O presente artigo é parte de um capítulo de minnha dissertação, o principal objetivo desta é socializar a pesquisa de campo realizada na cidade de Valença - Rio de Janeiro. Nesse trabalho também abordarei o conceito de símbolo da circunferência e a importância do mesmo para a Dança do Jongo. Dessa forma, utilizamos a metodologia etnográfica com a técnica da entrevista, posteriormente análise da documentação disponibilizada, juntamente com outras fontes históricas que retratam essa cultura. Nos utilizamos também da entrevista informal a formal através de um questionário pré-estabelecido e da observação, também podemos dizer que nos valemos também da categoria de análises etnográficas a partir das obras de Roberto Cardoso de Oliveira (1996), no que se refere às práticas da observação e da escuta das narrativas dos informantes. Outra técnica utilizada de forma indireta foi a bibliografia de material já produzido em torno da cantora. No primeiro momento ao chegármos à cidade, buscamos fazer o levantamento de área, uma forma de conhecer melhor a cidade, pois era a primeira vez que visitavámos a mesma, procuramos a Secretaria de Cultura e formos orientados a procurar à senhora Dilma Dantas Moreira Mazzêo, que a época era secretária, em seguida o contato com a senhora, quando fizemos a apresentação que pertencíamos ao Programa de Pós-graduação em Ciências da Religião da Universidade do Estado do Pará, e que estava ali para entender melhor a religiosidade do objeto de pesquisa, a referida senhora ficou muito surpresa e maravilhada por poder estar contribuindo.
Entre os dias 12 e 14 de setembro de 2018, a Universidade Federal de Alagoas – Ufal, sediou o IV Congresso Nordestino de Ciências da Religião e Teologia. A iniciativa nasceu do convite da comissão organizadora da última edição do evento, realizado em 2016, na UNICAP, em Recife-PE. Após o convite, o Núcleo de Estudos em Ciências da Religião – NECIR da Ufal acolheu esta tarefa por compreender a importância do debate acadêmico acerca das temáticas relacionadas às Ciências da Religião e à Teologia.
O tema escolhido para a quarta edição do congresso foi “Religião, Resistência e Direitos Humanos”. Este foi um convite para lembrar a comunidade que a religião é o exercício da pluralidade, do respeito e da verdade, por isso cabe-nos pensar como as ideias antidemocráticas provocam um discurso de ódio, propiciam a violência ao abandonar a essência do fenômeno religioso. Nestes termos, o estado democrático tem a tarefa de debater sobre multiculturalismo e interculturalíssimo religioso; lembrar que a religião é o exercício do sagrado.
Coordenação Geral
Anderson de Alencar Menezes - UFAL
Coordenação Executiva
Adriano Oliveira Trajano Gomes - UFAL
Comissão Científica
Henrique Cahet - (Coordenador) - UFAL
José Guibson Delgado Dantas - UFAL
Francisco Pereira de Souza - UFAL
Clébio Correia - UNEAL
Gilbraz Aragão - UNICAP
Jeyson Messias Rodrigues
Murilo Alves – UFAL
Suely Pereira - CESMAC
Maria Jeane dos Santos Alves - UFS
Newton Darwin Cabral - UNICAP
Dilaine Sampaio - UFPB
Carlos André Cavalcanti - UFPB
Manoel Henrique de Melo Santana - CESMAC
Márcia Brito Nery Alves - UFAL
Comissão de Logística
José Vicente Medeiros da Silva - UFAL
Alberto Vivar Flores - UFAL
Comissão de Infraestrutura
Alberto Vivar Flores - UFAL
Comissão de Comunicação
Carley Rodrigues Alves - UFAL
Adriano Oliveira Trajano Gomes - UFAL
Comissão de Transportes
Anderson de Alencar Menezes - UFAL
Alberto Vivar Flores - UFAL
Comissão Cultural
Márcia Brito Nery Alves - FRM
Jeyson Messias Rodrigues - UFAL
Carley Rodrigues Alves (carley@arapiraca.ufal.br)
Comissão de Comunicação