RESUMO: A pesquisa em tela investigou as possibilidades e os limites da utilização didático-pedagógica de uma horta como projeto educativo. Para tanto, a horta é considerada como um artefato pedagógico cognominada “Laboratório Vivo”, com vistas a se constituir um espaço interdisciplinar e transdisciplinar, cuja centralidade é o estudo da vida em suas relações socioambientais e socioculturais. Utilizou-se os saberes populares adotando conceitos prévios dos educandos sobre as plantas medicinais como recurso para o ensino de Ciências Naturais nos anos finais do ensino fundamental. Desse modo, a pesquisa objetivou identificar e relatar processos de alfabetização científica sustentável com a abordagem da fitoterapia. Acredita-se que, ao ler mundo a partir dos elementos essenciais à vida como a terra, a água, o sol, as plantas e os bichos, educandos e educadores possam construir uma consciência para a cidadania, potencializando a relação consigo mesmo, com os outros e com a natureza. Trata-se de uma pesquisa ação participante, com caráter qualitativo, apoiada em registros dos questionários e relatos de bordo destinados aos sujeitos caracterizados como estudantes dos anos finais do ensino fundamental que participaram do projeto de Horta/Laboratório Vivo. A metodologia de ensino aplicada baseou –se nos Três Momentos Pedagógicos (3MP’S): Problematização Inicial (PI), Organização do Conhecimento (OC) e Aplicação do Conhecimento (AC). Os resultados mostram, segundo os dados coletados, construídos e analisados à luz do referencial teórico, alguns limites do projeto ocasionados pela dificuldade da escola em flexibilizar a organização do espaço-tempo escolar, escassez de planejamento coletivo e pouca atenção ao que preconiza no papel docente presente na Lei LDB (1996) e nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s). Contudo, a metodologia desenvolvida na pesquisa apresenta dados relevantes sobre o potencial para que a horta na escola se constitua um “Laboratório Vivo” que envolve mãos e mentes, ciência, fazeres e saberes. A partir desse espaço tornou-se propício pesquisar a construção dos saberes científicos escolares, bem como o desenvolvimento de ações voltadas aos conteúdos curriculares em paralelo às noções de botânica, fisiologia e saúde. Os dados analisados mostraram o aporte do senso de pertencimento com a motivação e o entusiasmo dos estudantes nas atividades práticas e teóricas. As conclusões apontam que, a partir do constante diálogo com a história e os saberes locais, a horta em questão promoveu e estimulou capacidades culturais e valores sociais aos sujeitos envolvidos, o que propiciou identificar condições de repensarem coletivamente sobre o caminho que envolve a alfabetização científica com a fitoterapia.
Alexandre Henrique Magalhães
Aline Bispo Santos Januário
Ana Karine Pessoa Bastos
Ana Paula Agrizzi
Arno Rieder
Carlos Alexandre Marques
Danilo Ribeiro de Oliveira
Elaine Santiago Brilhante Albuquerque
Else Saliés Fonseca
Ely Eduardo Saranz Camargo
Ernane Ronie Martins
Eulalia Soler Sobreira Hoogerheide
Fabian Arantes de Oliveira
Fabio de Oliveira Costa Junior
Germano Guarim Neto
Haroldo Alves Pereira Júnior
Henriqueta Tereza do Sacramento
Henry Suzuki
Ilio Montanari Júnior
Iorrana Vieira Salustiano
Isanete Geraldini Costa Bieski
James Almada da Silva
Jaqueline Guimarães
Jaqueline Rigotti Kubiszeski Guarnieri
Jefferson Pereira Caldas dos Santos
José Maria Barbosa Filho
Joseane Carvalho Costa
Júlio César Oliveira Peixe
Laís Azevedo Rodrigues
Larissa Cavalheiro da Silva
Leonir Cleomar Janke
Luis Carlos Marques
Luiz Fernando Ramos Ferreira
Marcos Roberto Furlan
Maria Corette Pasa
Marliton Rocha Barreto
Maria Maia Braggio
Mary Anne Medeiros Bandeira
Naomi Kato Simas
Nara Lins Meira Quintão
Nívea Maria Pacheco
Norma Albarello
Polliana Conceição Garcia
Raquel Regina Duarte Moreira
Ricardo Tabach
Rivaldo Niero
Rodrigo Ribeiro Tarjano Leo
Santina Rodrigues Santana
Sérgio Ascêncio
Sikiru Olaitan Balogun
Silvia Ribeiro de Souza
Solange Aparecida Nappo
Suzy Helen Dourado
Sylvia Escher de Oliveira Nielson
Vanessa Roberta Rodrigues da Cunha