Introdução: No Brasil, o movimento das práticas integrativas e complementares na saúde, surgiu nos anos de 1980, e até 1997 existiam 21 programas de fitoterapia ligados ao Sistema Único de Saúde (SUS), em 2008, esse número saltou para 346 programas e no ano de 2012, passaram a 815 programas de fitoterapia. Existem programas de fitoterapia mantidos pelo estado, porém, a grande maioria é financiada com recursos dos próprios municípios, alguns apresentam regulamentação específica para o serviço e foram implantados há mais de 20 anos. Metodologia: Elencar plantas medicinais endêmicas na região de Ji Paraná, promover identificação botânica e farmacognóstica das espécies, formar as mudas e cultivá-las no horto de plantas medicinais “Marupá” da Estácio-Unijipa para replicação e distribuição a comunidade acadêmica e população em geral. Resultados e Discussão: O projeto de criação do horto de plantas medicinais da Estácio-Unijipa iniciou-se em meados de 2017, construído os primeiros canteiros no campus 1 da instituição, sendo que foi destinado um local cercado com tela e canteiros retangulares de 3 metros por 1 metro de largura a uma altura de 0,70 metros. A primeira planta trazida, durante uma expedição de coleta no município de Presidente Médice, na Universidade Federal, foi a Eleutherine plicata, conhecida popularmente como marupazinho, o que acabou inspirando o nome do horto, Marupá. O horto permaneceu no campus 1 até a metade de 2019, sendo transferido para um terreno fechado defronte ao campus 2 da mesma instituição, onde permanece até a presente data. A ideia da criação do horto partiu da iniciativa de produzir materiais para aulas de farmacognosia e desenvolvimento de formas farmacêuticas e cosméticos no curso de farmácia. Porém, alguns municípios acabaram aderindo à proposta e o horto serviu de referência para criação de programas de fitoterapia naqueles municípios, como o de Urupá e Costa Marques. O horto Marupá possui 32 espécies de plantas medicinais, facilmente encontradas nessa região e distribui mudas dessas espécies pare vários municípios do Estado de Rondônia. Conclusões: Dessa forma pode concluir que o horto de plantas medicinais da Estácio-Unijipa e uma das metodologias ativais que colocam os alunos em contato com a produção das espécies e ainda serve de apoio didático e replicação para comunidade.
Alexandre Henrique Magalhães
Aline Bispo Santos Januário
Ana Karine Pessoa Bastos
Ana Paula Agrizzi
Arno Rieder
Carlos Alexandre Marques
Danilo Ribeiro de Oliveira
Elaine Santiago Brilhante Albuquerque
Else Saliés Fonseca
Ely Eduardo Saranz Camargo
Ernane Ronie Martins
Eulalia Soler Sobreira Hoogerheide
Fabian Arantes de Oliveira
Fabio de Oliveira Costa Junior
Germano Guarim Neto
Haroldo Alves Pereira Júnior
Henriqueta Tereza do Sacramento
Henry Suzuki
Ilio Montanari Júnior
Iorrana Vieira Salustiano
Isanete Geraldini Costa Bieski
James Almada da Silva
Jaqueline Guimarães
Jaqueline Rigotti Kubiszeski Guarnieri
Jefferson Pereira Caldas dos Santos
José Maria Barbosa Filho
Joseane Carvalho Costa
Júlio César Oliveira Peixe
Laís Azevedo Rodrigues
Larissa Cavalheiro da Silva
Leonir Cleomar Janke
Luis Carlos Marques
Luiz Fernando Ramos Ferreira
Marcos Roberto Furlan
Maria Corette Pasa
Marliton Rocha Barreto
Maria Maia Braggio
Mary Anne Medeiros Bandeira
Naomi Kato Simas
Nara Lins Meira Quintão
Nívea Maria Pacheco
Norma Albarello
Polliana Conceição Garcia
Raquel Regina Duarte Moreira
Ricardo Tabach
Rivaldo Niero
Rodrigo Ribeiro Tarjano Leo
Santina Rodrigues Santana
Sérgio Ascêncio
Sikiru Olaitan Balogun
Silvia Ribeiro de Souza
Solange Aparecida Nappo
Suzy Helen Dourado
Sylvia Escher de Oliveira Nielson
Vanessa Roberta Rodrigues da Cunha