Procedimentos de ensino para alfabetização de crianças com transtorno do espectro autista: revisão integrativa

  • Autor
  • Keylla Rosimar de Assis Alves
  • Co-autores
  • Fabrício Bruno Cardoso , Alfred Sholl Franco
  • Resumo
  •  O transtorno do espectro autista (TEA) é um transtorno do neurodesenvolvimento caracterizado por déficits na comunicação e interação social e por padrões restritos e repetitivos de interesses, comportamentos e atividades. Cerca de 65% apresenta grandes dificuldades no desenvolvimento da alfabetização. Programas específicos para este público são apontados como caminho para solução desta questão. Assim, questiona-se o impacto dos programas de alfabetização para crianças com TEA. A hipótese é que os programas de ensino estruturado (adequação, adaptação, flexibilização do currículo regular às necessidades do aluno) são importantes e necessários para garantir a alfabetização de crianças com TEA. Buscou-se identificar e analisar artigos que tratam de programas de alfabetização para crianças com TEA para verificar o impacto destes procedimentos. Foi realizada uma revisão sistemática a partir de base de dados (SciELO, Google Acadêmico, Lilacs) e periódicos (Capes, Journal of autismo and Developemental Disorderes) com utilização dos descritores: transtorno do espectro autista, alfabetização, aprendizagem, leitura, escrita, autism spectrum disorder, literacy, learning, reading e writing. Foram encontrados 245 artigos. Os critérios de elegibilidade dos artigos foram: texto completo e gratuito; em Língua Portuguesa e/ou inglesa e/ou espanhola; recorte temporal 2012 a 2023; pesquisa experimental e a seleção ocorreu pela sequência de leitura: título, resumo, metodologia e leitura completa. Foram selecionados 4 artigos. Os resultados apontam que a intervenção por vídeo modelagem (FFVSM ou VM) é pouco eficaz e carece de mais estudos para uma conclusão mais assertiva; os procedimentos por emparelhamento multimodelo e por  de CRMTS e o ensino simples de leitura combinatória e leitura a partir de um procedimento de leitura envolvendo o ensino direto de nomeação de sílabas e o ensino de nomeação de figuras por meio do procedimento multimodelo são boas alternativas. A partir deste estudo foi possível evidenciar a necessidade de programas para o ensino de crianças com TEA, formação adequada dos professores e uso de cursos de específicos. Estudos futuros devem considerar estudos que tratem de procedimentos de ensinos específicos para comparar procedimentos, ampliar a base de dados de pesquisa.

     

  • Palavras-chave
  • transtorno do espectro autista, alfabetização, programas de esnino, educação especial
  • Área Temática
  • Neurociências Aplicadas (incluindo Neuroeducação)
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É com imensa satisfação que apresentamos o caderno de resumos do IV Simpósio Brasileiro de Neurociências, realizado de 4 a 7 de dezembro de 2024, em Joinville, Santa Catarina. Este evento consolidou-se como um marco na promoção da ciência, formação de cientistas e divulgação científica, reunindo profissionais, pós-graduandos e graduandos em um ambiente propício ao intercâmbio de conhecimentos e experiências nas diversas esferas das neurociências. O evento é realizado pela Organização Ciências e Cognição, UFRJ, CENSUPEG, com o apoio do CNPq.

A programação do simpósio foi cuidadosamente elaborada para abordar temas atuais e pertinentes, por meio de conferências, mesas-redondas e palestras ministradas por pesquisadores de renome nacional e internacional. Essa estrutura proporcionou aos participantes a oportunidade de debater com especialistas, integrando diferentes perspectivas, como biologia molecular, fisiopatologia, clínica e morfologia, essenciais à construção do senso crítico e à iniciação científica.

Complementando as atividades teóricas, foram oferecidos minicursos destinados à capacitação e atualização dos profissionais em técnicas e assuntos relevantes ao desenvolvimento nas ciências do sistema nervoso. Essas iniciativas visaram fortalecer a formação acadêmica e prática dos participantes, ampliando suas competências e habilidades no campo das neurociências.

Os trabalhos submetidos e selecionados foram apresentados em sessões orais, avaliados por bancas compostas por doutores. Essa dinâmica permitiu um diálogo construtivo entre apresentadores e avaliadores, promovendo a troca de insights e contribuindo para o aprimoramento das pesquisas em andamento. Além disso, o público teve a oportunidade de se atualizar sobre as investigações conduzidas por diversas instituições, enriquecendo o conhecimento coletivo.

O IV Simpósio Brasileiro de Neurociências também abrigou eventos satélites de grande relevância: o I Colóquio de Neuropsicopedagogia de Santa Catarina e o III Encontro Ciências e Cognição. Essas iniciativas ampliaram o escopo do simpósio, fomentando discussões interdisciplinares e fortalecendo as relações entre os diversos núcleos de pesquisa e ensino.

Este caderno de resumos reflete a diversidade e a qualidade das pesquisas apresentadas, evidenciando o compromisso da comunidade científica brasileira com o avanço do conhecimento em neurociências. Esperamos que este registro sirva como fonte de consulta e inspiração para futuros estudos, contribuindo para o contínuo desenvolvimento da ciência em nosso país.

Agradecemos a todos os participantes, palestrantes, avaliadores e organizadores que, com dedicação e entusiasmo, tornaram possível a realização deste evento. Que os frutos aqui colhidos impulsionem novas descobertas e colaborações, fortalecendo cada vez mais a neurociência brasileira.

Cordialmente,

 

Comissão Organizadora

IV Simpósio Brasileiro de Neurociências

Comissão Organizadora

Aliny Carvalho Dematté

Alfred Sholl-Franco

Fabrício Bruno Cardoso

Glaucio Aranha Barros

João Vítor Galo Esteves

 

Comissão Científica

Aliny Carvalho Dematté

Alfred Sholl-Franco

Fabrício Bruno Cardoso

Glaucio Aranha Barros

João Vítor Galo Esteves

 

Comissão de Apoio

Angélica Campos

Esdras Pinheiro

Isabela Goldstein