Resumo
Este estudo pretende investigar o modo de subjetivação dos jovens acerca do desenvolvimento da sua espiritualidade, sua concepção de sagrado e a influência do Ensino Religioso Escolar como fator de enriquecimento da sua cultura religiosa. Basicamente, interessa perceber até que ponto o jovem considera que o Ensino Religioso na Educação Básica contribui para uma válida formação religiosa e qual a sua importância dentro do currículo escolar. Considerando que a juventude dos nossos dias está diversificada com diferentes oportunidades, dificuldades ou facilidades decorrentes do meio social em que vive, o estudo terá como campo de investigação jovens de ambos os sexos, alunos do ensino médio em uma escola confessional numa cidade do interior de Alagoas.
Palavras chave: Sagrado, Jovem, Ensino Religioso.
Abstract
This study intends to investigate the subjectivity of young people about the development of their spirituality, their conception of the sacred and the influence of Religious Education at school, as a factor to enrich their religious culture. Basically, it is important to realize if the young considers that Religious Education really contributes to a valid religious formation and its importance within the school curriculum. Considering that the youth of our days is diversified with different opportunities, difficulties or facilities arising from the social environment in which they live, the study will have as a field of research young men and women, high school students in a catholic school in a town from Alagoas. Keywords: Sacred, Young, Religious Education.
Entre os dias 12 e 14 de setembro de 2018, a Universidade Federal de Alagoas – Ufal, sediou o IV Congresso Nordestino de Ciências da Religião e Teologia. A iniciativa nasceu do convite da comissão organizadora da última edição do evento, realizado em 2016, na UNICAP, em Recife-PE. Após o convite, o Núcleo de Estudos em Ciências da Religião – NECIR da Ufal acolheu esta tarefa por compreender a importância do debate acadêmico acerca das temáticas relacionadas às Ciências da Religião e à Teologia.
O tema escolhido para a quarta edição do congresso foi “Religião, Resistência e Direitos Humanos”. Este foi um convite para lembrar a comunidade que a religião é o exercício da pluralidade, do respeito e da verdade, por isso cabe-nos pensar como as ideias antidemocráticas provocam um discurso de ódio, propiciam a violência ao abandonar a essência do fenômeno religioso. Nestes termos, o estado democrático tem a tarefa de debater sobre multiculturalismo e interculturalíssimo religioso; lembrar que a religião é o exercício do sagrado.
Coordenação Geral
Anderson de Alencar Menezes - UFAL
Coordenação Executiva
Adriano Oliveira Trajano Gomes - UFAL
Comissão Científica
Henrique Cahet - (Coordenador) - UFAL
José Guibson Delgado Dantas - UFAL
Francisco Pereira de Souza - UFAL
Clébio Correia - UNEAL
Gilbraz Aragão - UNICAP
Jeyson Messias Rodrigues
Murilo Alves – UFAL
Suely Pereira - CESMAC
Maria Jeane dos Santos Alves - UFS
Newton Darwin Cabral - UNICAP
Dilaine Sampaio - UFPB
Carlos André Cavalcanti - UFPB
Manoel Henrique de Melo Santana - CESMAC
Márcia Brito Nery Alves - UFAL
Comissão de Logística
José Vicente Medeiros da Silva - UFAL
Alberto Vivar Flores - UFAL
Comissão de Infraestrutura
Alberto Vivar Flores - UFAL
Comissão de Comunicação
Carley Rodrigues Alves - UFAL
Adriano Oliveira Trajano Gomes - UFAL
Comissão de Transportes
Anderson de Alencar Menezes - UFAL
Alberto Vivar Flores - UFAL
Comissão Cultural
Márcia Brito Nery Alves - FRM
Jeyson Messias Rodrigues - UFAL
Carley Rodrigues Alves (carley@arapiraca.ufal.br)
Comissão de Comunicação