Introdução: O processo de ensino aprendizagem da disciplina de embriologia revela-se como um desafio para os discentes da saúde, isto em consequência dos inúmeros processos que ocorrem durante o desenvolvimento de um organismo o que torna esta disciplina bastante complexa e desafiadora (OLIVEIRA et al, 2011). Segundo a autora JOTTA (2005) “No caso da embriologia, a imagem, como recurso didático utilizado no ensino, assume vital relevância, já que é extremamente trabalhoso explicar a embriogênese, por exemplo, sem recorrer à representação visual”. Isto enuncia a necessidade do desenvolvimento de materiais que dêem suporte necessário para construção de conhecimentos neste campo, em especial nos processo de desenvolvimento da gastrulação e neurulação, estágios estes que demandam de alto aporte visual, pois apresentam fases bastante complexas e sequenciais. Consequentemente observa-se a necessidade do desenvolvimento de materiais digitais que possam suplementar e facilitar o processo de ensino-aprendizagem dos estudantes na disciplina de embriologia. Objetivo: Este trabalho teve por objetivo a construção de um atlas com imagens do organismo modelo Gallus gallus domesticus como um representante para o entendimento dos processos de neurulação e gastrulação humana. Método: A metodologia se configura como uma pesquisa bibliográfica para construção do eixo teórica, retirada das bases de dados BVS e Periódico Capes, já as imagens foram analisadas e selecionadas do acervo de lâminas confeccionado ao longo de anos das aulas práticas da disciplina de Biologia do Desenvolvimento. Resultados: Como supracitado a embriologia demanda de grande aporte visual para embasamento dos conhecimentos teóricos adquiridos em sala de aula, segundo a autora Leite (2018); assim, a utilização de práticas traz um novo dinamismo para a sala de aula, deixando para trás o modelo tradicionalista de aulas teóricas apenas expositivas, melhorando o processo de aprendizagem e compreensão da dinâmica dos processos do desenvolvimento pré-natal, entre os quais, a gastrulação e a neurulação. Para auxiliar a dinâmica das aulas práticas de Embriologia foram obtidas fotomicrografias de lâminas do organismo modelo Gallus gallus domesticus, em preparação total ou cortes transversais e longitudinais, corados em sua maioria em hematoxilina-eosina, trazendo representações dos processos citados e explicações teóricas dos eventos ocorridos, tanto para as classes de aves (Gallus gallus domesticus) quanto para os mamíferos (Homo sapiens), enfatizando as semelhanças e diferenças no desenvolvimento entre tais espécies. Com este material foi elaborado um atlas intitulado: “Princípios de Embriologia: Gastrulação & Neurulação”. Este atlas na língua portuguesa tem sido disponibilizado para os discentes da disciplina Embriologia na forma digital como ferramenta de apoio para os estudos e acompanhamento das aulas práticas sobre a temática. Conclusão: O atlas origina-se diante da necessidade e da escassez de materiais no campo da Embriologia, que guiem os estudos e facilite o processo de ensino-aprendizagem dos discentes na referida disciplina, a partir de um material rico em ilustrações que conceda suporte às metodologias usuais utilizadas em sala de aula, ampliando a capacidade de aprendizagem dos estudantes, além de aumentar o interesse dos discentes acerca da temática.
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