O uso de Cannabis, desde 2014, é autorizado no Brasil para tratamento de doenças que não apresentam respostas aos tratamentos convencionais. A doença de Parkinson (DP) é a segunda doença neurodegenerativa mais prevalente, caracterizada por rigidez muscular, movimentos descoordenados do corpo, distúrbios do sono, fadiga, amnésia e voz prejudicada. Estudos mostram que o uso de Cannabis para o controle de alguns sintomas da DP apresenta respostas favoráveis à condição dos pacientes, bem como a melhora na qualidade de vida. Este trabalho tem por objetivo descrever uma estratégia de educação em saúde, sob o formato de campanhas educativas presencial e virtual, para os pacientes com DP que utilizam extratos de Cannabis associados aos medicamentos protocolares. Inicialmente, professores e alunos realizaram uma reunião visando traçar as ações que seriam realizadas junto aos pacientes. Nesta reunião, além de capacitação, os alunos, sob a supervisão dos professores, elaboraram materiais informativos através de revisão bibliográfica para melhor compreensão do tema. Finalizada a etapa de aprofundamento sobre o tema, uma primeira reunião foi agendada com os pacientes. Esta reunião foi promovida através do contato entre os professores e uma Organização não Governamental de apoio ao paciente que utiliza Cannabis, a Abracannabis. Após a pactuação da data entre alunos e professores, pacientes e prestadores de serviços vinculados à Abracannabis, a equipe organizou todos os trâmites relacionados à disponibilidade de espaço, horário e melhor mobilidade para os pacientes. A equipe decidiu que o lugar mais adequado seria a sala de reunião da Farmácia Universitária, da UFRJ. Duas campanhas foram realizadas, a primeira de forma presencial e a segunda adaptada para o formato remoto. Setenta pacientes no total participaram destas campanhas educativas. Os temas abordados foram: Uso de Cannabis medicinal, legislação sobre Cannabis no Brasil, potenciais interações medicamentosas entre extratos de Cannabis e medicamentos, evidências científicas sobre Cannabis e DP. Um calendário posológico foi elaborado aos pacientes para a otimização da farmacoterapia com Cannabis, bem como para auxiliar na adesão. Todas as atividades foram pautadas no conhecimento mútuo. Os pacientes interagiram com a equipe, tiraram suas dúvidas e compartilharam suas experiências envolvidas no uso de Cannabis medicinal. Todas as atividades incluíram docentes, discentes, cuidadores, familiares e pacientes, a fim de que a construção do conhecimento ocorresse em parceria entre a universidade e a comunidade. Ademais, o acolhimento aos pacientes e a escuta foram fundamentais para o empoderamento destes indivíduos em suas ações de cuidado.
Alexandre Henrique Magalhães
Aline Bispo Santos Januário
Ana Karine Pessoa Bastos
Ana Paula Agrizzi
Arno Rieder
Carlos Alexandre Marques
Danilo Ribeiro de Oliveira
Elaine Santiago Brilhante Albuquerque
Else Saliés Fonseca
Ely Eduardo Saranz Camargo
Ernane Ronie Martins
Eulalia Soler Sobreira Hoogerheide
Fabian Arantes de Oliveira
Fabio de Oliveira Costa Junior
Germano Guarim Neto
Haroldo Alves Pereira Júnior
Henriqueta Tereza do Sacramento
Henry Suzuki
Ilio Montanari Júnior
Iorrana Vieira Salustiano
Isanete Geraldini Costa Bieski
James Almada da Silva
Jaqueline Guimarães
Jaqueline Rigotti Kubiszeski Guarnieri
Jefferson Pereira Caldas dos Santos
José Maria Barbosa Filho
Joseane Carvalho Costa
Júlio César Oliveira Peixe
Laís Azevedo Rodrigues
Larissa Cavalheiro da Silva
Leonir Cleomar Janke
Luis Carlos Marques
Luiz Fernando Ramos Ferreira
Marcos Roberto Furlan
Maria Corette Pasa
Marliton Rocha Barreto
Maria Maia Braggio
Mary Anne Medeiros Bandeira
Naomi Kato Simas
Nara Lins Meira Quintão
Nívea Maria Pacheco
Norma Albarello
Polliana Conceição Garcia
Raquel Regina Duarte Moreira
Ricardo Tabach
Rivaldo Niero
Rodrigo Ribeiro Tarjano Leo
Santina Rodrigues Santana
Sérgio Ascêncio
Sikiru Olaitan Balogun
Silvia Ribeiro de Souza
Solange Aparecida Nappo
Suzy Helen Dourado
Sylvia Escher de Oliveira Nielson
Vanessa Roberta Rodrigues da Cunha