O presente trabalho tem como proposta fazer um paralelo entre o Ensino Religioso, conforme previsto com a Lei de Diretrizes e Bases de 1996 e as Lei nº 9.394/96 e Lei nº 9.475, que dá nova redação ao artigo 33 da LDB/96, bem como a Base Comum Curricular do Ensino Religioso e a ideia de Educação Espiritual defendida por Ferdinand Röhr. Para esse autor, existem cinco dimensões que tangem à integralidade básica do sujeito, dentre uma delas, a espiritualidade, que é – e deve – ser integrada ao processo educativo, pois é intrínseca a ele. Desta forma, se utiliza da teoria sobre espiritualidade deste autor e analisa em que o Ensino Religioso, conforme seu atual viés laico e democrático, pode se incluir nessa ideia defendida por Rohr. Feito a relação em que a Educação Brasileira garante o desenvolvimento da intelectualidade física, mental e espiritual do educando, e defendendo aqui o Ensino Religioso como proposta de desenvolvimento espiritual, mesmo que de forma embrionária, constatou-se que o atual Ensino Religioso possibilita no educando um desenvolvimento espiritual e que garante a ele um conhecimento diversificado sobre as espiritualidades e religiosidades.
Entre os dias 12 e 14 de setembro de 2018, a Universidade Federal de Alagoas – Ufal, sediou o IV Congresso Nordestino de Ciências da Religião e Teologia. A iniciativa nasceu do convite da comissão organizadora da última edição do evento, realizado em 2016, na UNICAP, em Recife-PE. Após o convite, o Núcleo de Estudos em Ciências da Religião – NECIR da Ufal acolheu esta tarefa por compreender a importância do debate acadêmico acerca das temáticas relacionadas às Ciências da Religião e à Teologia.
O tema escolhido para a quarta edição do congresso foi “Religião, Resistência e Direitos Humanos”. Este foi um convite para lembrar a comunidade que a religião é o exercício da pluralidade, do respeito e da verdade, por isso cabe-nos pensar como as ideias antidemocráticas provocam um discurso de ódio, propiciam a violência ao abandonar a essência do fenômeno religioso. Nestes termos, o estado democrático tem a tarefa de debater sobre multiculturalismo e interculturalíssimo religioso; lembrar que a religião é o exercício do sagrado.
Coordenação Geral
Anderson de Alencar Menezes - UFAL
Coordenação Executiva
Adriano Oliveira Trajano Gomes - UFAL
Comissão Científica
Henrique Cahet - (Coordenador) - UFAL
José Guibson Delgado Dantas - UFAL
Francisco Pereira de Souza - UFAL
Clébio Correia - UNEAL
Gilbraz Aragão - UNICAP
Jeyson Messias Rodrigues
Murilo Alves – UFAL
Suely Pereira - CESMAC
Maria Jeane dos Santos Alves - UFS
Newton Darwin Cabral - UNICAP
Dilaine Sampaio - UFPB
Carlos André Cavalcanti - UFPB
Manoel Henrique de Melo Santana - CESMAC
Márcia Brito Nery Alves - UFAL
Comissão de Logística
José Vicente Medeiros da Silva - UFAL
Alberto Vivar Flores - UFAL
Comissão de Infraestrutura
Alberto Vivar Flores - UFAL
Comissão de Comunicação
Carley Rodrigues Alves - UFAL
Adriano Oliveira Trajano Gomes - UFAL
Comissão de Transportes
Anderson de Alencar Menezes - UFAL
Alberto Vivar Flores - UFAL
Comissão Cultural
Márcia Brito Nery Alves - FRM
Jeyson Messias Rodrigues - UFAL
Carley Rodrigues Alves (carley@arapiraca.ufal.br)
Comissão de Comunicação