A FINITUDE SEGUNDO RICOEUR: A NEGATIVIDADE COMO TRAVESSIA DO HOMEM FALÍVEL

  • Autor
  • Cristina Amaro Viana Meireles
  • Resumo
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    O objetivo desta comunicação é discutir uma das teses centrais da antropologia filosófica de Paul Ricoeur (1913-2005), a partir de L’Homme faillible (1960). Para Ricoeur, o homem consiste numa interminável mediação entre duas dimensões que compõem seu ser: a finitude e a infinitude. Essa mediação é frágil, e por isso o homem é falível. Nós exploraremos o primeiro polo da mediação: a finitude. Para Ricoeur, a finitude não se reduz à mortalidade, nem à facticidade, nem à corporeidade. Antes, a finitude envolveria um movimento de ultrapassagem de si mesma. Esse movimento de ultrapassagem inerente à finitude é o que a mantém em constante tensão dialética com a infinitude. A ultrapassagem mostra que a finitude implica uma negatividade, mas para Ricoeur se trata apenas de uma transição; o originário no homem seria a afirmação. Para Ricoeur, o homem fatalmente atravessa duas negatividades. A primeira é a distinção e a alteridade, na qual a finitude se percebe como limitada e parcial. É nesta primeira negatividade que o homem se dará conta da existência de outrem, e de que ele mesmo é um outrem para os outros. A segunda negatividade é a da falta e da culpabilidade, na qual a finitude se percebe incapaz de se igualar à afirmação originária que a atravessa. É nesta segunda negatividade que o homem enfrenta a travessia do mal cometido, no qual é possível experimentar o arrependimento e a mais profunda experiência de cisão interior. Pretendemos abordar essas duas negatividades que estão ligadas à finitude humana.

     

  • Palavras-chave
  • Paul Ricoeur, finitude, ultrapassagem, negatividade, afirmação originária
  • Área Temática
  • GT 01 - RELIGIÃO, POLÍTICA E PROFETISMO
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Entre os dias 12 e 14 de setembro de 2018, a Universidade Federal de Alagoas – Ufal, sediou o IV Congresso Nordestino de Ciências da Religião e Teologia. A iniciativa nasceu do convite da comissão organizadora da última edição do evento, realizado em 2016, na UNICAP, em Recife-PE. Após o convite, o Núcleo de Estudos em Ciências da Religião – NECIR da Ufal acolheu esta tarefa por compreender a importância do debate acadêmico acerca das temáticas relacionadas às Ciências da Religião e à Teologia.

O tema escolhido para a quarta edição do congresso foi “Religião, Resistência e Direitos Humanos”. Este foi um convite para lembrar a comunidade que a religião é o exercício da pluralidade, do respeito e da verdade, por isso cabe-nos pensar como as ideias antidemocráticas provocam um discurso de ódio, propiciam a violência ao abandonar a essência do fenômeno religioso. Nestes termos, o estado democrático tem a tarefa de debater sobre multiculturalismo e interculturalíssimo religioso; lembrar que a religião é o exercício do sagrado.

  • GT 01 - RELIGIÃO, POLÍTICA E PROFETISMO
  • GT 02 - DIÁLOGO INTER-RELIGIOSO E ENSINO RELIGIOSO NO ESTADO LAICO
  • GT 03 - TRADIÇÕES RELIGIOSAS INDO-AFRO-IBERO NORDESTINAS
  • GT 04 – RELIGIÃO, GÊNERO, RAÇA E POLÍTICA (UNICAP)
  • GT 05 – RELIGIÃO, ESCRITURA E LITERATURA (UNICAP)
  • GT 06 – ESPIRITUALIDADE, SAÚDE E EDUCAÇÃO EMOCIONAL (UFPB)
  • GT 07 - DIVERSIDADE RELIGIOSA, ESPIRITUALIDADE, IMAGINÁRIO E EDUCAÇÃO (UFPB)
  • GT 08 – RELIGIÃO, CULTURA E SOCIEDADE: ESTUDOS EMPÍRICOS DAS RELIGIÕES (UERN)
  • GT 09 - DEVOÇÕES POPULARES E ROMARIAS: IDENTIDADES, RESISTÊNCIA, PROFECIA E UTOPIA ... (UNEB)
  • GT 10 - RELIGIÃO COMO POIESIS: A RELIGIÃO COMO ARTE, SENDO ACONTECIMENTO DA VERDADE (UNEB)

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