Análise da Variabilidade da Frequência Cardíaca e sua Relação com o Estresse Mental no Desempenho em Matemática: Um Estudo nos Anos Finais do Ensino Fundamental em Florianópolis-SC

  • Autor
  • ANA ELISA PILLON
  • Co-autores
  • Vania Ribas Ulbricht
  • Resumo
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    Resumo:

    Ansiedade e estresse, embora características distintas, possuem uma relação de influência mútua e significativa. A ansiedade matemática, frequente em ambientes educacionais, gera desconforto e apreensão em situações que envolvem conceitos ou tarefas relacionadas à matemática. Este estudo, de caráter aplicado e tecnológico, com abordagem mista, realizou uma investigação de campo em escolas municipais com estudantes dos anos finais do ensino fundamental. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas e análises de variáveis ??relacionadas à Variabilidade da Frequência Cardíaca (VFC). O objetivo principal foi avaliar os índices de estresse mental durante a resolução de exercícios envolvidos em frações e explorar sua possível relação com a ansiedade matemática.

    Os resultados revelaram que 49% dos estudantes apresentaram os maiores níveis de estresse durante a realização das atividades propostas. Estes resultados evidenciaram a influência significativa do estresse mental no desempenho matemático, destacando a importância de investigações profundas nessa área. A análise da VFC demonstrou-se uma ferramenta promissora para compreender melhor os impactos do estresse no contexto educacional, particularmente no ensino de matemática.

    Diante dos resultados, recomenda-se a realização de estudos futuros que ampliem o uso da análise do VFC como recurso para identificar e gerenciar fatores emocionais que afetam o aprendizado da matemática. Essas pesquisas contribuem para o desenvolvimento de estratégias pedagógicas mais positivas e direcionadas às necessidades emocionais dos estudantes, promovendo um ambiente de aprendizagem mais acolhedor e produtivo.

     

  • Palavras-chave
  • Aprendizagem, matemática, Variabilidade da Frequência Cardíaca (VFC), estresse, ansiedade matemática.
  • Área Temática
  • Neurociências Aplicadas (incluindo Neuroeducação)
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É com imensa satisfação que apresentamos o caderno de resumos do IV Simpósio Brasileiro de Neurociências, realizado de 4 a 7 de dezembro de 2024, em Joinville, Santa Catarina. Este evento consolidou-se como um marco na promoção da ciência, formação de cientistas e divulgação científica, reunindo profissionais, pós-graduandos e graduandos em um ambiente propício ao intercâmbio de conhecimentos e experiências nas diversas esferas das neurociências. O evento é realizado pela Organização Ciências e Cognição, UFRJ, CENSUPEG, com o apoio do CNPq.

A programação do simpósio foi cuidadosamente elaborada para abordar temas atuais e pertinentes, por meio de conferências, mesas-redondas e palestras ministradas por pesquisadores de renome nacional e internacional. Essa estrutura proporcionou aos participantes a oportunidade de debater com especialistas, integrando diferentes perspectivas, como biologia molecular, fisiopatologia, clínica e morfologia, essenciais à construção do senso crítico e à iniciação científica.

Complementando as atividades teóricas, foram oferecidos minicursos destinados à capacitação e atualização dos profissionais em técnicas e assuntos relevantes ao desenvolvimento nas ciências do sistema nervoso. Essas iniciativas visaram fortalecer a formação acadêmica e prática dos participantes, ampliando suas competências e habilidades no campo das neurociências.

Os trabalhos submetidos e selecionados foram apresentados em sessões orais, avaliados por bancas compostas por doutores. Essa dinâmica permitiu um diálogo construtivo entre apresentadores e avaliadores, promovendo a troca de insights e contribuindo para o aprimoramento das pesquisas em andamento. Além disso, o público teve a oportunidade de se atualizar sobre as investigações conduzidas por diversas instituições, enriquecendo o conhecimento coletivo.

O IV Simpósio Brasileiro de Neurociências também abrigou eventos satélites de grande relevância: o I Colóquio de Neuropsicopedagogia de Santa Catarina e o III Encontro Ciências e Cognição. Essas iniciativas ampliaram o escopo do simpósio, fomentando discussões interdisciplinares e fortalecendo as relações entre os diversos núcleos de pesquisa e ensino.

Este caderno de resumos reflete a diversidade e a qualidade das pesquisas apresentadas, evidenciando o compromisso da comunidade científica brasileira com o avanço do conhecimento em neurociências. Esperamos que este registro sirva como fonte de consulta e inspiração para futuros estudos, contribuindo para o contínuo desenvolvimento da ciência em nosso país.

Agradecemos a todos os participantes, palestrantes, avaliadores e organizadores que, com dedicação e entusiasmo, tornaram possível a realização deste evento. Que os frutos aqui colhidos impulsionem novas descobertas e colaborações, fortalecendo cada vez mais a neurociência brasileira.

Cordialmente,

 

Comissão Organizadora

IV Simpósio Brasileiro de Neurociências

Comissão Organizadora

Aliny Carvalho Dematté

Alfred Sholl-Franco

Fabrício Bruno Cardoso

Glaucio Aranha Barros

João Vítor Galo Esteves

 

Comissão Científica

Aliny Carvalho Dematté

Alfred Sholl-Franco

Fabrício Bruno Cardoso

Glaucio Aranha Barros

João Vítor Galo Esteves

 

Comissão de Apoio

Angélica Campos

Esdras Pinheiro

Isabela Goldstein