O USO DE ESPAÇOS NÃO FORMAIS NA FORMAÇÃO DE NOVOS PROFESSORES: Experiências e vivências

  • Autor
  • Felipe da Costa Negrão
  • Co-autores
  • Érika da Silva Ramos
  • Resumo
  •  

    A educação a cada dia é confirmada como ferramenta para desenvolvimento holístico do ser humano, por isso, sempre foi estudada em suas delicadezas e metodologias. Sabe-se que com as mudanças do mundo contemporâneo, cada vez mais faz-se necessário o uso de recursos e/ou espaços diferenciados para angariar mais interesse dos discentes e por fim a aprendizagem coerente. Neste sentido, uma das práticas exitosas de se trabalhar com estudantes (indepentende de nível educacional) é o uso de espaços não-formais. Por isso, neste trabalho retomamos esta questão com acadêmicos de Pegagogia, na cidade de Manaus, com o objetivo de discutir os possíveis saberes teóricos e práticos acerca do ensino em espaços não formais por meio da leitura e análise de produções científicas que contemplem essa linha de discussão, bem como compreensão sobre as situações emergentes de contato com ambientes externos à universidade. Por isso o viés do estudo foi fenomenológico em torno de como os discentes percebem esta alternativa de ambiente laboral. Destarte, por estarmos trabalhando com impressões, opiniões de instâncias subjetivas, optamos por uma abordagem qualitativa, ainda que tivéssemos apresentado os dados por meio de percentual. A pesquisa teve cunho descritivo e participaram 24 estudantes, devidamente matriculados no componente curricular “Educação em Espaços Não Formais”. Os instrumentos para coleta de dados foram questionários e rodas de discussões. Os dados obtidos foram organizados em categorias e apresentados aos próprios acadêmicos posteriormente, e assim, foram debatidos o porquê de tais reincidências de respostas, logo, os resultados estão expostos em tabela, seguido de análise descritiva e reflexiva.

     

  • Palavras-chave
  • Espaços Não Formais, Formação de Professores, Aprendizagem Significativa.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Educação em espaços formais e informais
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O I Seminário On-line de Estudos Interdisciplinares: os desafios da pesquisa no contexto contemporâneo é um evento organizado pelo Centro de Estudos Interdisciplinares - CEEINTER e teve por objetivo reunir pesquisadores (as) de diversas instituições nacionais e internacionais para debater a pesquisa na contemporaneidade.

O evento surge como uma possibilidade de pensar o papel da pesquisa na área das Ciências Humanas e Sociais no contexto mundial, buscando debater os diversos cenários que se apresentam desde assistência social,direitos humanos, educação,emprego, moradia,territórios, famílias, migração, sustentabilidade, saúde pública,políticas públicas e suas interfaces. Para tanto, contamos com pesquisas acadêmicas, considerando e valorizando, a pluralidade de ideias e práticas, da relação entre teoria, prática e vivência acadêmica.

Dessa forma o evento está marcado por grupos de trabalhos (GT’s) que perpassam as diversas áreas de formação das Ciências Humanas e Sociais, visando uma ampliação da produção do conhecimento interdisciplinar.

O evento objetiva promover o intercâmbio de pesquisas na área das Ciências Humanas e Sociais que dialoguem com a atual conjuntura mundial. Permitindo o intercâmbio de diferentes pesquisadores (as), estabelecendo o aprofundamento das temáticas de estudos e trocas de experiências, metodológicas e teóricas utilizadas, de forma a enriquecer e criar novas possibilidades de pesquisas.

Desejo a todos e todas uma boa leitura! 

Ewerton da Silva Ferreira 

Presidente da Comissão Organizadora

A submissão de trabalhos deve ser realizada exclusivamente, por um dos autores através do https://doity.com.br/i-seminario-on-line-de-estudos-interdisciplinares

 

Podem ser submetidos trabalhos nos seguintes Grupos de Trabalhos:

1- Biopolítica e Necropolítica;

2- Comunicação, Cultura, Mídia e Indústria Criativa;

3- Direitos Humanos e Fundamentais: perspectivas jurídicas, políticas e sociais;

4- Diversidades, Gêneros e Sexualidades: desafios contemporâneos;

5- Educação em espaços formais e informais;

6- Estado, Políticas Públicas e Demandas Sociais;

7- Formação Docente, Programas Institucionais e novos desafios;

8-  História, Memória, Patrimônio e Identidade;

9-Justiça Restaurativa, Círculos de Construção de Paz e Comunicação Não-Violenta;

10-Política, Judiciário e Direito: politização da justiça e judicialização da política;

11- Questão Social, Movimentos Sociais e Serviço Social;

12- Relações de opressão, Trabalho, Movimento Agrário e Urbano;

13- Repensando o Estado: as ações de enfrentamento ao COVID-19;

14-Territórios, Territorialidades, Fronteiras e Desenvolvimento Regional;

15- Jovens Pesquisadores e temas contemporâneos nas Ciências Humanas e Sociais;

 

O autor principal será aquele que for marcado no ato de submissão no sistema e poderá submeter no máximo 3 (três) trabalhos.

Serão aceitos trabalhos nas modalidades: Artigo Científico/Relato de Experiência ou Resumo.

Os trabalhos submetidos na modalidade resumo devem possuir até 300 palavras e referências bibliográficas, de acordo com o template disponibilizados no site do evento.

Os trabalhos submetidos como Artigo Científico/Relato de Experiência devem conter no mínimo 10 páginas e no máximo 25 páginas. Sendo estruturado com os seguintes itens: resumo, palavras-chave, introdução, metodologia, desenvolvimento, resultados e discussões, conclusão e referências bibliográficas. Os trabalhos devem estar de acordo com o template disponibilizado no site do evento.

            Todos os coautores devem estar inscrito no evento e efetuar o pagamento da taxa de inscrição.

            O conteúdo do trabalho submetido é de inteira responsabilidade dos autores.

            É responsabilidade do participante verificar o conteúdo do arquivo antes da submissão.

            Após a submissão, não será possível fazer nenhuma alteração no trabalho.

            Os trabalhos submetidos serão analisados pelo corpo de avaliadores e somente serão apresentados se considerados aprovados na primeira etapa da avaliação.

            Dúvidas quanto à submissão de trabalhos deverão ser encaminhadas exclusivamente para comissão científica do evento através seminarioceeinter@gmail.com

NORMAS DE SUBMISSÃO DOS TRABALHOS

 

Serão aceitos trabalhos nos idiomas português, espanhol e inglês.

Serão aceitos dois formatos Artigos Científicos/Relatos de Experiência ou Resumos.

Os trabalhos devem ser submetidos em formato word e seguir os templates disponibilizados pela Comissão Científica.

Os trabalhos devem ser submetidos com os nomes dos autores e as devidas notas de rodapé contendo maior titulação, filiação institucional e e-mail.

Não serão aprovados trabalhos submetidos fora das normas estabelecidas neste regulamento.

NORMAS PARA APRESENTAÇÃO ORAL

 

A apresentação de trabalhos está condicionada à confirmação da inscrição do participante que fez a submissão, obteve aprovação do trabalho e realização do pagamento.

É considerada confirmada a inscrição paga e processada e as inscrições isentas.

O pagamento deverá ser realizado até a data limite estabelecida no cronograma científico.

As apresentações irão ocorrer em dia, horário e local a serem divulgados na página do evento e através do e-mail do participante.

É de inteira responsabilidade do apresentador conferir o dia, horário e local de sua apresentação no site do evento.

Em caso de indisponibilidade do participante que realizou a submissão de apresentar o trabalho, a apresentação pode ser realizada por um dos coautores.

O tempo de apresentação oral é de 10 (dez) minutos e 5 (cinco) minutos para questionamentos e contribuições da Comissão Avaliadora da apresentação.

O apresentador deve acessar a sala de apresentação com antecedência mínima de 10 (dez) minutos do início da sessão.

 

NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE PÔSTERES

 

A apresentação de trabalhos está condicionada à confirmação da inscrição do participante que fez a submissão e a aprovação dos resumos.

É considerada confirmada a inscrição paga e processada e as inscrições isentas.

O pagamento deverá ser realizado até a data limite estabelecida no cronograma do evento.

As apresentações irão ocorrer em dia, horário e local a serem divulgados na página do evento e no site do evento.

É de inteira responsabilidade do apresentador conferir o dia, horário e local de sua apresentação no site do evento.

Em caso de indisponibilidade do participante que realizou a submissão de apresentar o trabalho, a apresentação pode ser realizada por um dos coautores.

Os pôsteres deverão seguir orientações contidas no template disponibilizado pela Comissão Científica do evento.

O apresentador deve comparecer com antecedência mínima de 10 (dez) minutos do início do horário da sessão de exposição.

 

AVALIADORES E AVALIAÇÃO

Os Coordenadores de Grupos de Trabalhos serão convidados pela Comissão Organizadora do evento.

 Avaliação da apresentação oral ou pôster.

Serão automaticamente excluídos trabalhos que:

  1. Contenham mais páginas do que o número máximo permitido em cada modalidade conforme orientações deste regulamento.
  2. Não estejam em conformidade com o template do evento.
  3. Contenham plágio.

Avaliação dos trabalhos

Os trabalhos serão apreciados por avaliadores designados pelo Comitê Científico, utilizando os seguintes critérios:

Clareza, pertinência e consecução - máximo 1,0 pontos;

Qualidade da redação do texto (coesão) - máximo 1,0 pontos;

Consistência teórica do trabalho - máximo 1,0 pontos;

Qualidade e adequação da metodologia - máximo 1,0 pontos;

Coerência e alcance dos resultados - máximo 1,0 pontos.

Os trabalhos com pontuação igual ou superior a 3,0 (três) poderão ter o status: Aprovado.

Cada trabalho será encaminhado para dois avaliadores que realizarão a avaliação. E cada avaliador irá indicar a aprovação, aprovação com indicação ao prêmio ou reprovação do trabalho.

Caso um avaliador reprove e outro aprove, o trabalho será submetido a uma terceira avaliação.

A nota final do trabalho é a média aritmética das duas avaliações com pontuação igual ou superior a 6,0 (seis) ou das duas avaliações com pontuação inferior a 3,0 (três).

A Comissão Científica respeitará a autonomia e especificidade de área de cada avaliador, não cabendo à Comissão Científica deliberar sobre as notas atribuídas por cada avaliador.

O avaliador que reprovar o trabalho deve expor em no mínimo 200 caracteres os motivos para tal decisão, no intuito de contribuir para o processo de aprendizagem do participante.

Trabalhos reprovados não terão a taxa de inscrição devolvida.

 

  • Biopolítica e Necropolítica
  • Comunicação, Cultura, Mídia e Indústria Criativa
  • Direitos Humanos e Fundamentais: perspectivas jurídicas, políticas e sociais
  • Diversidades, Gêneros e Sexualidades: desafios contemporâneos
  • Educação em espaços formais e informais
  • Estado, Políticas Públicas e Demandas Sociais
  • Formação Docente, Programas Institucionais e novos desafios
  • História, Memória, Patrimônio e Identidade
  • Justiça Restaurativa, Círculos de Construção de Paz e Comunicação Não-Violenta
  • Política, Judiciário e Direito: politização da justiça e judicialização da política
  • Questão Social, Movimentos Sociais e Serviço Social
  • Relações de opressão, Trabalho, Movimento Agrário e Urbano
  • Repensando o Estado: as ações de enfrentamento ao COVID-19
  • Territórios, Territorialidades, Fronteiras e Desenvolvimento Regional
  • Jovens Pesquisadores e temas contemporâneos nas Ciências Humanas e Sociais

Comissão Organizadora

Ewerton da Silva Ferreira 

Eduardo Lima 

Eduardo Nola

Dra. Jaqueline Carvalho Quadrado

Nathalie Almeida 

Maria Fernanda Avila Coffi

Marcio Luciano do Campo

Ricardo Macuglia Colvero

Sabryna Henriques Cardoso

 

Comissão Científica

Dra. Adriana Hartemink Cantini - UNIPAMPA

Dra. Ana Cristina da Silva Rodrigues - UNIPAMPA

Ma. Amanda Basílio - UFPEL

Me. Bruno Marcelino - Universidade Nacional de La Plata

Me. Camila de Freitas Moraes - UCPEL

Me. Carla Graziela Rodegueiro Barcelos Araújo - UCPEL

Me. Carla Silva de Avila - UCPEL 

Dra. Carmen Regina Dorneles Nogueira - UNIPAMPA

Dra. Carmen Gonçalves Abreu - UNIPAMPA

Me. Cristiano Eduardo da Rosa - UFRGS

Dra. Cristina dos Santos Lovato - UNIPAMPA

Dra. Cristine Jacques Ribeiro - UCPEL 

Me. Cíntia Acioli da Silva Ramos - PUC/SP

Dr. Cristovão Almeida - UFMT

Me. Darlise Gonçalves de Gonçalves - UFPEL 

Dr. Edson Romário Monteiro Paniágua - UNIPAMPA

Me. Eduardo Nola - UNIPAMPA

Dr. Francisco Arseli Kern - PUC/RS

Me. Gabriel Godoi da Silva - UCS

Dr. Giovane Antonio Scherer - UFRGS

Dra. Jaqueline Carvalho Quadrado - UNIPAMPA

Dra. Jenny Muñhoz - UFMG 

Me. Jonivan de Sá - UFSM 

Dr. João Antônio Gomes Pereira - UNIPAMPA

Ma. Juliana Porto Machado - UFPEL

Ma. Juliani Borchardt da Silva - UFPEL 

Dra. Lisianne Sabedra Ceolin - UNIPAMPA

Me. Lucas Giovan Gomes Acosta - PUC/RS

Dra. Marisa Camargo - UFSC

Dra. Monique Soares Vieira - UNIPAMPA

Dr. Muriel Pinto - UNIPAMPA

Me. Nino Raafel Medeiros Kruger - UCPEL 

Dra. Pablo Luiz Martins - UFSJ

Me. Renan Costa Valle Scarano - UCPEL 

Dr. Ronaldo Bernardino Colvero - UNIPAMPA

Dra. Sheila Marta Carregosa Rocha - UEB

Dra. Simone Barros de Oliveira - UNIPAMPA

Dra. Solange Emilene Berwig - UNIPAMPA

Dr. Thiago da Silva Sampaio - UNIPAMPA

Me. Waleska Belloc Barbosa - UNIPAMPA

 

O contato com a Comissão Organizadora do evento deve ser realizado através do e-mail: seminarioceeinter@gmail.com ou através do telefone: (55) 99731-5592

Ewerton da Silva Ferreira - Presidente da Comissão Organizadora 

Ricardo Macuglia Colvero - Vice-presidente da Comissão Organizadora

Jaqueline Carvalho Quadrado - Presidenta da Comissão Científica

Eduardo Lima - Secretário Geral 

Sabryna Henriques Cardoso - Comissão de Comunicação 

Maria Fernanda Avila Coffi - Comissão de Minicursos 

 

Editor Chefe - Ewerton da Silva Ferreira 

Centro de Estudos Interdisciplinares - CEEINTER

Rua Olinto Arami Silva, 494, sala 02, Centro, São Borja - RS. CEP 97670-000

E-mail: seminarioceeinter@gmail.com

O evento ainda não possui edições anteriores.