A ABORDAGEM DA FITOTERAPIA PARA A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA EM UM PROJETO DE HORTA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

  • Author
  • Cristiane Tessinari Pupim Venturini LOUREIRO (EDUCIMAT-IFES)
  • Co-authors
  • Maria das Graças Ferreira LOBINO (EDUCIMAT-IFES)
  • Abstract
  • RESUMO: A pesquisa em tela investigou as possibilidades e os limites da utilização didático-pedagógica de uma horta como projeto educativo. Para tanto, a horta é considerada como um artefato pedagógico cognominada “Laboratório Vivo”, com vistas a se constituir um espaço interdisciplinar e transdisciplinar, cuja centralidade é o estudo da vida em suas relações socioambientais e socioculturais. Utilizou-se os saberes populares adotando conceitos prévios dos educandos sobre as plantas medicinais como recurso para o ensino de Ciências Naturais nos anos finais do ensino fundamental. Desse modo, a pesquisa objetivou identificar e relatar processos de alfabetização científica sustentável com a abordagem da fitoterapia. Acredita-se que, ao ler mundo a partir dos elementos essenciais à vida como a terra, a água, o sol, as plantas e os bichos, educandos e educadores possam construir uma consciência para a cidadania, potencializando a relação consigo mesmo, com os outros e com a natureza. Trata-se de uma pesquisa ação participante, com caráter qualitativo, apoiada em registros dos questionários e relatos de bordo destinados aos sujeitos caracterizados como estudantes dos anos finais do ensino fundamental que participaram do projeto de Horta/Laboratório Vivo. A metodologia de ensino aplicada baseou –se nos Três Momentos Pedagógicos (3MP’S): Problematização Inicial (PI), Organização do Conhecimento (OC) e Aplicação do Conhecimento (AC). Os resultados mostram, segundo os dados coletados, construídos e analisados à luz do referencial teórico, alguns limites do projeto ocasionados pela dificuldade da escola em flexibilizar a organização do espaço-tempo escolar, escassez de planejamento coletivo e pouca atenção ao que preconiza no papel docente presente na Lei LDB (1996) e nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s). Contudo, a metodologia desenvolvida na pesquisa apresenta dados relevantes sobre o potencial para que a horta na escola se constitua um “Laboratório Vivo” que envolve mãos e mentes, ciência, fazeres e saberes. A partir desse espaço tornou-se propício pesquisar a construção dos saberes científicos escolares, bem como o desenvolvimento de ações voltadas aos conteúdos curriculares em paralelo às noções de botânica, fisiologia e saúde. Os dados analisados mostraram o aporte do senso de pertencimento com a motivação e o entusiasmo dos estudantes nas atividades práticas e teóricas. As conclusões apontam que, a partir do constante diálogo com a história e os saberes locais, a horta em questão promoveu e estimulou capacidades culturais e valores sociais aos sujeitos envolvidos, o que propiciou identificar condições de repensarem coletivamente sobre o caminho que envolve a alfabetização científica com a fitoterapia. 

  • Keywords
  • Plantas medicinais; Laboratório Vivo; Três Momentos Pedagógicos; Ciências Naturais.
  • Modality
  • Pôster
  • Subject Area
  • Educação e Conhecimento, Etnociências
Back
  • Agroecologia
  • Ciências Farmacêuticas
  • Educação e Conhecimento, Etnociências
  • Química de Produtos Naturais
  • Política e Gestão
  • Agroecologia
  • Ciências Farmacêuticas
  • Educação e Conhecimento, Etnociências
  • Química de Produtos Naturais
  • Política e Gestão
  • Agroecologia
  • Ciências Farmacêuticas
  • Educação e Conhecimento, Etnociências
  • Química de Produtos Naturais
  • Política e Gestão

Alexandre Henrique Magalhães

Aline Bispo Santos Januário

Ana Karine Pessoa Bastos

Ana Paula Agrizzi

Arno Rieder

Carlos Alexandre Marques

Danilo Ribeiro de Oliveira

Elaine Santiago Brilhante Albuquerque

Else Saliés Fonseca

Ely Eduardo Saranz Camargo

Ernane Ronie Martins

Eulalia Soler Sobreira Hoogerheide

Fabian Arantes de Oliveira

Fabio de Oliveira Costa Junior

Germano Guarim Neto

Haroldo Alves Pereira Júnior

Henriqueta Tereza do Sacramento

Henry Suzuki

Ilio Montanari Júnior

Iorrana Vieira Salustiano

Isanete Geraldini Costa Bieski

James Almada da Silva

Jaqueline Guimarães

Jaqueline Rigotti Kubiszeski Guarnieri

Jefferson Pereira Caldas dos Santos

José Maria Barbosa Filho

Joseane Carvalho Costa

Júlio César Oliveira Peixe

Laís Azevedo Rodrigues

Larissa Cavalheiro da Silva

Leonir Cleomar Janke

Luis Carlos Marques

Luiz Fernando Ramos Ferreira

Marcos Roberto Furlan

Maria Corette Pasa

Marliton Rocha Barreto

Maria Maia Braggio

Mary Anne Medeiros Bandeira

Naomi Kato Simas

Nara Lins Meira Quintão

Nívea Maria Pacheco

Norma Albarello

Polliana Conceição Garcia

Raquel Regina Duarte Moreira

Ricardo Tabach

Rivaldo Niero

Rodrigo Ribeiro Tarjano Leo

Santina Rodrigues Santana

Sérgio Ascêncio

Sikiru Olaitan Balogun

Silvia Ribeiro de Souza

Solange Aparecida Nappo

Suzy Helen Dourado

Sylvia Escher de Oliveira Nielson

Vanessa Roberta Rodrigues da Cunha