A UTILIZAÇÃO DO QUIASMO E DO MIASMO EM PORÇÕES CAPITULARES NA BÍBLIA

  • Autor
  • Reginaldo Pereira de Moraes
  • Resumo
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    Neste artigo, “A utilização do Quiasmo e do Miasmo em porções capitulares na Bíblia”, procura-se defender a possibilidade do paralelismo hebraico, conhecido como Quiasmo e seu “parceiro” denominado recentemente de Miasmo (MORAES, 2016, p.04), ser utilizado para abarcar seções maiores que alguns versos, como geralmente tem sido defendido. Tal problemática passou a ser verificada, a partir de algumas análises e observações em passagens bíblicas específicas, como por exemplo Gn 1.1-31; Sl 95, 100; e o próprio pentateuco (ZENGER, 2003, p.48ss.), bem como em trechos do NT: Hb 4 e Ap 2-3. Nos dois últimos séculos muita pesquisa foi empreendida sobre o assunto. Porém, pelo fato de a poesia hebraica ser tão diferente do pensar poético de todo o ocidente, ainda existem autores contrários à sua classificação como Alter (1985, p.05) ou à sua existência (Kugel, 1981, p. 69). Neste artigo, parte-se do pressuposto que: a) ela existe de fato, chegando  a estar presente em quase 1/3 de todo o Antigo Testamento (Cf GUSSO, 2012, p.07); b) o nome quiasmo, apesar de ser formulado a partir da letra grega, quase como um simples anacronismo e o nome Miasmo ser um neologismo, também oriunda do grego, ambas descrevem muito bem a estrutura poética hebraica, em análise. A partir disto, justifica-se ou, ao menos, exemplifica-se o uso destas duas estruturas em porções maiores, indo além da aplicação defendida por quase todos os que creem na utilização da estrutura poética quiástica na Bíblia. 

     

  • Palavras-chave
  • poesia hebraica. estilo poético. padrão quiástico. miástico.
  • Área Temática
  • GT 05 – RELIGIÃO, ESCRITURA E LITERATURA (UNICAP)
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Entre os dias 12 e 14 de setembro de 2018, a Universidade Federal de Alagoas – Ufal, sediou o IV Congresso Nordestino de Ciências da Religião e Teologia. A iniciativa nasceu do convite da comissão organizadora da última edição do evento, realizado em 2016, na UNICAP, em Recife-PE. Após o convite, o Núcleo de Estudos em Ciências da Religião – NECIR da Ufal acolheu esta tarefa por compreender a importância do debate acadêmico acerca das temáticas relacionadas às Ciências da Religião e à Teologia.

O tema escolhido para a quarta edição do congresso foi “Religião, Resistência e Direitos Humanos”. Este foi um convite para lembrar a comunidade que a religião é o exercício da pluralidade, do respeito e da verdade, por isso cabe-nos pensar como as ideias antidemocráticas provocam um discurso de ódio, propiciam a violência ao abandonar a essência do fenômeno religioso. Nestes termos, o estado democrático tem a tarefa de debater sobre multiculturalismo e interculturalíssimo religioso; lembrar que a religião é o exercício do sagrado.

  • GT 01 - RELIGIÃO, POLÍTICA E PROFETISMO
  • GT 02 - DIÁLOGO INTER-RELIGIOSO E ENSINO RELIGIOSO NO ESTADO LAICO
  • GT 03 - TRADIÇÕES RELIGIOSAS INDO-AFRO-IBERO NORDESTINAS
  • GT 04 – RELIGIÃO, GÊNERO, RAÇA E POLÍTICA (UNICAP)
  • GT 05 – RELIGIÃO, ESCRITURA E LITERATURA (UNICAP)
  • GT 06 – ESPIRITUALIDADE, SAÚDE E EDUCAÇÃO EMOCIONAL (UFPB)
  • GT 07 - DIVERSIDADE RELIGIOSA, ESPIRITUALIDADE, IMAGINÁRIO E EDUCAÇÃO (UFPB)
  • GT 08 – RELIGIÃO, CULTURA E SOCIEDADE: ESTUDOS EMPÍRICOS DAS RELIGIÕES (UERN)
  • GT 09 - DEVOÇÕES POPULARES E ROMARIAS: IDENTIDADES, RESISTÊNCIA, PROFECIA E UTOPIA ... (UNEB)
  • GT 10 - RELIGIÃO COMO POIESIS: A RELIGIÃO COMO ARTE, SENDO ACONTECIMENTO DA VERDADE (UNEB)

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