Introdução: A Parada Cardiorrespiratória (PCR) é definida como uma cessação abrupta das funções cardíacas, respiratórias e consequentemente cerebrais, que podem levar a danos irreversíveis ou ao óbito de um paciente, caso não seja conduzida de forma adequada pela equipe que o assiste. Nesse sentido, para um bom treinamento dos profissionais de enfermagem para atuação durante a Reanimação Cardiopulmonar (RCP), o uso das metodologias ativas, como a simulação clínica, pode superar os modelos tradicionais de ensino e levar a um melhor desempenho no desenvolvimento de competências e habilidades necessárias. Objetivo: relatar a experiência de enfermeiros na participação de um treinamento de simulação realística em RCP adulto e pediátrico, em um hospital universitário. Método: trata-se de um estudo qualitativo, descritivo, tipo relato de experiência, sobre a participação de enfermeiros em um treinamento voltado à atualização das principais diretrizes frente a PCR adulta e pediátrica, por meio da metodologia de simulação clínica, que serviu como roteiro para o desenvolvimento da experiência. Resultados: As simulações foram guiadas por profissionais de enfermagem, medicina e fisioterapia, através de dois cenários distintos, um com manequim simulando um paciente adulto em ventilação mecânica, outro manequim pediátrico, sem uso de oxigenoterapia. Participaram em média dez profissionais, e foram aplicadas técnicas de desenvolvimento em simulação e de Prática Deliberada em Ciclos Rápidos (PDCR) na qual os participantes atuam em cenário de simulação com repetição de tarefas até a execução das intervenções com maestria. Foi possível perceber que as práticas simuladas permitiram a identificação e a reconstrução de condutas, por meio de um feedback imediato após o término das simulações e que as experiências possibilitaram relatos de maior segurança para a execução da prática no cotidiano. Conclusão: O uso da simulação clínica pode mostrar-se como metodologia inovadora para realização de treinamentos nas instituições de saúde, por replicar experiências da prática profissional e favorecer ambiente interativo entre os participantes, contribuindo para o processo de ensino-aprendizagem das equipes de assistência aos pacientes graves. Contribuições e implicações para a prática: O uso da simulação clínica poderá contribuir para a melhoria do processo de educação permanente nos hospitais, bem como para a melhoria do cuidado prestado nas instituições de ensino em saúde no país.
É com grande satisfação que apresentamos os Anais do I Seminário Internacional de Cuidado e Tecnologia em Enfermagem. Este evento reuniu profissionais, pesquisadores e estudantes da área da enfermagem de diferentes partes do mundo, proporcionando um espaço de troca de conhecimentos, experiências e reflexões sobre o papel da tecnologia no cuidado de enfermagem.
O Seminário teve como objetivo principal discutir a interseção entre cuidado e tecnologia, explorando como as inovações tecnológicas podem ser aplicadas para aprimorar a qualidade do cuidado prestado aos pacientes. Durante os dias do evento, foram abordados temas como o uso de dispositivos e aplicativos móveis no acompanhamento dos pacientes, a utilização de inteligência artificial na tomada de decisões clínicas, o impacto das tecnologias digitais na comunicação entre profissionais de saúde, entre outros.
Os Anais que apresentamos refletem a diversidade e a riqueza das discussões realizadas durante o Seminário. Os artigos aqui reunidos trazem contribuições de especialistas renomados, bem como de pesquisadores emergentes, que compartilharam suas pesquisas, estudos de caso e reflexões teóricas sobre o tema. Cada trabalho é uma peça fundamental para a compreensão dos desafios e oportunidades que surgem no encontro entre o cuidado de enfermagem e a tecnologia.
Dr. Francisco Mayron Morais Soares
Dr. Igor Cordeiro Mendes
Dra. Elaine Negri
Dra. Gleicina Kélen Lima
Dra. Kirley Kethellen Batista Mesquisa
Dr. Francisco Arnoldo Nunes de Miranda