O filósofo grego Platão, em sua famosa Alegoria da Caverna, ensinava a existência de dois mundos: o “mundo das ideias” e o “mundo dos sentidos”; existindo este em função daquele. Utilizando-se, metaforicamente, do conceito da existência de “um mundo” que interfere no “outro”, nosso trabalho intentará refletir sobre o seguinte problema: como concepções religiosas, que a priori “deveriam” ficar circunscritas ao mundo chamado “espiritual”, acabam por interferir, consequentemente, no mundo social, físico, material, a ponto de moldar certos aspectos da sociedade, como a política, por exemplo, que será nosso foco, atingindo, inclusive, ao que não tem a mesma concepção religiosa e até mesmo ao que não nutre nenhum tipo de concepção religiosa. Para tanto, estaremos analisando a influência do movimento Puritano, notadamente um desdobramento dos pensamentos de Calvino, portanto, de caráter eminentemente religioso, na Política da Inglaterra do século XVII. Não estaremos ocupados com o fenômeno religioso, em si, e, sim, com as mudanças que ele provocou naquela sociedade. Pois, como diria Meslin “é quase nada [...] contentar-se com a alegação de que se constata a quase universalidade das experiências religiosas nas culturas humanas” (MESLIN, 2014, p.11). Obviamente que esse recorte de tempo e espaço se dá, tão somente, por questões de delimitação do objetivo do artigo, visto que essa influência se estendeu para além das fronteiras da Inglaterra se fazendo sentir nos Estados Unidos, em outros países da Europa, e, de alguma maneira, até no Brasil.
Entre os dias 12 e 14 de setembro de 2018, a Universidade Federal de Alagoas – Ufal, sediou o IV Congresso Nordestino de Ciências da Religião e Teologia. A iniciativa nasceu do convite da comissão organizadora da última edição do evento, realizado em 2016, na UNICAP, em Recife-PE. Após o convite, o Núcleo de Estudos em Ciências da Religião – NECIR da Ufal acolheu esta tarefa por compreender a importância do debate acadêmico acerca das temáticas relacionadas às Ciências da Religião e à Teologia.
O tema escolhido para a quarta edição do congresso foi “Religião, Resistência e Direitos Humanos”. Este foi um convite para lembrar a comunidade que a religião é o exercício da pluralidade, do respeito e da verdade, por isso cabe-nos pensar como as ideias antidemocráticas provocam um discurso de ódio, propiciam a violência ao abandonar a essência do fenômeno religioso. Nestes termos, o estado democrático tem a tarefa de debater sobre multiculturalismo e interculturalíssimo religioso; lembrar que a religião é o exercício do sagrado.
Coordenação Geral
Anderson de Alencar Menezes - UFAL
Coordenação Executiva
Adriano Oliveira Trajano Gomes - UFAL
Comissão Científica
Henrique Cahet - (Coordenador) - UFAL
José Guibson Delgado Dantas - UFAL
Francisco Pereira de Souza - UFAL
Clébio Correia - UNEAL
Gilbraz Aragão - UNICAP
Jeyson Messias Rodrigues
Murilo Alves – UFAL
Suely Pereira - CESMAC
Maria Jeane dos Santos Alves - UFS
Newton Darwin Cabral - UNICAP
Dilaine Sampaio - UFPB
Carlos André Cavalcanti - UFPB
Manoel Henrique de Melo Santana - CESMAC
Márcia Brito Nery Alves - UFAL
Comissão de Logística
José Vicente Medeiros da Silva - UFAL
Alberto Vivar Flores - UFAL
Comissão de Infraestrutura
Alberto Vivar Flores - UFAL
Comissão de Comunicação
Carley Rodrigues Alves - UFAL
Adriano Oliveira Trajano Gomes - UFAL
Comissão de Transportes
Anderson de Alencar Menezes - UFAL
Alberto Vivar Flores - UFAL
Comissão Cultural
Márcia Brito Nery Alves - FRM
Jeyson Messias Rodrigues - UFAL
Carley Rodrigues Alves (carley@arapiraca.ufal.br)
Comissão de Comunicação