionalização e controle das atividades relacionadas aos programas institucionais de pesquisa, de iniciciação científica e/ou tecnológica, de desenvolvimento tecnológico e inovação da UFRA.

e-mail:

dpi.proped@gmail.com

pibic@ufra.edu.br