Introdução: O estudo da embriologia permite conhecer os processos de desenvolvimento que ocorrem desde a formação do zigoto até o nascimento de um animal. No entanto, devido à sua complexidade, o estudo do desenvolvimento pré-natal é, por vezes, bastante difícil, sendo necessário a utilização de estratégias que facilitem o aprendizado. Dentre as dificuldades destacam-se as terminologias técnicas encontradas nos materiais de estudo, a necessidade de uma visualização tridimensional dos processos moleculares e celulares presentes no desenvolvimento, como também vincular as definições teóricas ao conteúdo prático visto nas lâminas e peças. E como formas de suprir as dificuldades destacam-se o conhecimento prévio de outras disciplinas como anatomia, histologia e zoologia, dedicar horários de estudo extraclasse, para memorização completa dos termos e estruturas, podendo associar o uso de materiais visuais como maquetes, desenhos, vídeos, entre outros. Dentre as estratégias de melhoria do aprendizado, destaca-se a atuação na monitoria da disciplina, que pode oferecer explicações adicionais, materiais complementares, suporte na resolução de questões em atividades, e revisar o conteúdo para auxiliar na superação da dificuldade individual de cada aluno. Objetivo: O presente trabalho refere-se a um relato de experiência, de caráter descritivo e crítico e tem como objetivo abordar sobre a atuação na monitoria e o impacto desta na minha formação profissional. Relato do caso: A percepção das diferenças na vivência entre ser uma aluna na disciplina de Embriologia e depois ser monitora desta disciplina trouxe-me reflexões surpreendentes que podem ser compartilhadas. Como monitora, observei que teria que avaliar as necessidades educacionais tanto da turma como um coletivo, como os alunos individualmente. Questionando os alunos da disciplina a respeito das suas dificuldades pessoais e quais materiais de estudo eles achavam mais relevantes, pude atuar de diferentes formas, como por exemplo buscando os PDF’s dos livros mais utilizados para estudo de embriologia, elaborando formulários com perguntas sobre cada tema de aula, montando um atlas com as estruturas das lâminas de embriologia, e compartilhando materiais já fornecidos online para suprir a todos os estudantes tanto nos assuntos teóricos como nas aulas práticas. Além disso, criei um grupo de Whatsapp com os integrantes das turmas para compartilhar informações e tirar dúvidas, apesar dos alunos me procurarem com pouca frequência, sendo os contatos mais frequentes próximo a prova avaliativa. Essa proximidade maior com os alunos durante a monitoria foi muito enriquecedora. Pude estreitar laços com os professores da área da embriologia e fixar os conhecimentos teóricos e práticos, já que acompanhava a turma durante as aulas e necessitava revisar sempre os conteúdos, como também aumentei minha habilidade em reconhecer as estruturas das lâminas e peças presentes no laboratório de embriologia. Considerações finais: Conclui-se que a monitoria traz em sua vivência adversidades distintas que não são enfrentadas por alunos durante a matéria, formando uma concepção inédita e garantindo experiências únicas e que engrandecem tanto pessoalmente quanto profissionalmente. As informações presentes neste relato de caso podem servir como inspiração para alunos que estão interessados na monitoria, como também ser utilizado como exemplo em estudos posteriores.
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