Há uma diferença astronômica entre o baixo número de alunos que apresentam superdotação/altas habilidades identificados nas escolas brasileiras e o percentual sugerido pela OMS para a população em geral, delatando a urgência de se ter as causas do não reconhecimento desta população investigadas. Esta pesquisa bibliográfica, busca este entendimento uma vez que tais estudantes necessitam de acompanhamento adequado para o desenvolvimento de suas habilidades específicas e potencialidades. Cada sujeito apresenta um perfil único, determinado por uma inteligência multidimensional nutrida pelas suas interações. Um contexto familiar e/ou educacional desfavorável pode ao invés de apresentar bom desempenho, ter déficit de aprendizagem e bloqueio das habilidades. Contribuem para esta situação os mitos; despreparo dos profissionais da saúde e educação; desconhecimento dos aspectos emocionais e sociais dos superdotados, fazendo com que suas tendências e características individuais, obscureçam a superdotação, gerando erros de diagnóstico e conduções que podem privá-los da estimulação necessária ou gerarem comportamentos desajustados. O professor é relevante para que se evitem equívocos. Reconhecendo características deste perfil, tem o poder de prevenir sujeitos injustiçados e talentos desperdiçados.
É com imensa satisfação que apresentamos o caderno de resumos do IV Simpósio Brasileiro de Neurociências, realizado de 4 a 7 de dezembro de 2024, em Joinville, Santa Catarina. Este evento consolidou-se como um marco na promoção da ciência, formação de cientistas e divulgação científica, reunindo profissionais, pós-graduandos e graduandos em um ambiente propício ao intercâmbio de conhecimentos e experiências nas diversas esferas das neurociências. O evento é realizado pela Organização Ciências e Cognição, UFRJ, CENSUPEG, com o apoio do CNPq.
A programação do simpósio foi cuidadosamente elaborada para abordar temas atuais e pertinentes, por meio de conferências, mesas-redondas e palestras ministradas por pesquisadores de renome nacional e internacional. Essa estrutura proporcionou aos participantes a oportunidade de debater com especialistas, integrando diferentes perspectivas, como biologia molecular, fisiopatologia, clínica e morfologia, essenciais à construção do senso crítico e à iniciação científica.
Complementando as atividades teóricas, foram oferecidos minicursos destinados à capacitação e atualização dos profissionais em técnicas e assuntos relevantes ao desenvolvimento nas ciências do sistema nervoso. Essas iniciativas visaram fortalecer a formação acadêmica e prática dos participantes, ampliando suas competências e habilidades no campo das neurociências.
Os trabalhos submetidos e selecionados foram apresentados em sessões orais, avaliados por bancas compostas por doutores. Essa dinâmica permitiu um diálogo construtivo entre apresentadores e avaliadores, promovendo a troca de insights e contribuindo para o aprimoramento das pesquisas em andamento. Além disso, o público teve a oportunidade de se atualizar sobre as investigações conduzidas por diversas instituições, enriquecendo o conhecimento coletivo.
O IV Simpósio Brasileiro de Neurociências também abrigou eventos satélites de grande relevância: o I Colóquio de Neuropsicopedagogia de Santa Catarina e o III Encontro Ciências e Cognição. Essas iniciativas ampliaram o escopo do simpósio, fomentando discussões interdisciplinares e fortalecendo as relações entre os diversos núcleos de pesquisa e ensino.
Este caderno de resumos reflete a diversidade e a qualidade das pesquisas apresentadas, evidenciando o compromisso da comunidade científica brasileira com o avanço do conhecimento em neurociências. Esperamos que este registro sirva como fonte de consulta e inspiração para futuros estudos, contribuindo para o contínuo desenvolvimento da ciência em nosso país.
Agradecemos a todos os participantes, palestrantes, avaliadores e organizadores que, com dedicação e entusiasmo, tornaram possível a realização deste evento. Que os frutos aqui colhidos impulsionem novas descobertas e colaborações, fortalecendo cada vez mais a neurociência brasileira.
Cordialmente,
Comissão Organizadora
IV Simpósio Brasileiro de Neurociências
Comissão Organizadora
Aliny Carvalho Dematté
Alfred Sholl-Franco
Fabrício Bruno Cardoso
Glaucio Aranha Barros
João Vítor Galo Esteves
Comissão Científica
Aliny Carvalho Dematté
Alfred Sholl-Franco
Fabrício Bruno Cardoso
Glaucio Aranha Barros
João Vítor Galo Esteves
Comissão de Apoio
Angélica Campos
Esdras Pinheiro
Isabela Goldstein