O trabalho intitulado "Estratégias de Intervenção Psicopedagógicas para Estimulações Cognitivas no Desenvolvimento da Neuroplasticidade em Indivíduos com TEA" investiga a aplicação de intervenções psicopedagógicas em sujeitos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) visando o estímulo da neuroplasticidade. A pesquisa explora como essas intervenções podem promover o desenvolvimento cognitivo, social e psicossocial desses indivíduos, facilitando sua inclusão e autonomia em ambientes sociais. O estudo apresenta uma revisão cronológica sobre os conceitos de neuroplasticidade, psicopedagogia e autismo, destacando a importância da intervenção precoce para crianças com TEA. Na infância, o cérebro possui uma alta plasticidade, o que possibilita maior adaptação às intervenções terapêuticas. Intervenções como a Análise do Comportamento Aplicada (ABA) e o uso de ferramentas de comunicação como o PECS (Picture Exchange Communication System) são destacadas como métodos eficazes para melhorar as habilidades sociais e comunicativas de crianças com autismo, permitindo que elas se integrem de forma mais funcional em seu meio. Além disso, o trabalho explora a importância da psicomotricidade, que permite que o indivíduo autista desenvolva maior consciência corporal e coordenação motora. A intervenção psicopedagógica em TEA é descrita como uma prática que deve envolver uma equipe multidisciplinar, incluindo terapeutas ocupacionais, psicólogos, psicomotricistas, fonoaudiólogos, que juntos trabalham para desenvolver o potencial da criança e promover uma adaptação mais adequada ao ambiente. Por fim, o estudo reforça a necessidade de políticas públicas que garantem a inclusão efetiva dos indivíduos com TEA em escolas regulares e o preparo dos profissionais envolvidos. A conclusão destaca que essas práticas inclusivas não apenas beneficiam o desenvolvimento das crianças com autismo, mas também promovem uma sociedade mais justa e acolhedora, capaz de valorizar a diversidade humana.
É com imensa satisfação que apresentamos o caderno de resumos do IV Simpósio Brasileiro de Neurociências, realizado de 4 a 7 de dezembro de 2024, em Joinville, Santa Catarina. Este evento consolidou-se como um marco na promoção da ciência, formação de cientistas e divulgação científica, reunindo profissionais, pós-graduandos e graduandos em um ambiente propício ao intercâmbio de conhecimentos e experiências nas diversas esferas das neurociências. O evento é realizado pela Organização Ciências e Cognição, UFRJ, CENSUPEG, com o apoio do CNPq.
A programação do simpósio foi cuidadosamente elaborada para abordar temas atuais e pertinentes, por meio de conferências, mesas-redondas e palestras ministradas por pesquisadores de renome nacional e internacional. Essa estrutura proporcionou aos participantes a oportunidade de debater com especialistas, integrando diferentes perspectivas, como biologia molecular, fisiopatologia, clínica e morfologia, essenciais à construção do senso crítico e à iniciação científica.
Complementando as atividades teóricas, foram oferecidos minicursos destinados à capacitação e atualização dos profissionais em técnicas e assuntos relevantes ao desenvolvimento nas ciências do sistema nervoso. Essas iniciativas visaram fortalecer a formação acadêmica e prática dos participantes, ampliando suas competências e habilidades no campo das neurociências.
Os trabalhos submetidos e selecionados foram apresentados em sessões orais, avaliados por bancas compostas por doutores. Essa dinâmica permitiu um diálogo construtivo entre apresentadores e avaliadores, promovendo a troca de insights e contribuindo para o aprimoramento das pesquisas em andamento. Além disso, o público teve a oportunidade de se atualizar sobre as investigações conduzidas por diversas instituições, enriquecendo o conhecimento coletivo.
O IV Simpósio Brasileiro de Neurociências também abrigou eventos satélites de grande relevância: o I Colóquio de Neuropsicopedagogia de Santa Catarina e o III Encontro Ciências e Cognição. Essas iniciativas ampliaram o escopo do simpósio, fomentando discussões interdisciplinares e fortalecendo as relações entre os diversos núcleos de pesquisa e ensino.
Este caderno de resumos reflete a diversidade e a qualidade das pesquisas apresentadas, evidenciando o compromisso da comunidade científica brasileira com o avanço do conhecimento em neurociências. Esperamos que este registro sirva como fonte de consulta e inspiração para futuros estudos, contribuindo para o contínuo desenvolvimento da ciência em nosso país.
Agradecemos a todos os participantes, palestrantes, avaliadores e organizadores que, com dedicação e entusiasmo, tornaram possível a realização deste evento. Que os frutos aqui colhidos impulsionem novas descobertas e colaborações, fortalecendo cada vez mais a neurociência brasileira.
Cordialmente,
Comissão Organizadora
IV Simpósio Brasileiro de Neurociências
Comissão Organizadora
Aliny Carvalho Dematté
Alfred Sholl-Franco
Fabrício Bruno Cardoso
Glaucio Aranha Barros
João Vítor Galo Esteves
Comissão Científica
Aliny Carvalho Dematté
Alfred Sholl-Franco
Fabrício Bruno Cardoso
Glaucio Aranha Barros
João Vítor Galo Esteves
Comissão de Apoio
Angélica Campos
Esdras Pinheiro
Isabela Goldstein