NEUROEDUCAÇÃO COMO ESTRATÉGIA PARA A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: UM RELATO DE CASO

  • Autor
  • Gustavo Zir
  • Co-autores
  • Maria Eduarda Favarin , Clayton Luiz Zanella
  • Resumo
  •  

     

    Este trabalho apresenta um relato de caso sobre a aplicação de conhecimentos de neurociências em práticas pedagógicas, destacando a formação continuada de professores como ferramenta essencial para enfrentar os desafios atuais da educação. Em um contexto marcado por transformações sociais, culturais e tecnológicas, os educadores enfrentam a necessidade de adaptar suas estratégias para atender às demandas diversificadas dos estudantes. Nesse cenário, a neuroeducação surge como um campo promissor para fundamentar práticas pedagógicas mais eficazes. Através de uma abordagem realizada durante o planejamento pedagógico em uma escola de educação básica, foram apresentados aos docentes os conceitos fundamentais sobre as bases neurobiológicas da aprendizagem, destacando processos de aquisição, formação, consolidação e evocação da memória. As discussões enfatizaram o fenômeno da Potenciação de Longa Duração (LTP) e sua importância no aprendizado, visando integrar esse conhecimento à prática pedagógica. A motivação para essa abordagem é a compreensão de que memória e aprendizado são propriedades intrínsecas ao sistema nervoso, desempenhando papel crucial em todas as atividades cognitivas. A neurociência, enquanto campo interdisciplinar que integra conhecimentos da biologia, psicologia e neurologia, fornece uma base sólida para compreender e atender às diferenças cognitivas e comportamentais dos alunos, contribuindo para um ambiente educacional mais eficaz. Este estudo observou que a aplicação dos princípios da neuroeducação na prática pedagógica teve impacto positivo na escola em questão, que, durante a realização da pesquisa, alcançou um dos melhores índices do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) do município. Esse resultado reflete não apenas a eficácia da intervenção pedagógica, mas também a relevância de integrar práticas de neuroeducação na melhoria dos resultados educacionais. Além de reduzir dificuldades de aprendizagem, essas práticas contribuíram para um ensino mais inclusivo, refletindo positivamente nos indicadores educacionais da escola. Apoiado em autores como Izquierdo (1989), Grossi, Lopes e Couto (2014) e Escribano (2007), o trabalho reforça a necessidade de capacitação docente baseada em neuroeducação para aprimorar estratégias pedagógicas, integrando aspectos cognitivos, emocionais e comportamentais. Por fim, o artigo destaca a relevância da formação continuada para enfrentar questões como evasão escolar e defasagem no aprendizado, promovendo uma educação fundamentada em evidências que potencialize o desenvolvimento humano.

  • Palavras-chave
  • Psicologia, Educação, Aprendizagem, Memória, Neurociências.
  • Área Temática
  • Neurociências Aplicadas (incluindo Neuroeducação)
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É com imensa satisfação que apresentamos o caderno de resumos do IV Simpósio Brasileiro de Neurociências, realizado de 4 a 7 de dezembro de 2024, em Joinville, Santa Catarina. Este evento consolidou-se como um marco na promoção da ciência, formação de cientistas e divulgação científica, reunindo profissionais, pós-graduandos e graduandos em um ambiente propício ao intercâmbio de conhecimentos e experiências nas diversas esferas das neurociências. O evento é realizado pela Organização Ciências e Cognição, UFRJ, CENSUPEG, com o apoio do CNPq.

A programação do simpósio foi cuidadosamente elaborada para abordar temas atuais e pertinentes, por meio de conferências, mesas-redondas e palestras ministradas por pesquisadores de renome nacional e internacional. Essa estrutura proporcionou aos participantes a oportunidade de debater com especialistas, integrando diferentes perspectivas, como biologia molecular, fisiopatologia, clínica e morfologia, essenciais à construção do senso crítico e à iniciação científica.

Complementando as atividades teóricas, foram oferecidos minicursos destinados à capacitação e atualização dos profissionais em técnicas e assuntos relevantes ao desenvolvimento nas ciências do sistema nervoso. Essas iniciativas visaram fortalecer a formação acadêmica e prática dos participantes, ampliando suas competências e habilidades no campo das neurociências.

Os trabalhos submetidos e selecionados foram apresentados em sessões orais, avaliados por bancas compostas por doutores. Essa dinâmica permitiu um diálogo construtivo entre apresentadores e avaliadores, promovendo a troca de insights e contribuindo para o aprimoramento das pesquisas em andamento. Além disso, o público teve a oportunidade de se atualizar sobre as investigações conduzidas por diversas instituições, enriquecendo o conhecimento coletivo.

O IV Simpósio Brasileiro de Neurociências também abrigou eventos satélites de grande relevância: o I Colóquio de Neuropsicopedagogia de Santa Catarina e o III Encontro Ciências e Cognição. Essas iniciativas ampliaram o escopo do simpósio, fomentando discussões interdisciplinares e fortalecendo as relações entre os diversos núcleos de pesquisa e ensino.

Este caderno de resumos reflete a diversidade e a qualidade das pesquisas apresentadas, evidenciando o compromisso da comunidade científica brasileira com o avanço do conhecimento em neurociências. Esperamos que este registro sirva como fonte de consulta e inspiração para futuros estudos, contribuindo para o contínuo desenvolvimento da ciência em nosso país.

Agradecemos a todos os participantes, palestrantes, avaliadores e organizadores que, com dedicação e entusiasmo, tornaram possível a realização deste evento. Que os frutos aqui colhidos impulsionem novas descobertas e colaborações, fortalecendo cada vez mais a neurociência brasileira.

Cordialmente,

 

Comissão Organizadora

IV Simpósio Brasileiro de Neurociências

Comissão Organizadora

Aliny Carvalho Dematté

Alfred Sholl-Franco

Fabrício Bruno Cardoso

Glaucio Aranha Barros

João Vítor Galo Esteves

 

Comissão Científica

Aliny Carvalho Dematté

Alfred Sholl-Franco

Fabrício Bruno Cardoso

Glaucio Aranha Barros

João Vítor Galo Esteves

 

Comissão de Apoio

Angélica Campos

Esdras Pinheiro

Isabela Goldstein