A MORTE E O CAVALEIRO BERGMANIANOS: RELAÇÕES TRIÁDICAS NOS PERSONAGENS DE O SÉTIMO SELO

  • Autor
  • Matheus Augusto Ribeiro Soares
  • Resumo
  •  

    O cinema é uma linguagem audiovisual que provoca diferentes efeitos de sentido. A Semiótica é uma área de estudo que permite analisar as construções de diferentes perspectivas, seja da narrativa, dos elementos em cena, dos discursos proferidos pelos personagens, da fotografia, do cenário e iluminação etc. O presente trabalho tem por objetivo descrever as relações triádicas que se estabelecem entre o Cavaleiro e a Morte, dois personagens presentes na obra cinematográfica O Sétimo Selo de Ingmar Bergman, a partir da disputa de um jogo de xadrez. Como aporte teórico, utilizamos as contribuições de Charles Peirce (2000) e Santaella (2002) no campo da análise semiótica a partir da Teoria Geral dos Signos, considerando aspectos como ícone, índice e símbolo. A metodologia empregada nessa pesquisa é de base qualitativa e a técnica utilizada é a de pesquisa documental de fonte primária pelo objeto consistir em material fílmico. O recorte utilizado para a análise no presente trabalho é o primeiro encontro entre o Cavaleiro e a Morte compreendido entre os 03:26min e os 04:50min da obra. A partir da visão triádica do jogo de xadrez entre o Cavaleiro e a Morte, pode-se construir um conjunto de significados e de representações contidas na obra de Bergman.

     

  • Palavras-chave
  • semiótica; cinema; relações triádicas.
  • Modalidade
  • Vídeos
  • Área Temática
  • LINGUÍSTICA
Voltar Download

O objetivo do Evento é disseminar a visão holística das ações universitárias da Instituição nos seus diversos Campi, além de trazer uma mostra das discussões técnico-científica que vêm sendo trabalhada na nossa Universidade para toda sociedade paraense.

Nesta edição debateremos o tema “Ciência, Tecnologia e Inovação na Amazônia Pós-Pandemia”. A escolha do tema tem por finalidade proporcionar à comunidade acadêmica discussões sobre as possibilidades de desenvolvimento da Amazônia no âmbito da Ciência e Tecnologia no contexto pós-pandêmico.

Excepcionalmente o IV INTEGRA UFRA ocorrerá de forma virtual, respeitando as indicações de distanciamento social, em virtude da pandemia por COVID-19. Desta forma as apresentações dos resumos serão de forma assíncronas e palestras serão transmitidas ao vivo, por meio de sessões virtuais.

Comissão Organizadora

Prof. Dr. Allan Klynger da Silva Lobato
Prof. Dr. Fabio Israel Martins Carvalho
Prof. Dr. Allan Douglas Bento da Costa
Dimas Oliveira da Silva
Tatianne Feitosa Soares

Comissão Científica

Prof. Dr. Allan Klynger da Silva Lobato
Prof. Dr. Fabio Israel Martins Carvalho
Prof. Dr. Allan Douglas Bento da Costa

 

Divisão de Programas Institucionais - DPI

A DPI é responsável pela operacionalização e controle das atividades relacionadas aos programas institucionais de pesquisa, de iniciciação científica e/ou tecnológica, de desenvolvimento tecnológico e inovação da UFRA.

e-mail:

dpi.proped@gmail.com

pibic@ufra.edu.br