ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA EM CONTEXTO PANDÊMICO

  • Autor
  • Ingridy Luiza Nahun Veloso
  • Co-autores
  • Marilio Salgado Nogueira , Ana Paula Martins Alves Salgado
  • Resumo
  • Segundo Smith (1990), a ênfase na aprendizagem de língua estrangeira deve-se ao fato de possibilitar acesso à ciência e às tecnologias modernas, à comunicação intercultural e ao mundo dos negócios, sendo indispensável sua aprendizagem para que as pessoas tenham interação ao conhecimento em vários níveis. O domínio de uma língua estrangeira é hoje indispensável. Nesse contexto, o Programa de Ensino de Língua (PROELI) surge como um programa de extensão cujo objetivo é promover o ensino de línguas estrangeiras nos campi da UFRA. Seu público-alvo são estudantes matriculados nos cursos de graduação e pós-graduação, servidores técnicos administrativos e professores da UFRA, além de pessoas externas à universidade. Fundado em 2017, iniciando suas atividades no campus de Tomé-Açu, em 2019, expandiu sua atuação para o campus cede, situado em Belém. De 2017 ao início de 2020, as atividades foram realizadas de forma presencial. No entanto, em virtude da pandemia causada pelo COVID-19 as atividades presenciais de ensino foram suspensas e uma nova realidade precisou ser desenhada para a continuidade do programa. Nesse contexto, este trabalho tem como objetivo apresentar um relato de experiência das atividades realizadas pelo PROELI durante os semestres 2020.2 e 2021.1 em contexto pandêmico. Para avaliar a possível retomada das atividades de forma virtual, inicialmente, foi feita uma pesquisa com os alunos matriculados, obtendo 168 respostas. Destes, 78% dos participantes responderam que gostariam de retomar as atividades de forma virtual. Com isso, em uma nova versão, impulsionada pelas circunstâncias sociais, o programa iniciou sua atuação de forma remota.  Neste período, o PROELI ofertou 8 turmas do Curso Básico de Língua Inglesa, 3 turmas do Curso Básico em LIBRAS e 1 turma do Curso de Gramática do Português, atendendo a 310 alunos. O programa também ofertou testes de Proficiência Leitora em Língua Inglesa e em Língua Espanhola, que contou com um total de 1.171 participantes. Em 2 semestres remotos, atendeu a 1.481 pessoas interessadas. As ferramentas digitais usadas foram Google Meet (encontros síncronos), Google Sala de Aula (encontros assíncronos) e Google Forms (avaliações e pesquisas). Também foram conduzidas duas pesquisas a fim de mapear a percepção e a recepção dos alunos quanto à essa nova realidade de ensino remoto. A pesquisa apontou que 94% dos participantes aprovaram essa forma de ensino e as ferramentas utilizadas, 71,4% declarou ter se adequado ao ensino remoto, embora 25% tenham considerado ser cansativo. Os dados indicam ainda que 91,5% dos alunos declararam como satisfatório o aprendizado nesse período e 88,6% apontaram ter interesse em continuar os estudos de língua estrangeira de forma virtual. O feedback dos participantes do programa evidencia uma boa aceitabilidade quanto a realização das atividades de forma on-line durante o período de pandemia. Os resultados qualitativos são imensuráveis, uma vez que a troca de experiência e de informações proporcionadas nessas atividades são inesquecíveis. Ademais, os participantes apresentaram excelentes avaliações para as atividades, demonstrando satisfação e entusiasmo.

  • Palavras-chave
  • Proeli; ensino de línguas; ensino on-line.
  • Modalidade
  • Vídeos
  • Área Temática
  • LETRAS
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O objetivo do Evento é disseminar a visão holística das ações universitárias da Instituição nos seus diversos Campi, além de trazer uma mostra das discussões técnico-científica que vêm sendo trabalhada na nossa Universidade para toda sociedade paraense.

Nesta edição debateremos o tema “Ciência, Tecnologia e Inovação na Amazônia Pós-Pandemia”. A escolha do tema tem por finalidade proporcionar à comunidade acadêmica discussões sobre as possibilidades de desenvolvimento da Amazônia no âmbito da Ciência e Tecnologia no contexto pós-pandêmico.

Excepcionalmente o IV INTEGRA UFRA ocorrerá de forma virtual, respeitando as indicações de distanciamento social, em virtude da pandemia por COVID-19. Desta forma as apresentações dos resumos serão de forma assíncronas e palestras serão transmitidas ao vivo, por meio de sessões virtuais.

Comissão Organizadora

Prof. Dr. Allan Klynger da Silva Lobato
Prof. Dr. Fabio Israel Martins Carvalho
Prof. Dr. Allan Douglas Bento da Costa
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Prof. Dr. Allan Klynger da Silva Lobato
Prof. Dr. Fabio Israel Martins Carvalho
Prof. Dr. Allan Douglas Bento da Costa

 

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A DPI é responsável pela operacionalização e controle das atividades relacionadas aos programas institucionais de pesquisa, de iniciciação científica e/ou tecnológica, de desenvolvimento tecnológico e inovação da UFRA.

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