Impactos da Intervenção Neuropsicopedagógica Institucional no Desenvolvimento Linguístico de Pré-Escolares

  • Autor
  • Neusa da Silva justi
  • Co-autores
  • Lucianara Braga , Rosineia Andrade Ferreira , Joyce kelly dos Santos Ferreira , Franciline de Souza , Andressa Lueders Tomio , Elizete Defreyen
  • Resumo
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    Objetivo: Avaliar o efeito de um intervenção neuropsicopedagógica institucional (NPpI) no desenvolvimento de habilidades linguísticas de pré-escolares . Metodologia: Participaram 214 pré-escolares de 4 a 6 (±5,28) anos, estudando de Centros Municipais de Educação Infantil do Estado de Santa Catarina, que foram divididos de forma randômica em dois grupos: Grupo Experimental (GE): 92 crianças que realizaram a NPpI; Grupo Controle (GC) – 122 crianças que realizaram apenas as avaliações. A NPpI consistiu em 18 atividades focadas em funções executivas e atenção plena, realizadas em 18 sessões de 10 minutos cada. Os participantes foram avaliados em dois momentos através dos seguintes protocolos: a) a) Escala de Rastreio para o Controle Inibitório de Crianças (ERCIC); b) Escala de Triagem Neuropsicopedagógica para Memória Operacional (ETNMO); c) Escala de Rastreio das habilidades de Consciência Fonológica (ERHCF); d) Rastreio neuropsicopedagógico de habilidades de leitura e escrita para pré-escolares (RNHLPE).  Resultados: Em relação ao controle inibitório, o grupo GE teve um aumento de 15% (p<0,01) comparado ao GC Quando avaliados em relação a memória operacional, o GE teve uma superioridade de 14% (p<0,01) comparado ao GC. Na avaliação das habilidades linguísticas, o grupo GE teve um aumento de 20% (p<0,01) na ERHCF e  um aumento de 38% (p<0,01) no RNHLPE comparado as crianças do GC. Conclusão: Pode-se concluir que a NPpI demonstrou eficácia significativa no desenvolvimento de habilidades linguísticas de pré-escolares, com avanços superiores no controle inibitório, memória operacional e habilidades de consciência fonológica e de leitura e escrita no grupo experimental em comparação ao grupo controle. Esses resultados evidenciam o potencial da NPpI como uma estratégia promissora para aprimorar funções cognitivas e linguísticas na primeira infância.

     

  • Palavras-chave
  • Crianças; Funções Executivas; Neuropsicopedagogia
  • Área Temática
  • Neurociências Aplicadas (incluindo Neuroeducação)
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É com imensa satisfação que apresentamos o caderno de resumos do IV Simpósio Brasileiro de Neurociências, realizado de 4 a 7 de dezembro de 2024, em Joinville, Santa Catarina. Este evento consolidou-se como um marco na promoção da ciência, formação de cientistas e divulgação científica, reunindo profissionais, pós-graduandos e graduandos em um ambiente propício ao intercâmbio de conhecimentos e experiências nas diversas esferas das neurociências. O evento é realizado pela Organização Ciências e Cognição, UFRJ, CENSUPEG, com o apoio do CNPq.

A programação do simpósio foi cuidadosamente elaborada para abordar temas atuais e pertinentes, por meio de conferências, mesas-redondas e palestras ministradas por pesquisadores de renome nacional e internacional. Essa estrutura proporcionou aos participantes a oportunidade de debater com especialistas, integrando diferentes perspectivas, como biologia molecular, fisiopatologia, clínica e morfologia, essenciais à construção do senso crítico e à iniciação científica.

Complementando as atividades teóricas, foram oferecidos minicursos destinados à capacitação e atualização dos profissionais em técnicas e assuntos relevantes ao desenvolvimento nas ciências do sistema nervoso. Essas iniciativas visaram fortalecer a formação acadêmica e prática dos participantes, ampliando suas competências e habilidades no campo das neurociências.

Os trabalhos submetidos e selecionados foram apresentados em sessões orais, avaliados por bancas compostas por doutores. Essa dinâmica permitiu um diálogo construtivo entre apresentadores e avaliadores, promovendo a troca de insights e contribuindo para o aprimoramento das pesquisas em andamento. Além disso, o público teve a oportunidade de se atualizar sobre as investigações conduzidas por diversas instituições, enriquecendo o conhecimento coletivo.

O IV Simpósio Brasileiro de Neurociências também abrigou eventos satélites de grande relevância: o I Colóquio de Neuropsicopedagogia de Santa Catarina e o III Encontro Ciências e Cognição. Essas iniciativas ampliaram o escopo do simpósio, fomentando discussões interdisciplinares e fortalecendo as relações entre os diversos núcleos de pesquisa e ensino.

Este caderno de resumos reflete a diversidade e a qualidade das pesquisas apresentadas, evidenciando o compromisso da comunidade científica brasileira com o avanço do conhecimento em neurociências. Esperamos que este registro sirva como fonte de consulta e inspiração para futuros estudos, contribuindo para o contínuo desenvolvimento da ciência em nosso país.

Agradecemos a todos os participantes, palestrantes, avaliadores e organizadores que, com dedicação e entusiasmo, tornaram possível a realização deste evento. Que os frutos aqui colhidos impulsionem novas descobertas e colaborações, fortalecendo cada vez mais a neurociência brasileira.

Cordialmente,

 

Comissão Organizadora

IV Simpósio Brasileiro de Neurociências

Comissão Organizadora

Aliny Carvalho Dematté

Alfred Sholl-Franco

Fabrício Bruno Cardoso

Glaucio Aranha Barros

João Vítor Galo Esteves

 

Comissão Científica

Aliny Carvalho Dematté

Alfred Sholl-Franco

Fabrício Bruno Cardoso

Glaucio Aranha Barros

João Vítor Galo Esteves

 

Comissão de Apoio

Angélica Campos

Esdras Pinheiro

Isabela Goldstein