O presente estudo propõe a utilização de Análise de Componentes Principais (ACP) como instrumento de determinação dos parâmetros de fertilidade, nutrição, micronutrientes e física do solo mais relevantes em áreas agrícolas. A propriedade estudada está localizada na agrovila de Iracema, que fica no interior do município de Castanhal, Pará. Foram avaliadas duas áreas de plantio, a primeira com Pimenta-do-Reino (Piper nigrum L.) e Açaí (Euterpe oleoracea). Foram coletadas seis amostras indeformada (anel volumétrico) para análises físicas e uma amostra composta deformada (20 amostras simples) para analises químicas, em cada área de estudo, sendo as mesmas coletadas na profundidade de 0,0 – 0,2m de profundidade. As análises químicas no solo foram pH em água, as bases trocáveis da solução do solo, Fósforo disponível (Mehlich-1), matéria orgânica do solo (Walkley Black) e micronutrientes. Os parâmetros físicos foram: porosidade total, densidade do solo, frações texturais (argila, silte e areia), argila dispersa em água, teor de água disponível, retenção de água na capacidade de campo e no ponto de murcha permanente. Os resultados foram submetidos a análise descritiva, teste F nos dados e posteriormente a Análise de Componentes Principais (ACP). As áreas estão com parâmetros com valores abaixo da média recomendada pela literatura, assim como apresentam particularidades em relação a alguns parâmetros e diferenças em relação a outros, que por sua vez foram observados através de Análise de componentes principais, que proporcionou selecionar o Ferro, Fósforo, Cálcio, Magnésio, Zinco, matéria orgânica, cobre, alumínio, acidez potencial, água disponível, areia e silte que mais contribuíram para a variabilidade dos dados, deste modo se conheceu as variáveis importantes estatisticamente para o estudo.
O objetivo do Evento é disseminar a visão holística das ações universitárias da Instituição nos seus diversos Campi, além de trazer uma mostra das discussões técnico-científica que vêm sendo trabalhada na nossa Universidade para toda sociedade paraense.
Nesta edição debateremos o tema “Ciência, Tecnologia e Inovação na Amazônia Pós-Pandemia”. A escolha do tema tem por finalidade proporcionar à comunidade acadêmica discussões sobre as possibilidades de desenvolvimento da Amazônia no âmbito da Ciência e Tecnologia no contexto pós-pandêmico.
Excepcionalmente o IV INTEGRA UFRA ocorrerá de forma virtual, respeitando as indicações de distanciamento social, em virtude da pandemia por COVID-19. Desta forma as apresentações dos resumos serão de forma assíncronas e palestras serão transmitidas ao vivo, por meio de sessões virtuais.
Comissão Organizadora
Prof. Dr. Allan Klynger da Silva Lobato
Prof. Dr. Fabio Israel Martins Carvalho
Prof. Dr. Allan Douglas Bento da Costa
Dimas Oliveira da Silva
Tatianne Feitosa Soares
Comissão Científica
Prof. Dr. Allan Klynger da Silva Lobato
Prof. Dr. Fabio Israel Martins Carvalho
Prof. Dr. Allan Douglas Bento da Costa
Divisão de Programas Institucionais - DPI
A DPI é responsável pela operacionalização e controle das atividades relacionadas aos programas institucionais de pesquisa, de iniciciação científica e/ou tecnológica, de desenvolvimento tecnológico e inovação da UFRA.
e-mail: