DURAÇÃO DO PERÍODO DE MOLHAMENTO DO CUPUAÇUZEIRO EM DIFERENTES ESTÁDIOS FENOLÓGICOS, CASTANHAL-PA

  • Autor
  • Maria de Lourdes Alcântara Velame
  • Co-autores
  • Deborah Luciany Pires Costa , Matheus Lima Rua , Stefany Porcina Peniche Lisboa , Erika de Oliveira Teixeira , Paulo Jorge de Oliveira Ponte de Souza
  • Resumo
  • O conhecimento da duração do período de molhamento (DPM), assim como sua relação com as fenofases, é uma informação que tem muita importância perante o controle epidemiológico da cultura agrícola, com isso, o objetivo deste trabalho foi avaliar a DPM nos diferentes estádios fenológicos em um ecossistema de cupuaçuzeiro em Castanhal-PA. O experimento foi conduzido em um plantio comercial de cupuaçuzeiro (cultivar BRS-Carimbó), consorciado com plantio de açaizeiro (cultivar BRS-PA), localizado no município de Castanhal-PA. Em 2019, ano do experimento, o plantio possuía 8 anos de idade. Na área foi instalada uma torre micrometeorológica, instrumentada com sensores de temperatura do ar (Tar), precipitação pluviométrica (PP) e umidade relativa do ar (UR), programada para registrar os dados de 20 em 20 minutos. Foi estimado a DPM pelo método empírico da depressão do ponto de orvalho (DPO) ? 0,5 ºC. A coleta de dados foi realizada entre os meses de agosto a dezembro de 2019, entre as 18:00 às 06:00 horas. Durante o período avaliado, a precipitação pluviométrica total foi de 610,39 mm, apresentando a máxima de 61,73 mm no dia 17 de dezembro de 2019. O valor médio da temperatura do ar foi de 24,53 °C (± 0,86), com amplitude máxima de 26,02 °C e mínima de 21,89 °C. O valor médio da umidade relativa do ar na área foi de 91,3 % (± 4,3), com máxima de 98,7 % e mínima de 82,6 %. A temperatura do ponto de orvalho (To) média durante o período avaliado foi de 23,00 °C (± 0,45), com máxima de 24,14 °C no dia 24 de dezembro de 2019 e mínima de 21,43°C no dia 18 de agosto de 2019. O maior número de horas de depressão do ponto de orvalho (NHDPO), obtida através do método empírico da (DPO) ? 0,5 ºC, foi de 12 horas. O mês de dezembro foi o mês em que apresentou a maior NHDPO enquanto que o mês de setembro apontou o menor NHDPO. Os maiores índices de NHDPO ocorreram no período de frutificação da cultura do cupuaçu, no qual acontece entre os meses de novembro a março, em comum com o período mais chuvoso. Com o domínio dessa informação é possível planejar o controle de doenças, visto que se alguma doença afetar o plantio neste período trará grande prejuízo para a comercialização do fruto.

  • Palavras-chave
  • Theobroma grandiflorum; orvalho; controle de doenças
  • Modalidade
  • Vídeos
  • Área Temática
  • AGRONOMIA
Voltar Download

O objetivo do Evento é disseminar a visão holística das ações universitárias da Instituição nos seus diversos Campi, além de trazer uma mostra das discussões técnico-científica que vêm sendo trabalhada na nossa Universidade para toda sociedade paraense.

Nesta edição debateremos o tema “Ciência, Tecnologia e Inovação na Amazônia Pós-Pandemia”. A escolha do tema tem por finalidade proporcionar à comunidade acadêmica discussões sobre as possibilidades de desenvolvimento da Amazônia no âmbito da Ciência e Tecnologia no contexto pós-pandêmico.

Excepcionalmente o IV INTEGRA UFRA ocorrerá de forma virtual, respeitando as indicações de distanciamento social, em virtude da pandemia por COVID-19. Desta forma as apresentações dos resumos serão de forma assíncronas e palestras serão transmitidas ao vivo, por meio de sessões virtuais.

Comissão Organizadora

Prof. Dr. Allan Klynger da Silva Lobato
Prof. Dr. Fabio Israel Martins Carvalho
Prof. Dr. Allan Douglas Bento da Costa
Dimas Oliveira da Silva
Tatianne Feitosa Soares

Comissão Científica

Prof. Dr. Allan Klynger da Silva Lobato
Prof. Dr. Fabio Israel Martins Carvalho
Prof. Dr. Allan Douglas Bento da Costa

 

Divisão de Programas Institucionais - DPI

A DPI é responsável pela operacionalização e controle das atividades relacionadas aos programas institucionais de pesquisa, de iniciciação científica e/ou tecnológica, de desenvolvimento tecnológico e inovação da UFRA.

e-mail:

dpi.proped@gmail.com

pibic@ufra.edu.br