Introdução: A Histologia desempenha um papel fundamental na formação do conhecimento teórico e prático para a atuação profissional nas áreas da Saúde e Biológicas. Contudo, tendo em vista que os componentes curriculares desta área possuem carga horária limitada, há a necessidade de se implementar novos métodos de ensino para complementar o processo de ensino-aprendizagem dos conteúdos da Histologia. Objetivo: Nesse contexto, o projeto de monitoria HistoTalk tem como objetivo contribuir para a melhoria do ensino da Histologia, focando na divulgação científica e na criação de materiais didáticos visando a consolidação e integração dos conteúdos, bem como na interação com as práticas clínicas específicas de cada curso, elucidando a importância prática dessa disciplina para os cursos de Medicina, Fisioterapia, Nutrição, Enfermagem e Biomedicina, respeitando as especificidades das áreas de atuação de cada curso. Método: Este projeto tem utilizado metodologias de ensino que visam à criação de novos cenários de ensino-aprendizagem, além de estimular a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. Resultados: Foi criado o Instagram do projeto HistoTalk, através do qual tem sido realizadas postagens e lives sobre temas relevantes para a área da Histologia. Adicionalmente, estão sendo elaborados novos materiais didáticos para auxiliar nas aulas teórico-práticas, como a criação dos “HistoTerms” - materiais de consulta, confeccionados pelos monitores do projeto, que vão resumir aos alunos os principais termos e nomenclaturas da Histologia, mostrando seu significado -, além da capacitação dos discentes de graduação com função de monitor na transferência dos conhecimentos Histologia da área da Saúde e Biológicas. Conclusão: Tais atividades têm sido importantes para estimular o desenvolvimento das competências e habilidades dos discentes de graduação bem como o desenvolvimento social e o espírito crítico necessários para a consolidação dos saberes, além de promover uma formação complementar do conteúdo ministrado em sala de aula, o que resultará na melhoria da qualidade do ensino da Histologia.
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IV FONAPAM
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