Associação entre Sobrecarga do Cuidador e Qualidade de Vida em Cuidadores de Crianças com TEA

  • Autor
  • Hiago Murilo de Melo
  • Co-autores
  • Ana Cristina de Bem Alves , Viviane Riquelmes Garcia , Ana Julia Passos Espindola , Raquel Oliveira Lima , Vinicius Da Silveira Silva , Marina Paseto Zonta , Lucas da Silva Santos , Luiz Eraldo de Almeida Silva , Josiel Mileno Mack
  • Resumo
  • Objetivo: O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um transtorno do neurodesenvolvimento que exige suporte contínuo ao longo da vida. Este estudo tem como objetivo investigar a associação entre a sobrecarga percebida por cuidadores de crianças com TEA e sua qualidade de vida.

    Método: A amostra incluiu 69 cuidadores, predominantemente mulheres (94,2%). Os participantes responderam à escala de Sobrecarga do Cuidador e ao WHOQOL-bref para avaliar a qualidade de vida. Os dados foram analisados por meio de estatística descritiva, e uma correlação de Pearson foi realizada para investigar a associação entre os escores da escala de Sobrecarga do Cuidador e qualidade de vida.

    Resultado: A análise descritiva sugere uma sobrecarga moderada do cuidador (M = 102,29; DP = 21,20) e uma percepção moderada de qualidade de vida geral (M = 3,32; DP = 0,83). Entre as dimensões do WHOQOL-bref, a Dimensão Física apresentou média de 2,72 (DP = 0,60), a Psicológica, 2,85 (DP = 0,69), a Social, 2,67 (DP = 0,97) e a Ambiental, 3,10 (DP = 0,66). As análises de correlação de Pearson sugerem associações negativas significativas entre a sobrecarga do cuidador e as dimensões de Qualidade de Vida Geral (r = -0,33; p = 0,005), Física (r = -0,38; p = 0,001), Psicológica (r = -0,41; p = 0,001) e Social (r = -0,26; p = 0,02). Não foi observada correlação significativa com a Dimensão Ambiental (r = -0,12; p = 0,32).

    Conclusão: Os resultados indicam uma relação inversa entre a sobrecarga do cuidador e a qualidade de vida, destacando o impacto mais expressivo nas dimensões psicológica e física. Esses achados ressaltam a necessidade de intervenções que reduzam a sobrecarga e promovam suporte psicológico e físico aos cuidadores de crianças com TEA, visando melhorar sua qualidade de vida.

  • Palavras-chave
  • Autismo, Qualidade de Vida, Sobrecarga do Cuidador, Neurodesenvolvimento
  • Área Temática
  • Neurociências Aplicadas (incluindo Neuroeducação)
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É com imensa satisfação que apresentamos o caderno de resumos do IV Simpósio Brasileiro de Neurociências, realizado de 4 a 7 de dezembro de 2024, em Joinville, Santa Catarina. Este evento consolidou-se como um marco na promoção da ciência, formação de cientistas e divulgação científica, reunindo profissionais, pós-graduandos e graduandos em um ambiente propício ao intercâmbio de conhecimentos e experiências nas diversas esferas das neurociências. O evento é realizado pela Organização Ciências e Cognição, UFRJ, CENSUPEG, com o apoio do CNPq.

A programação do simpósio foi cuidadosamente elaborada para abordar temas atuais e pertinentes, por meio de conferências, mesas-redondas e palestras ministradas por pesquisadores de renome nacional e internacional. Essa estrutura proporcionou aos participantes a oportunidade de debater com especialistas, integrando diferentes perspectivas, como biologia molecular, fisiopatologia, clínica e morfologia, essenciais à construção do senso crítico e à iniciação científica.

Complementando as atividades teóricas, foram oferecidos minicursos destinados à capacitação e atualização dos profissionais em técnicas e assuntos relevantes ao desenvolvimento nas ciências do sistema nervoso. Essas iniciativas visaram fortalecer a formação acadêmica e prática dos participantes, ampliando suas competências e habilidades no campo das neurociências.

Os trabalhos submetidos e selecionados foram apresentados em sessões orais, avaliados por bancas compostas por doutores. Essa dinâmica permitiu um diálogo construtivo entre apresentadores e avaliadores, promovendo a troca de insights e contribuindo para o aprimoramento das pesquisas em andamento. Além disso, o público teve a oportunidade de se atualizar sobre as investigações conduzidas por diversas instituições, enriquecendo o conhecimento coletivo.

O IV Simpósio Brasileiro de Neurociências também abrigou eventos satélites de grande relevância: o I Colóquio de Neuropsicopedagogia de Santa Catarina e o III Encontro Ciências e Cognição. Essas iniciativas ampliaram o escopo do simpósio, fomentando discussões interdisciplinares e fortalecendo as relações entre os diversos núcleos de pesquisa e ensino.

Este caderno de resumos reflete a diversidade e a qualidade das pesquisas apresentadas, evidenciando o compromisso da comunidade científica brasileira com o avanço do conhecimento em neurociências. Esperamos que este registro sirva como fonte de consulta e inspiração para futuros estudos, contribuindo para o contínuo desenvolvimento da ciência em nosso país.

Agradecemos a todos os participantes, palestrantes, avaliadores e organizadores que, com dedicação e entusiasmo, tornaram possível a realização deste evento. Que os frutos aqui colhidos impulsionem novas descobertas e colaborações, fortalecendo cada vez mais a neurociência brasileira.

Cordialmente,

 

Comissão Organizadora

IV Simpósio Brasileiro de Neurociências

Comissão Organizadora

Aliny Carvalho Dematté

Alfred Sholl-Franco

Fabrício Bruno Cardoso

Glaucio Aranha Barros

João Vítor Galo Esteves

 

Comissão Científica

Aliny Carvalho Dematté

Alfred Sholl-Franco

Fabrício Bruno Cardoso

Glaucio Aranha Barros

João Vítor Galo Esteves

 

Comissão de Apoio

Angélica Campos

Esdras Pinheiro

Isabela Goldstein