A superpopulação canina e os animais errantes representam um problema em todo o mundo, reproduzindo-se de forma descontrolada e gerando problemas de contaminação ambiental, risco de transmissão de zoonoses, agravos por mordeduras, acidentes de trânsito e comprometendo a saúde pública. Portanto, a castração por método cirúrgico constitui relevante alternativa para controle da população de cães e gatos, podendo ser aliada a identificação por foto e registro desses animais, além de campanhas de guarda responsável e conscientização contra o abandono. Como esse grande problema de abandonos de animais vem atingindo diretamente o campus da Universidade Federal Rural da Amazônia - Belém, este trabalho tem como objetivo relatar o manejo populacional de cães e gatos errantes no campus UFRA - Belém, através da captura, esterilização cirúrgica e devolução (CED) desses animais, machos e fêmeas. Para a captura de cães e gatos errantes no campus UFRA - Belém, são identificados os locais onde se encontram um número maior de animais, após a captura os mesmos são encaminhados para o Biotério Canil e Gatil/ISPA/UFRA para verificação do peso e vermifugação, se o animal não for reativo ao manejo é realizado exame clínico completo. Como protocolo foi instituído a realização da coleta de sangue para hemograma e se o resultado estiver dentro dos parâmetros normais, serão encaminhados para os procedimentos cirúrgicos no Bloco Cirúrgico do Hospital Veterinário Prof. Mário Dias Teixeira (HOVET/UFRA). As esterilizações cirúrgicas são realizadas em fêmeas a partir de 6 meses de idade, por método de Ovariohisterectomia e nos machos, o método utilizado é a Orquiectomia, sendo que nos felinos machos os procedimentos são realizados com, aproximadamente, 1 ano de idade. O pós-cirúrgico é realizado no Biotério pela equipe da Clínica Médica, com a assistência das equipes de bem-estar animal e nutrição, com suas respectivas funções de manejo. Após a recuperação pós-cirúrgica da castração, os animais são devolvidos para o seu local de origem, isso quando não são adotados, através da Adoção Responsável. No ano de 2020 foram realizadas 72 castrações, sendo 36 Felinas fêmeas, 27 Felinos machos, 3 Cadelas e 6 Caninos machos capturados em, no mínimo, 15 diferentes pontos no campus UFRA-Belém, dos quais 46 gatos e todos os 9 cães foram adotados (Considerando 2020 e 2021); 17 felinos retornaram ao campus. O manejo populacional instituído, principalmente pelo método de esterilização cirúrgica tem reduzido o número de cães e gatos errantes e suas crias indesejadas, mais ainda aliada a adoção responsável, que se tornam importantes ferramentas para o controle populacional no campus UFRA - Belém e nos bairros adjacentes.
O objetivo do Evento é disseminar a visão holística das ações universitárias da Instituição nos seus diversos Campi, além de trazer uma mostra das discussões técnico-científica que vêm sendo trabalhada na nossa Universidade para toda sociedade paraense.
Nesta edição debateremos o tema “Ciência, Tecnologia e Inovação na Amazônia Pós-Pandemia”. A escolha do tema tem por finalidade proporcionar à comunidade acadêmica discussões sobre as possibilidades de desenvolvimento da Amazônia no âmbito da Ciência e Tecnologia no contexto pós-pandêmico.
Excepcionalmente o IV INTEGRA UFRA ocorrerá de forma virtual, respeitando as indicações de distanciamento social, em virtude da pandemia por COVID-19. Desta forma as apresentações dos resumos serão de forma assíncronas e palestras serão transmitidas ao vivo, por meio de sessões virtuais.
Comissão Organizadora
Prof. Dr. Allan Klynger da Silva Lobato
Prof. Dr. Fabio Israel Martins Carvalho
Prof. Dr. Allan Douglas Bento da Costa
Dimas Oliveira da Silva
Tatianne Feitosa Soares
Comissão Científica
Prof. Dr. Allan Klynger da Silva Lobato
Prof. Dr. Fabio Israel Martins Carvalho
Prof. Dr. Allan Douglas Bento da Costa
Divisão de Programas Institucionais - DPI
A DPI é responsável pela operacionalização e controle das atividades relacionadas aos programas institucionais de pesquisa, de iniciciação científica e/ou tecnológica, de desenvolvimento tecnológico e inovação da UFRA.
e-mail: