Introdução: A Sociedade Brasileira de Diabetes define a Diabetes Mellitus 1 (DM-1) como “distúrbio metabólico caracterizado por hiperglicemia persistente, decorrente de deficiência na produção de insulina ou na sua ação, ou em ambos os mecanismos” (BRASIL, 2018). A educação em saúde, sobre diabetes, faz-se necessária para auxiliar a criança e seus responsáveis nas suas dificuldades em relação à doença (FREITAS et al, 2020; SOUZA et al, 2020), como a importância do cuidado intensivo, aprender a administração adequada do medicamento e dar autonomia fundamental ao autocuidado diário do indivíduo, e assim facilitar o processo de trabalho da equipe de saúde na comunicação e orientação de indivíduos (ARAUJO et al, 2020; RIBEIRO et al 2021). Este estudo justifica-se no apoio e práticas de autocuidado de crianças com DM-1 no conhecimento acerca da patologia que possuem e consigam entender os novos hábitos. Como também estimular o desenvolvimento da pesquisa e da produção científica, como também possibilitar a promoção da saúde, pois auxilia os profissionais, as crianças e suas famílias, no enfrentamento de suas inseguranças e dificuldades no manejo do DM-1 (ARAUJO et al, 2020; RIBEIRO et al 2021). Objetivos: Avaliar tecnologia educativa destinada à promoção de saúde de crianças com Diabetes Mellitus tipo 1. Método: Pesquisa metodológica desenvolvida no formato de História em Quadrinhos (HD), avaliada por familiares e crianças de 5 a 12 anos, hospitalizadas com diagnóstico de diabetes. Para essa avaliação aparente foi aplicada escala Likert e dados analisados por meio do nível de concordância e confiabilidade. Resultados: Participaram do estudo seis crianças e sete familiares e apresentaram sugestões para futuros adequações, os quais demonstraram que auxiliou compreender a diabetes, o autocuidado e a promoção da saúde. O Índice de Validade de Conteúdo apresentou-se 0,833 para as crianças e 1,000 para os familiares. O alfa de Cronbach foi de 0,273. Coeficiente de correlação intraclasse, 0,286. Conclusão: Há situações que permeiam aspectos relacionados ao cuidado com crianças com diabetes, portanto a HD poderá contribuir para fortalecimento do atendimento multiprofissional à essa população. Contribuições e implicações para a prática: Este estudo mostra-se relevante com relação à importância de se implementar e distribuir cada vez mais tecnologias educativas, visto que o Ministério da Saúde traz como recomendação o aumento da produção de instrumento como este para a promoção da educação em saúde. O uso dessas tecnologias é justificado pois auxilia lapidando e complementando o conhecimento do paciente, contribuindo para o desenvolvimento de sua responsabilidade com a sua própria saúde.
É com grande satisfação que apresentamos os Anais do I Seminário Internacional de Cuidado e Tecnologia em Enfermagem. Este evento reuniu profissionais, pesquisadores e estudantes da área da enfermagem de diferentes partes do mundo, proporcionando um espaço de troca de conhecimentos, experiências e reflexões sobre o papel da tecnologia no cuidado de enfermagem.
O Seminário teve como objetivo principal discutir a interseção entre cuidado e tecnologia, explorando como as inovações tecnológicas podem ser aplicadas para aprimorar a qualidade do cuidado prestado aos pacientes. Durante os dias do evento, foram abordados temas como o uso de dispositivos e aplicativos móveis no acompanhamento dos pacientes, a utilização de inteligência artificial na tomada de decisões clínicas, o impacto das tecnologias digitais na comunicação entre profissionais de saúde, entre outros.
Os Anais que apresentamos refletem a diversidade e a riqueza das discussões realizadas durante o Seminário. Os artigos aqui reunidos trazem contribuições de especialistas renomados, bem como de pesquisadores emergentes, que compartilharam suas pesquisas, estudos de caso e reflexões teóricas sobre o tema. Cada trabalho é uma peça fundamental para a compreensão dos desafios e oportunidades que surgem no encontro entre o cuidado de enfermagem e a tecnologia.
Dr. Francisco Mayron Morais Soares
Dr. Igor Cordeiro Mendes
Dra. Elaine Negri
Dra. Gleicina Kélen Lima
Dra. Kirley Kethellen Batista Mesquisa
Dr. Francisco Arnoldo Nunes de Miranda