Introdução: A Atenção Primária em Saúde (APS), composta por Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Estratégia de Saúde da Família (ESF), possui território adscrito para atendimento e vínculo com a comunidade ao qual está inserida. É a porta de entrada do usuário no sistema de saúde, constituindo-se no componente pré-hospitalar fixo da Rede de Atenção às Urgências. (BRASIL, 2013; BRASIL, 2011). Por possuir tal característica, e também por atender por livre demanda, os profissionais de saúde podem se deparar com situações de urgência e emergência (UE), por casos agudos ou crônicos agudizados, o que exige aptidão para atendê-las. (BRASIL, 2012). Pesquisas trazem que profissionais não se sentem preparados para atender tal demanda e que não é ofertada educação permanente para o preparo da equipe nestas situações. Ainda, não reconhecem a APS como local para este tipo de atendimento. (MORAES et al., 2017). Por isso, a educação permanente em UE é necessária, instrumentalizando e preparando as equipes para este tipo de atenção. Objetivos: Validar um manual educativo sobre UE para profissionais de enfermagem que atuam na APS. Método: Estudo metodológico, realizado em 3 etapas: identificação de necessidades de capacitação em UE, construção de manual educativo e validação do manual educativo por juízes especialistas da área da saúde. Para a etapa de validação, a análise de dados utilizou o cálculo do Índice de Validade de Conteúdo (IVC). O presente estudo foi aprovado por Comitê de Ética em Pesquisa, sob nº 54169321.8.0000.5344. Resultados: O manual educativo constituído de trinta e seis páginas, foi considerado válido pelos juízes, obtendo IVC global de 99,5%. Os juízes apontaram sugestões que foram consideradas para realizar ajustes relacionados às imagens do manual e para reformulação de alguns temas. As imagens foram aprimoradas quanto à diagramação, deixando o visual mais claro e de fácil leitura, além da inserção de novos temas, com a devida atualização de bibliografias.. Conclusão: O manual educativo se constitui em potente tecnologia educacional a ser utilizada por profissionais de enfermagem da APS. Sua disponibilidade em formato digital favorece a consulta em local de trabalho, podendo ser acessada a qualquer momento. Contribuições e implicações para a prática: O manual educativo contribui para que os profissionais de enfermagem possam transformar sua prática, desenvolvendo novas habilidades sobre o tema UE e incorporando ao seu local de trabalho, tornando-o preparado para este tipo de atendimento.
É com grande satisfação que apresentamos os Anais do I Seminário Internacional de Cuidado e Tecnologia em Enfermagem. Este evento reuniu profissionais, pesquisadores e estudantes da área da enfermagem de diferentes partes do mundo, proporcionando um espaço de troca de conhecimentos, experiências e reflexões sobre o papel da tecnologia no cuidado de enfermagem.
O Seminário teve como objetivo principal discutir a interseção entre cuidado e tecnologia, explorando como as inovações tecnológicas podem ser aplicadas para aprimorar a qualidade do cuidado prestado aos pacientes. Durante os dias do evento, foram abordados temas como o uso de dispositivos e aplicativos móveis no acompanhamento dos pacientes, a utilização de inteligência artificial na tomada de decisões clínicas, o impacto das tecnologias digitais na comunicação entre profissionais de saúde, entre outros.
Os Anais que apresentamos refletem a diversidade e a riqueza das discussões realizadas durante o Seminário. Os artigos aqui reunidos trazem contribuições de especialistas renomados, bem como de pesquisadores emergentes, que compartilharam suas pesquisas, estudos de caso e reflexões teóricas sobre o tema. Cada trabalho é uma peça fundamental para a compreensão dos desafios e oportunidades que surgem no encontro entre o cuidado de enfermagem e a tecnologia.
Dr. Francisco Mayron Morais Soares
Dr. Igor Cordeiro Mendes
Dra. Elaine Negri
Dra. Gleicina Kélen Lima
Dra. Kirley Kethellen Batista Mesquisa
Dr. Francisco Arnoldo Nunes de Miranda