A ausência de audição configura um padrão comunicacional idiossincrático e consequentemente uma forma relacional diferente daquela desenvolvida numa comunicação oralista, não apenas pela forma de expressão da mensagem, mas também pela percepção do contexto social frente à expressão da língua de sinais. Este estudo apresenta uma caracterização dos artigos sobre escolarização de surdos publicados entre outubro de 2005 e outubro de 2020. A busca dos títulos foi realizada no Portal de Periódicos da CAPES e no site da Scielo. As palavras-chave principais para esse levantamento foram: escolaridade e surdez. Buscaram-se também outros termos que pudessem contemplar o objetivo, para escolaridade: educação, letramento e aprendizagem; e para surdez: deficiência auditiva, surdo, surdos e necessidades especiais. Ao total foram utilizados nove descritores de modo combinado que resultaram em 20 buscas em cada uma das bases. Na fase seguinte foram aplicados dois testes de relevância e ao final foram selecionados 29 artigos para análise léxica das palavras-chave e caracterização geral, sob os aspectos: ano de publicação, classificação dos instrumentos e técnicas utilizados, método de pesquisa, participantes, local de realização dos estudos e análise dos dados. De acordo com a análise léxica, as palavras-chave mais comuns foram: educação e surdos com maior frequência (15,56%), ensino, inclusão, surdez, alunos, aprendizagem, língua e letramento. Na caracterização, os anos de 2017, 2013 e 2014 obtiveram o maior percentual de publicações, respectivamente (20,69%, 17,24% e 13,79%). Instrumentos e técnicas mais utilizados foram: entrevistas com (37,93%) e questionários (24,14%). Os métodos de pesquisa mais recorrentes foram Pesquisa de campo (58,62%) e Estudo de caso (31,03%). Houve prevalência de participantes nas categorias de alunos surdos e professores ouvintes, com respectivamente (51,72% e 20,69%). Os alunos surdos que participaram dos estudos tinham entre quatro e 29 anos de idade. A escola como local de coleta de dados obteve maior percentual de publicações, com (44,83%). Os resultados demonstraram uma carência de estudos relacionados com o tema, num intervalo de 15 anos. Outro aspecto identificado foi que os professores permanecem como os mais ouvidos para falar sobre a escolarização de alunos surdos, uma vez que os pais não apareceram como fonte nas pesquisas analisadas.
O objetivo do Evento é disseminar a visão holística das ações universitárias da Instituição nos seus diversos Campi, além de trazer uma mostra das discussões técnico-científica que vêm sendo trabalhada na nossa Universidade para toda sociedade paraense.
Nesta edição debateremos o tema “Ciência, Tecnologia e Inovação na Amazônia Pós-Pandemia”. A escolha do tema tem por finalidade proporcionar à comunidade acadêmica discussões sobre as possibilidades de desenvolvimento da Amazônia no âmbito da Ciência e Tecnologia no contexto pós-pandêmico.
Excepcionalmente o IV INTEGRA UFRA ocorrerá de forma virtual, respeitando as indicações de distanciamento social, em virtude da pandemia por COVID-19. Desta forma as apresentações dos resumos serão de forma assíncronas e palestras serão transmitidas ao vivo, por meio de sessões virtuais.
Comissão Organizadora
Prof. Dr. Allan Klynger da Silva Lobato
Prof. Dr. Fabio Israel Martins Carvalho
Prof. Dr. Allan Douglas Bento da Costa
Dimas Oliveira da Silva
Tatianne Feitosa Soares
Comissão Científica
Prof. Dr. Allan Klynger da Silva Lobato
Prof. Dr. Fabio Israel Martins Carvalho
Prof. Dr. Allan Douglas Bento da Costa
Divisão de Programas Institucionais - DPI
A DPI é responsável pela operacionalização e controle das atividades relacionadas aos programas institucionais de pesquisa, de iniciciação científica e/ou tecnológica, de desenvolvimento tecnológico e inovação da UFRA.
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