O impacto do exercício físico no neurodesenvolvimento de indivíduos TDAH

  • Autor
  • Douglas Koji Yasuda Matsuoka
  • Co-autores
  • Matheus Randur Vargas Batista
  • Resumo
  •  

    O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é um transtorno neurodesenvolvimental caracterizado pela presença de desatenção, hiperatividade e impulsividade presentes em um nível mais frequente e grave. Estima-se que a sua prevalência é de 5% porém, não existe um teste único e definitivo para diagnosticar o TDAH , o que culminou na popularização do seu diagnóstico e consequentemente no seu tratamento com metilfenidato (ritalina), medicação responsável por aumentar a concentração de monoaminas no nosso cérebro, como a dopamina e noradrenalina, e, por consequência, tem alto fator psicotrópico. Em contraponto a atividade física tem sido amplamente estudada como uma abordagem complementar com Impactos neurocognitivos e comportamentais. Em virtude disso, o presente tema ressalta a importância da atividade física como linha de tratamento, e sua possível relação direta e indireta com o tratamento farmacológico. Trata-se de um estudo descritivo, de abordagem qualitativa. A revisão bibliográfica foi elaborada a partir da base de dados Lilacs, PUBMED, Scielo e MEDLINE, utilizando os seguintes descritores: TDAH, exercício físico, metilfenidato. Como critério de inclusão, definiu-se a busca por artigos de acesso livre, nos idiomas português e inglês, no período de 2018 a 2024, enquanto que foram excluídos artigos fora do período estabelecido para a revisão. Como resultados adquiridos, evidenciou-se a capacidade do exercício físico em minimizar os sintomas da patologia, especialmente reduzindo o atraso do desenvolvimento motor. Além disso, a prática do exercício estimula aumento dos neurotransmissores, como dopamina, serotonina e noradrenalina, que em pacientes portadores de TDAH, estão reduzidos. Portanto, o seguinte estudo ressalta a importância da influência da atividade física no neurodesenvolvimento de pacientes portadores de TDAH, não exaltando a sua prática em detrimento do tratamento medicamentoso, mas ressaltando o papel sinergista que o exercício tem com os fármacos.

  • Palavras-chave
  • TDAH, exercício físico, metilfenidato
  • Área Temática
  • Neurociência Clínica
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É com imensa satisfação que apresentamos o caderno de resumos do IV Simpósio Brasileiro de Neurociências, realizado de 4 a 7 de dezembro de 2024, em Joinville, Santa Catarina. Este evento consolidou-se como um marco na promoção da ciência, formação de cientistas e divulgação científica, reunindo profissionais, pós-graduandos e graduandos em um ambiente propício ao intercâmbio de conhecimentos e experiências nas diversas esferas das neurociências. O evento é realizado pela Organização Ciências e Cognição, UFRJ, CENSUPEG, com o apoio do CNPq.

A programação do simpósio foi cuidadosamente elaborada para abordar temas atuais e pertinentes, por meio de conferências, mesas-redondas e palestras ministradas por pesquisadores de renome nacional e internacional. Essa estrutura proporcionou aos participantes a oportunidade de debater com especialistas, integrando diferentes perspectivas, como biologia molecular, fisiopatologia, clínica e morfologia, essenciais à construção do senso crítico e à iniciação científica.

Complementando as atividades teóricas, foram oferecidos minicursos destinados à capacitação e atualização dos profissionais em técnicas e assuntos relevantes ao desenvolvimento nas ciências do sistema nervoso. Essas iniciativas visaram fortalecer a formação acadêmica e prática dos participantes, ampliando suas competências e habilidades no campo das neurociências.

Os trabalhos submetidos e selecionados foram apresentados em sessões orais, avaliados por bancas compostas por doutores. Essa dinâmica permitiu um diálogo construtivo entre apresentadores e avaliadores, promovendo a troca de insights e contribuindo para o aprimoramento das pesquisas em andamento. Além disso, o público teve a oportunidade de se atualizar sobre as investigações conduzidas por diversas instituições, enriquecendo o conhecimento coletivo.

O IV Simpósio Brasileiro de Neurociências também abrigou eventos satélites de grande relevância: o I Colóquio de Neuropsicopedagogia de Santa Catarina e o III Encontro Ciências e Cognição. Essas iniciativas ampliaram o escopo do simpósio, fomentando discussões interdisciplinares e fortalecendo as relações entre os diversos núcleos de pesquisa e ensino.

Este caderno de resumos reflete a diversidade e a qualidade das pesquisas apresentadas, evidenciando o compromisso da comunidade científica brasileira com o avanço do conhecimento em neurociências. Esperamos que este registro sirva como fonte de consulta e inspiração para futuros estudos, contribuindo para o contínuo desenvolvimento da ciência em nosso país.

Agradecemos a todos os participantes, palestrantes, avaliadores e organizadores que, com dedicação e entusiasmo, tornaram possível a realização deste evento. Que os frutos aqui colhidos impulsionem novas descobertas e colaborações, fortalecendo cada vez mais a neurociência brasileira.

Cordialmente,

 

Comissão Organizadora

IV Simpósio Brasileiro de Neurociências

Comissão Organizadora

Aliny Carvalho Dematté

Alfred Sholl-Franco

Fabrício Bruno Cardoso

Glaucio Aranha Barros

João Vítor Galo Esteves

 

Comissão Científica

Aliny Carvalho Dematté

Alfred Sholl-Franco

Fabrício Bruno Cardoso

Glaucio Aranha Barros

João Vítor Galo Esteves

 

Comissão de Apoio

Angélica Campos

Esdras Pinheiro

Isabela Goldstein