O PAPEL DA TECNOLOGIA EDUCACIONAL EM SAÚDE PARA CRIANÇAS COM DIABETES MELLITUS TIPO 1

  • Autor
  • Bruna da Silva Cardoso
  • Co-autores
  • Manuela Costa Melo
  • Resumo
  • Introdução: O Diabetes Mellitus tipo 1 (DM1) é uma condição crônica autoimune caracterizada pela destruição parcial ou completa das células beta-pancreáticas localizadas nas ilhotas de Langerhans (BRASIL,2020). A educação em saúde desempenha papel fundamental no manejo da DM1. Ao trabalhar com crianças, é importante respeitar suas expectativas e capacidades, a fim de evitar consequências negativas, como falta de adesão ao tratamento nutricional, autocuidado deficiente, isolamento das equipes de saúde e dependência excessiva de terceiros para o cuidado (BRASIL,2020a; DOS ANJOS et al.,2022). Portanto, para que o tratamento seja seguido de forma efetiva e colaborativa, é essencial envolver a equipe de saúde, a família e a criança. Justifica-se dessa forma, que a educação em saúde é uma ferramenta imprescindível para sensibilizar as populações-alvo e garantir o manejo adequado da doença, especialmente no que diz respeito à alta hospitalar segura (ARANHA et al.,2020; BRASIL, 2020b; RIBEIRO et al., 2021). Objetivo: Garantir uma transição hospitalar segura para crianças com Diabetes Mellitus Tipo 1 por meio da aplicação de sessões educativas em saúde. Método: Pesquisa aplicada. Conduzida com a utilização das ferramentas tecnológicas, História em Quadrinhos “Tenho diabetes e agora?” (HD) o Jogo da Memória e o Protocolo Operacional Padrão para “Crianças e familiares no manejo terapêutico do DM1 em crianças” (POP). Aplicadas na Sessão Educacional em Saúde à crianças com diabetes, internadas na pediatria de hospital público, e seus familiares, em outubro de 2022 a maio de 2023. Utilizou-se o diário de campo no registro das impressões e observações, das pesquisadoras, residente e acadêmica de enfermagem, durante a sessão. Projeto aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos da Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde do Distrito Federal. Resultados: Identificou-se que as ferramentas tecnológicas utilizadas constituíram adequadas para que a educação em saúde fosse realizada com a criança e seu familiar. Realizou-se a Sessão Educacional em Saúde, com uso do Brinquedo terapêutico instrucional (BTI). Os participantes foram escolhidos por meio da amostra de conveniência, crianças internadas na unidade de pediatria com diagnóstico médico de DM1, com a participação do seu respectivo familiar, excluídas as crianças que não se sentirem em condições clínicas de participarem, e as que apresentarem algum grau de distúrbio comportamental e familiares cuidadores com dificuldades cognitivas. Inicialmente organizou-se o material que seria necessário a realização da sessão. O local escolhido foi o leito da própria criança, realizou-se uma sessão de educação em saúde com cada díade. A residente iniciava com a aplicação do POP, com utilização do BTI e os insumos; e em seguida a acadêmica, com a leitura da HD e a brincadeira com Jogo da Memória. Conclusão: Foram criadas oportunidades para ampliar as opções de intervenção dos profissionais de saúde, garantindo qualidade nas orientações da alta segura. Contribuições e implicações para a prática: O estudo destaca que as tecnologias utilizadas, possuem potencial de melhorar o atendimento clínico. Além disso, essa abordagem mostrou-se contribuir de modo significativo para uma alta hospitalar segura e efetiva e apoiar o processo de trabalho dos profissionais e saúde.

  • Palavras-chave
  • Criança, Diabetes Mellitus Tipo 1, Tecnologia educacional, Educação em saúde, Alta hospitalar.
  • Área Temática
  • Políticas, Práticas e Tecnologia de Educação em Saúde e Enfermagem:
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É com grande satisfação que apresentamos os Anais do I Seminário Internacional de Cuidado e Tecnologia em Enfermagem. Este evento reuniu profissionais, pesquisadores e estudantes da área da enfermagem de diferentes partes do mundo, proporcionando um espaço de troca de conhecimentos, experiências e reflexões sobre o papel da tecnologia no cuidado de enfermagem.

O Seminário teve como objetivo principal discutir a interseção entre cuidado e tecnologia, explorando como as inovações tecnológicas podem ser aplicadas para aprimorar a qualidade do cuidado prestado aos pacientes. Durante os dias do evento, foram abordados temas como o uso de dispositivos e aplicativos móveis no acompanhamento dos pacientes, a utilização de inteligência artificial na tomada de decisões clínicas, o impacto das tecnologias digitais na comunicação entre profissionais de saúde, entre outros.

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  • Processo de cuidar em Enfermagem e Saúde
  • Informática, Tecnologia da Informação e Comunicação em Saúde e Enfermagem
  • Políticas, Práticas e Tecnologia de Educação em Saúde e Enfermagem:
  • Enfermagem Geral:

Dr. Francisco Mayron Morais Soares
Dr. Igor Cordeiro Mendes
Dra. Elaine Negri
Dra. Gleicina Kélen Lima
Dra. Kirley Kethellen Batista Mesquisa
Dr. Francisco Arnoldo Nunes de Miranda