Este resumo apresenta aos leitores uma abordagem sobre segurança cibernética e seu impacto na realização da visão da Indústria 4.0. Buscando fazer um levantamento sobre a abrangência sobre os fundamentos tecnológicos da cibersegurança no âmbito do panorama da Indústria 4.0, analisando diversas ameaças existentes à cibersegurança enfrentadas pela Indústria 4.0 no laboratório LICA da Ufra, bem como soluções de ponta no que diz respeito à pesquisa acadêmica e implementações práticas.
A Indústria 4.0 e suas tecnologias associadas, como a Internet das Coisas Industrial e sistemas de manufatura e design baseados em nuvem foram explorados, junto com suas inovações disruptivas.
Dessa forma, foi analisado, por meio de uma abordagem de revisão sistemática da literatura, a forma como o estado da arte existente lida com as questões de segurança cibernética em contextos da Indústria 4.0. Em particular, o foco estará na investigação dos principais elementos associados ao tema da cibersegurança (ou seja, ativos envolvidos em ciberataques, vulnerabilidades do sistema, ameaças cibernéticas, riscos e contramedidas) dentro dos contextos industriais onde os sistemas físicos (Hardware - IoT) estão conectadas entre si através da Internet.
A conscientização está crescendo sobre como os usuários devem se envolver na segurança cibernética da Indústria 4.0. Essa consciência e preocupação derivam da forte dependência de sistemas integrados de informação e tecnologia para a Indústria 4.0. As empresas contam com dados para executar suas operações.
Cadeias de valor digitais complexas expõem as empresas a riscos além de seu controle direto. O dano potencial dos ataques cibernéticos é substancial em termos de continuidade das operações comerciais, roubo de informações confidenciais e danos à reputação. Mesmo com esse senso crescente de urgência, há uma confusão crescente sobre o que precisa ser feito e como. Executivos e empreendedores de alto escalão ficam perplexos com a complexidade das questões e preocupações. Os profissionais de segurança cibernética, por sua vez, muitas vezes não conseguem tornar a questão relevante e acessível a partes interessadas não técnicas.
O objetivo do Evento é disseminar a visão holística das ações universitárias da Instituição nos seus diversos Campi, além de trazer uma mostra das discussões técnico-científica que vêm sendo trabalhada na nossa Universidade para toda sociedade paraense.
Nesta edição debateremos o tema “Ciência, Tecnologia e Inovação na Amazônia Pós-Pandemia”. A escolha do tema tem por finalidade proporcionar à comunidade acadêmica discussões sobre as possibilidades de desenvolvimento da Amazônia no âmbito da Ciência e Tecnologia no contexto pós-pandêmico.
Excepcionalmente o IV INTEGRA UFRA ocorrerá de forma virtual, respeitando as indicações de distanciamento social, em virtude da pandemia por COVID-19. Desta forma as apresentações dos resumos serão de forma assíncronas e palestras serão transmitidas ao vivo, por meio de sessões virtuais.
Comissão Organizadora
Prof. Dr. Allan Klynger da Silva Lobato
Prof. Dr. Fabio Israel Martins Carvalho
Prof. Dr. Allan Douglas Bento da Costa
Dimas Oliveira da Silva
Tatianne Feitosa Soares
Comissão Científica
Prof. Dr. Allan Klynger da Silva Lobato
Prof. Dr. Fabio Israel Martins Carvalho
Prof. Dr. Allan Douglas Bento da Costa
Divisão de Programas Institucionais - DPI
A DPI é responsável pela operacionalização e controle das atividades relacionadas aos programas institucionais de pesquisa, de iniciciação científica e/ou tecnológica, de desenvolvimento tecnológico e inovação da UFRA.
e-mail: