A palma de óleo ou dendê é a cultura oleaginosa considerada de maior produtividade, sendo o óleo de palma o mais consumido no mundo. Entretanto há pouca pesquisa sobre nutrição e desenvolvimento de dendezeiros jovens em sistemas agroflorestais (SAF), apesar da crescente difusão desses sistemas. O objetivo foi avaliar o desenvolvimento inicial do dendê em SAF e identificar a relação entre fertilidade, nutrição e uso prévio da terra, no município de Tomé-Açu, Pará. Os tratamentos consistiram da implantação de nove unidades de demonstração (UDs), onde foram coletadas amostras de fertilidade do solo, foliares, bem como medidas de crescimento ao longo de dois anos pós-plantio dos SAFs. Além disso, foram coletadas informações sobre o uso anterior da terra, bem como práticas de calagem e adubação atuais. Emseguida os dados foram submetidos a análise estatística multivariada de Cluster e componentes principais. A análise de agrupamentos resultou em três grupos de UDs distintos, em relação aos parâmetros estipulados, são eles G1, G2 e G3. O G1 (UD05, UD10 e UD11) é caracterizado com histórico de plantio anterior de maracujá e mandioca e por uma baixa fertilidade atual. O G2 (UD06, UD09, UD12 e UD14) é caracterizado como áreas onde as culturas anteriores se alternavam entre capoeira, pastagens, pimenta e mandioca e onde a adubação dos SAFs foi realizada corretamente pelos produtores. Já G3 (UD04 e UD13) com áreas onde se cultivavam principalmente pastagens e pimenta e na implantação dos SAFs ocorreu a calagem e apenas UD04 teve adubações pretéritas de NPK. A análise de componentes principais apresentou variação total de 58,37%, demostrou que o grupo G1 foi correlacionado principalmente com o uso anterior do solo, utilizando culturas altamente exportadoras de nutriente. O G2 foi correlacionado com as adubações eficientes dos sistemas e maior crescimento vegetativo representado pela área foliar, números de folhas e biomassa da palma. O G3 foi correlacionado com a calagem que propiciou melhoria na fertilidade do solo, aumentando de Ca, Mg e saturação por bases. Portanto, foi possível identificar a influência dos fatores uso anterior e fertilização do solo no desenvolvimento dos SAFs com palma. Ademais, o dendê no SAF teve um bom desempenho em termos de nutrição e desenvolvimento vegetativo, mas algumas práticas são essenciais para estabelecimento dessas áreas, especialmente a calagem e a adubação.
PALAVRAS-CHAVE: SAF; Palma de óleo; AA e PCA
https://youtu.be/zwwPp5m6Iqo
O objetivo do Evento é disseminar a visão holística das ações universitárias da Instituição nos seus diversos Campi, além de trazer uma mostra das discussões técnico-científica que vêm sendo trabalhada na nossa Universidade para toda sociedade paraense.
Nesta edição debateremos o tema “Ciência, Tecnologia e Inovação na Amazônia Pós-Pandemia”. A escolha do tema tem por finalidade proporcionar à comunidade acadêmica discussões sobre as possibilidades de desenvolvimento da Amazônia no âmbito da Ciência e Tecnologia no contexto pós-pandêmico.
Excepcionalmente o IV INTEGRA UFRA ocorrerá de forma virtual, respeitando as indicações de distanciamento social, em virtude da pandemia por COVID-19. Desta forma as apresentações dos resumos serão de forma assíncronas e palestras serão transmitidas ao vivo, por meio de sessões virtuais.
Comissão Organizadora
Prof. Dr. Allan Klynger da Silva Lobato
Prof. Dr. Fabio Israel Martins Carvalho
Prof. Dr. Allan Douglas Bento da Costa
Dimas Oliveira da Silva
Tatianne Feitosa Soares
Comissão Científica
Prof. Dr. Allan Klynger da Silva Lobato
Prof. Dr. Fabio Israel Martins Carvalho
Prof. Dr. Allan Douglas Bento da Costa
Divisão de Programas Institucionais - DPI
A DPI é responsável pela operacionalização e controle das atividades relacionadas aos programas institucionais de pesquisa, de iniciciação científica e/ou tecnológica, de desenvolvimento tecnológico e inovação da UFRA.
e-mail: