ENSINO RELIGIOSO: CONFESSIONAL, INTERCONFESSIONAL OU NÃO CONFESSIONAL

  • Autor
  • Cláudio Ananias Alves dos Santos
  • Co-autores
  • Kamisson Danyel de Azevedo Silva
  • Resumo
  • Este artigo tem como fulcro o questionamento de qual modelo ideal para o ensino religioso nas escolas. Não há intenção de defender, nenhum modelo em particular. Os modelos são apresentados de forma clara e sem interferência ou indução, por este ou aquele modelo, por parte dos autores. O objetivo deste artigo é incitar a indagação quanto aos modelos em prática no Brasil, desde os primórdios da educação até os dias atuais. São apresentados, como cerne do texto, cinco questionamentos que fomentam a discussão quanto ao modelo mais apropriado, se é que possa existir, para compor a Base Nacional Curricular Comum – BNCC, com base nos modelos vigentes que se encontram expostos no texto. As referências bibliográficas que foram utilizadas mostram que o ensino religioso é um campo fértil, porém ainda envolto de preconceitos e sem uma base sólida, que permite essa divergência quanto a qual modelo deve ser utilizado. 

  • Palavras-chave
  • Ensino religioso, modelos. confessionalidade, interconfessionalidade, não confessionalidade.
  • Área Temática
  • GT 02 - DIÁLOGO INTER-RELIGIOSO E ENSINO RELIGIOSO NO ESTADO LAICO
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Entre os dias 12 e 14 de setembro de 2018, a Universidade Federal de Alagoas – Ufal, sediou o IV Congresso Nordestino de Ciências da Religião e Teologia. A iniciativa nasceu do convite da comissão organizadora da última edição do evento, realizado em 2016, na UNICAP, em Recife-PE. Após o convite, o Núcleo de Estudos em Ciências da Religião – NECIR da Ufal acolheu esta tarefa por compreender a importância do debate acadêmico acerca das temáticas relacionadas às Ciências da Religião e à Teologia.

O tema escolhido para a quarta edição do congresso foi “Religião, Resistência e Direitos Humanos”. Este foi um convite para lembrar a comunidade que a religião é o exercício da pluralidade, do respeito e da verdade, por isso cabe-nos pensar como as ideias antidemocráticas provocam um discurso de ódio, propiciam a violência ao abandonar a essência do fenômeno religioso. Nestes termos, o estado democrático tem a tarefa de debater sobre multiculturalismo e interculturalíssimo religioso; lembrar que a religião é o exercício do sagrado.

  • GT 01 - RELIGIÃO, POLÍTICA E PROFETISMO
  • GT 02 - DIÁLOGO INTER-RELIGIOSO E ENSINO RELIGIOSO NO ESTADO LAICO
  • GT 03 - TRADIÇÕES RELIGIOSAS INDO-AFRO-IBERO NORDESTINAS
  • GT 04 – RELIGIÃO, GÊNERO, RAÇA E POLÍTICA (UNICAP)
  • GT 05 – RELIGIÃO, ESCRITURA E LITERATURA (UNICAP)
  • GT 06 – ESPIRITUALIDADE, SAÚDE E EDUCAÇÃO EMOCIONAL (UFPB)
  • GT 07 - DIVERSIDADE RELIGIOSA, ESPIRITUALIDADE, IMAGINÁRIO E EDUCAÇÃO (UFPB)
  • GT 08 – RELIGIÃO, CULTURA E SOCIEDADE: ESTUDOS EMPÍRICOS DAS RELIGIÕES (UERN)
  • GT 09 - DEVOÇÕES POPULARES E ROMARIAS: IDENTIDADES, RESISTÊNCIA, PROFECIA E UTOPIA ... (UNEB)
  • GT 10 - RELIGIÃO COMO POIESIS: A RELIGIÃO COMO ARTE, SENDO ACONTECIMENTO DA VERDADE (UNEB)

Coordenação Geral

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Coordenação Executiva

Adriano Oliveira Trajano Gomes - UFAL

 

Comissão Científica

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Clébio Correia - UNEAL

Gilbraz Aragão - UNICAP

Jeyson Messias Rodrigues

Murilo Alves – UFAL

Suely Pereira - CESMAC

Maria Jeane dos Santos Alves - UFS

Newton Darwin Cabral - UNICAP

Dilaine Sampaio - UFPB

Carlos André Cavalcanti - UFPB

Manoel Henrique de Melo Santana - CESMAC

Márcia Brito Nery Alves - UFAL

  

Comissão de Logística

José Vicente Medeiros da Silva - UFAL

Alberto Vivar Flores - UFAL

 

Comissão de Infraestrutura

Alberto Vivar Flores - UFAL

 

Comissão de Comunicação

Carley Rodrigues Alves - UFAL

Adriano Oliveira Trajano Gomes - UFAL

 

Comissão de Transportes

Anderson de Alencar Menezes - UFAL

Alberto Vivar Flores - UFAL

 

Comissão Cultural

Márcia Brito Nery Alves - FRM

Jeyson Messias Rodrigues - UFAL

 

 

Carley Rodrigues Alves (carley@arapiraca.ufal.br)

Comissão de Comunicação