RESUMO: Alguns nomes populares das plantas medicinais revelam tanto a criatividade do povo quanto a sua religiosidade. Neste artigo foi dado uma especial atenção para as plantas cujas nomenclaturas façam referência ao santo católico, intitulado de São João. Buscar na literatura científica e religiosa a relação entre o nome do santo católico “São João” e plantas medicinais com o seu potencial farmacológico utilizadas no Brasil. A correspondência entre os nomes científico e popular é importante para evitar equívocos no consumo das plantas medicinais pela população, havendo mais segurança e eficácia no processo terapêutico quando este aspecto fica bem esclarecido. Trata-se de uma Revisão Integrativa da Literatura (RIL); método que proporciona a síntese de conhecimento e a incorporação da aplicabilidade de resultados de estudos significativos na prática, tendo sido desenvolvida em seis etapas, foram observados os critérios de inclusão e exclusão do estudo, foram selecionados artigos e teses em português, inglês e espanhol, no período de 2010 a 2020. Foram selecionadas duas espécies de plantas utilizadas no Brasil com o nome “são joão”: Ageratum conyzoides L. e Hypericum perforatum L. Após uma breve biografia de São João Batista, destacou-se que o nome popular provavelmente tem sido utilizado em função da época de floração da planta, que coincide com a data comemorativa da decapitação do referido mártir da Igreja Católica (24 de junho). Além disso, o pigmento vermelho, hipericina, que flui como sangue de suas flores, quando amassadas entre os dedos, simboliza o sangue de São João. Posteriormente à análise dos artigos selecionados (cinco apenas) quanto à resposta da pergunta norteadora, onde foram destacadas para o Ageratum conyzoides L. o potencial farmacológico: analgésico e fonte de minerais; e para o Hypericum perforatum L. propriedades antidepressiva, anti-inflamatória, antibacteriana, antiviral e na farmacoterapia de câncer cerebral e transtornos mentais. A devoção popular aos santos católicos têm grande influência sobre a vida no Nordeste brasileiro, repercutindo inclusive sobre a medicina caseira e prescrição médica. O presente artigo pertence a um novo campo de estudo, que busca correlacionar o uso de plantas medicinais ao imaginário católico, servindo de estímulo para futuros estudos.
Palavras-chave: Plantas Medicinais. Religião e Ciência. São João. Hypericum perforatum L. Ageratum conyzoides L.
Alexandre Henrique Magalhães
Aline Bispo Santos Januário
Ana Karine Pessoa Bastos
Ana Paula Agrizzi
Arno Rieder
Carlos Alexandre Marques
Danilo Ribeiro de Oliveira
Elaine Santiago Brilhante Albuquerque
Else Saliés Fonseca
Ely Eduardo Saranz Camargo
Ernane Ronie Martins
Eulalia Soler Sobreira Hoogerheide
Fabian Arantes de Oliveira
Fabio de Oliveira Costa Junior
Germano Guarim Neto
Haroldo Alves Pereira Júnior
Henriqueta Tereza do Sacramento
Henry Suzuki
Ilio Montanari Júnior
Iorrana Vieira Salustiano
Isanete Geraldini Costa Bieski
James Almada da Silva
Jaqueline Guimarães
Jaqueline Rigotti Kubiszeski Guarnieri
Jefferson Pereira Caldas dos Santos
José Maria Barbosa Filho
Joseane Carvalho Costa
Júlio César Oliveira Peixe
Laís Azevedo Rodrigues
Larissa Cavalheiro da Silva
Leonir Cleomar Janke
Luis Carlos Marques
Luiz Fernando Ramos Ferreira
Marcos Roberto Furlan
Maria Corette Pasa
Marliton Rocha Barreto
Maria Maia Braggio
Mary Anne Medeiros Bandeira
Naomi Kato Simas
Nara Lins Meira Quintão
Nívea Maria Pacheco
Norma Albarello
Polliana Conceição Garcia
Raquel Regina Duarte Moreira
Ricardo Tabach
Rivaldo Niero
Rodrigo Ribeiro Tarjano Leo
Santina Rodrigues Santana
Sérgio Ascêncio
Sikiru Olaitan Balogun
Silvia Ribeiro de Souza
Solange Aparecida Nappo
Suzy Helen Dourado
Sylvia Escher de Oliveira Nielson
Vanessa Roberta Rodrigues da Cunha