Crianças com Risco para Transtorno Específico de Aprendizagem: Um Estudo de Intervenção Escolar com Exergames

  • Autor
  • Cynthia Yukiko Hiraga
  • Co-autores
  • Andressa Braw Brito Pereira , Rodrigo Daniel Batista Pezzuto , Marcos Roberto Vieira Filho , Eliane Garcia da Silva
  • Resumo
  • As dificuldades de aprendizagem afetam uma parcela de crianças em idade escolar, comprometendo seu desempenho acadêmico e desenvolvimento global. Essas dificuldades são frequentemente agravadas pela ausência de estratégias pedagógicas que integrem aspectos motivacionais, cognitivos e sociais. Diante disso, o presente estudo avaliou os impactos de um programa de intervenção com exergames em crianças com risco para transtorno específico de aprendizagem (rTEAp). Participaram 49 crianças, de 2º e 3º anos do ensino fundamental, indicadas pelas professoras de sala com base no baixo rendimento escolar e histórico de dificuldade de aprendizado persistente. A intervenção incluiu 20 sessões realizadas ao longo do ano letivo, utilizando consoles de videogame Nintendo Wii. Os jogos selecionados demandavam habilidades como coordenação motora, equilíbrio, foco atencional, tomada de decisão, entre outras. Durante as sessões, as crianças jogaram individualmente em ambientes controlados e recebiam orientações e feedback para otimizar seu desempenho. A coleta de dados consistiu de respostas advindas de questionários aplicados aos professores e às crianças, de uma escala de prazer/satisfação adaptada respondida pelas crianças e do desempenho dos resultados dos jogos de cada criança. Os resultados indicaram progressos consistentes nas habilidades cognitivas e motoras, evidenciados pelo aumento nas pontuações dos jogos (p < 0.05). As professoras de sala das crianças relataram que 76% delas apresentaram avanços na atenção e motivação em sala de aula; 63% mostraram melhor desempenho em atividades escolares. Os relatos das crianças indicaram um nível elevado de satisfação com as sessões, com mais de 90% delas descrevendo as atividades como ‘muito divertidas’. A intervenção com exergames demonstrou ser uma estratégia eficaz ao promover prazer e satisfação nas crianças, propiciando um ambiente emocionalmente positivo. Esses efeitos podem ser explicados pela ativação de circuitos dopaminérgicos associados à recompensa e ao aprendizado, que tendem a aumentar a motivação, o engajamento e a atenção, reforçando comportamentos bem-sucedidos. Conclui-se que a integração de abordagens baseadas em exergames nas práticas educacionais pode contribuir para a criação de condições que ajudem as crianças a lidar melhor com suas dificuldades de aprendizagem, favorecendo seu desenvolvimento acadêmico. 

  • Palavras-chave
  • Dificuldade de aprendizagem, Videogame, Motivação, Escola
  • Área Temática
  • Neurociências Aplicadas (incluindo Neuroeducação)
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É com imensa satisfação que apresentamos o caderno de resumos do IV Simpósio Brasileiro de Neurociências, realizado de 4 a 7 de dezembro de 2024, em Joinville, Santa Catarina. Este evento consolidou-se como um marco na promoção da ciência, formação de cientistas e divulgação científica, reunindo profissionais, pós-graduandos e graduandos em um ambiente propício ao intercâmbio de conhecimentos e experiências nas diversas esferas das neurociências. O evento é realizado pela Organização Ciências e Cognição, UFRJ, CENSUPEG, com o apoio do CNPq.

A programação do simpósio foi cuidadosamente elaborada para abordar temas atuais e pertinentes, por meio de conferências, mesas-redondas e palestras ministradas por pesquisadores de renome nacional e internacional. Essa estrutura proporcionou aos participantes a oportunidade de debater com especialistas, integrando diferentes perspectivas, como biologia molecular, fisiopatologia, clínica e morfologia, essenciais à construção do senso crítico e à iniciação científica.

Complementando as atividades teóricas, foram oferecidos minicursos destinados à capacitação e atualização dos profissionais em técnicas e assuntos relevantes ao desenvolvimento nas ciências do sistema nervoso. Essas iniciativas visaram fortalecer a formação acadêmica e prática dos participantes, ampliando suas competências e habilidades no campo das neurociências.

Os trabalhos submetidos e selecionados foram apresentados em sessões orais, avaliados por bancas compostas por doutores. Essa dinâmica permitiu um diálogo construtivo entre apresentadores e avaliadores, promovendo a troca de insights e contribuindo para o aprimoramento das pesquisas em andamento. Além disso, o público teve a oportunidade de se atualizar sobre as investigações conduzidas por diversas instituições, enriquecendo o conhecimento coletivo.

O IV Simpósio Brasileiro de Neurociências também abrigou eventos satélites de grande relevância: o I Colóquio de Neuropsicopedagogia de Santa Catarina e o III Encontro Ciências e Cognição. Essas iniciativas ampliaram o escopo do simpósio, fomentando discussões interdisciplinares e fortalecendo as relações entre os diversos núcleos de pesquisa e ensino.

Este caderno de resumos reflete a diversidade e a qualidade das pesquisas apresentadas, evidenciando o compromisso da comunidade científica brasileira com o avanço do conhecimento em neurociências. Esperamos que este registro sirva como fonte de consulta e inspiração para futuros estudos, contribuindo para o contínuo desenvolvimento da ciência em nosso país.

Agradecemos a todos os participantes, palestrantes, avaliadores e organizadores que, com dedicação e entusiasmo, tornaram possível a realização deste evento. Que os frutos aqui colhidos impulsionem novas descobertas e colaborações, fortalecendo cada vez mais a neurociência brasileira.

Cordialmente,

 

Comissão Organizadora

IV Simpósio Brasileiro de Neurociências

Comissão Organizadora

Aliny Carvalho Dematté

Alfred Sholl-Franco

Fabrício Bruno Cardoso

Glaucio Aranha Barros

João Vítor Galo Esteves

 

Comissão Científica

Aliny Carvalho Dematté

Alfred Sholl-Franco

Fabrício Bruno Cardoso

Glaucio Aranha Barros

João Vítor Galo Esteves

 

Comissão de Apoio

Angélica Campos

Esdras Pinheiro

Isabela Goldstein