Introdução: O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um transtorno de neurodesenvolvimento que pode ser abordado por meio de terapias inovadoras, como a Realidade Virtual (RV). Este estudo teve como objetivo avaliar os efeitos da RV sobre distúrbios motores em crianças com TEA. Métodos: Participaram cinco meninos com TEA, alfabetizados e com idade média de 9,4 ± 1,8 anos, matriculados na Associação dos Amigos dos Autistas (AMA) de Jaraguá do Sul, SC. Utilizou-se a RV não imersiva via smartphone, com jogos do aplicativo D_Active Arcade: Dribble Tag (habilidades manuais), High Kicks (habilidades com os pés e transferência de peso) e Whack a Mole (tarefas manuais e atenção). Foram realizadas oito sessões de 30 minutos, duas vezes por semana, durante quatro semanas, alternando os jogos, com 2 minutos de intervalo entre as partidas. A avaliação ocorreu antes e depois das sessões, com as escalas Berg (equilíbrio), Escala de Função da Mão de Cochin e Teste do Espiral (coordenação motora fina). Resultados: a análise dos dados indicou melhorias significativas no equilíbrio e nas atividades cotidianas. A Escala de Berg indicou avanços em movimentos complexos, como manter-se em pé sem apoio, girar rapidamente e subir degraus alternados, sem mudanças em movimentos simples já dominados. A Escala de Função da Mão de Cochin apontou uma diminuição nas dificuldades de atividades manuais, sugerindo melhora na funcionalidade diária. No entanto, o Teste do Espiral não apresentou variações significativas, possivelmente devido ao foco dos jogos em coordenação motora global. Conclusão: Assim, a RV não imersiva demonstrou-se eficaz para o equilíbrio e habilidades manuais em crianças com TEA, embora não tenha impactado a coordenação motora fina, indicando a importância de incluir exercícios mais precisos em futuras intervenções.
É com imensa satisfação que apresentamos o caderno de resumos do IV Simpósio Brasileiro de Neurociências, realizado de 4 a 7 de dezembro de 2024, em Joinville, Santa Catarina. Este evento consolidou-se como um marco na promoção da ciência, formação de cientistas e divulgação científica, reunindo profissionais, pós-graduandos e graduandos em um ambiente propício ao intercâmbio de conhecimentos e experiências nas diversas esferas das neurociências. O evento é realizado pela Organização Ciências e Cognição, UFRJ, CENSUPEG, com o apoio do CNPq.
A programação do simpósio foi cuidadosamente elaborada para abordar temas atuais e pertinentes, por meio de conferências, mesas-redondas e palestras ministradas por pesquisadores de renome nacional e internacional. Essa estrutura proporcionou aos participantes a oportunidade de debater com especialistas, integrando diferentes perspectivas, como biologia molecular, fisiopatologia, clínica e morfologia, essenciais à construção do senso crítico e à iniciação científica.
Complementando as atividades teóricas, foram oferecidos minicursos destinados à capacitação e atualização dos profissionais em técnicas e assuntos relevantes ao desenvolvimento nas ciências do sistema nervoso. Essas iniciativas visaram fortalecer a formação acadêmica e prática dos participantes, ampliando suas competências e habilidades no campo das neurociências.
Os trabalhos submetidos e selecionados foram apresentados em sessões orais, avaliados por bancas compostas por doutores. Essa dinâmica permitiu um diálogo construtivo entre apresentadores e avaliadores, promovendo a troca de insights e contribuindo para o aprimoramento das pesquisas em andamento. Além disso, o público teve a oportunidade de se atualizar sobre as investigações conduzidas por diversas instituições, enriquecendo o conhecimento coletivo.
O IV Simpósio Brasileiro de Neurociências também abrigou eventos satélites de grande relevância: o I Colóquio de Neuropsicopedagogia de Santa Catarina e o III Encontro Ciências e Cognição. Essas iniciativas ampliaram o escopo do simpósio, fomentando discussões interdisciplinares e fortalecendo as relações entre os diversos núcleos de pesquisa e ensino.
Este caderno de resumos reflete a diversidade e a qualidade das pesquisas apresentadas, evidenciando o compromisso da comunidade científica brasileira com o avanço do conhecimento em neurociências. Esperamos que este registro sirva como fonte de consulta e inspiração para futuros estudos, contribuindo para o contínuo desenvolvimento da ciência em nosso país.
Agradecemos a todos os participantes, palestrantes, avaliadores e organizadores que, com dedicação e entusiasmo, tornaram possível a realização deste evento. Que os frutos aqui colhidos impulsionem novas descobertas e colaborações, fortalecendo cada vez mais a neurociência brasileira.
Cordialmente,
Comissão Organizadora
IV Simpósio Brasileiro de Neurociências
Comissão Organizadora
Aliny Carvalho Dematté
Alfred Sholl-Franco
Fabrício Bruno Cardoso
Glaucio Aranha Barros
João Vítor Galo Esteves
Comissão Científica
Aliny Carvalho Dematté
Alfred Sholl-Franco
Fabrício Bruno Cardoso
Glaucio Aranha Barros
João Vítor Galo Esteves
Comissão de Apoio
Angélica Campos
Esdras Pinheiro
Isabela Goldstein