Introdução: A educação em saúde integra diariamente o trabalho do enfermeiro, que utiliza vários métodos para transmitir informações ao paciente e/ou familiar. Sua finalidade, além de esclarecer dúvidas, é orientar, prevenir doenças e/ou promover a adaptação ao estado atual do paciente, promover o autocuidado e a melhoria na qualidade de vida. Para que isso seja possível, o enfermeiro pode utilizar ferramentas e técnicas didáticas embasadas no conhecimento científico para trocar informações com o paciente e/ou família por meio da consulta de enfermagem ou situações que necessitem conhecimento técnico profissional. Objetivo: Evidenciar a importância das atividades de educação em saúde realizadas pela equipe de enfermagem e como a criação de vínculos pode favorecer a transmissão de informações científicas voltadas para a atenção primária. Método: Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, descritiva, do tipo revisão de literatura integrada na base de dados Biblioteca Virtual de Saúde (BVS) no período de março de 2020 a outubro de 2020. Os dados foram analisados descritivamente. Resultados: Para este estudo foram selecionados cinco artigos que melhor abordavam a proposta do tema, e de acordo com os achados destaca-se que o enfermeiro deve entender como e qual abordagem realizar para repassar as informações ao paciente de forma que o mesmo consiga respondê-lo em seus questionamentos e dúvidas. Outra estratégia utilizada na educação em saúde na atenção primária envolve o uso de materiais de apoio, como cartilhas, que influenciam positivamente na compreensão dos assuntos abordados. Ao realizar a educação em saúde, a enfermagem no processo pedagógico pode obter melhores resultados se for aplicado com confiança a um bom atendimento, de forma que o aprendizado seja fácil, onde o profissional enfermeiro compartilhe conhecimento e procure conquistar o paciente, mostrando respeito pelo mesmo. Conclusão: Com isso, ressalta-se que o enfermeiro como profissional de saúde deve ser capaz de reconhecer os níveis de sua atividade no processo de aprendizagem, o que reflete a necessidade de se posicionar como educador graças à ação mútua da consulta das pessoas, percebendo que ele não é o dono do saber, mas parceiro e participante desse processo transformador. Contribuições e implicações para a prática: A promoção da saúde por meio da educação e comunicação, que inclui relações de diálogo, conhecimento científico e experiências individuais, promove a promoção da saúde, pois os pacientes adotam hábitos que melhoram sua qualidade de vida. Além disso, pesquisas futuras que abordem o tema educação em saúde no contexto da atenção primária são muito importantes, pois a maior parte das pesquisas encontradas sobre educação em saúde diz respeito à Alta Hospitalar.
É com grande satisfação que apresentamos os Anais do I Seminário Internacional de Cuidado e Tecnologia em Enfermagem. Este evento reuniu profissionais, pesquisadores e estudantes da área da enfermagem de diferentes partes do mundo, proporcionando um espaço de troca de conhecimentos, experiências e reflexões sobre o papel da tecnologia no cuidado de enfermagem.
O Seminário teve como objetivo principal discutir a interseção entre cuidado e tecnologia, explorando como as inovações tecnológicas podem ser aplicadas para aprimorar a qualidade do cuidado prestado aos pacientes. Durante os dias do evento, foram abordados temas como o uso de dispositivos e aplicativos móveis no acompanhamento dos pacientes, a utilização de inteligência artificial na tomada de decisões clínicas, o impacto das tecnologias digitais na comunicação entre profissionais de saúde, entre outros.
Os Anais que apresentamos refletem a diversidade e a riqueza das discussões realizadas durante o Seminário. Os artigos aqui reunidos trazem contribuições de especialistas renomados, bem como de pesquisadores emergentes, que compartilharam suas pesquisas, estudos de caso e reflexões teóricas sobre o tema. Cada trabalho é uma peça fundamental para a compreensão dos desafios e oportunidades que surgem no encontro entre o cuidado de enfermagem e a tecnologia.
Dr. Francisco Mayron Morais Soares
Dr. Igor Cordeiro Mendes
Dra. Elaine Negri
Dra. Gleicina Kélen Lima
Dra. Kirley Kethellen Batista Mesquisa
Dr. Francisco Arnoldo Nunes de Miranda