A TELECOGRAFIA NA VISÃO DOS PROFISSIONAIS EM FORMAÇÃO: O QUE PENSAM OS ALUNOS DO CURSO BÁSICO E DA PÓS GRADUAÇÃO EM ULTRASSONOGRAFIA

  • Autor
  • Dáfny Fernandes Neves
  • Co-autores
  • Túlio Emanuel Clemens Maria Fonseca Rippbeger , Heitor José dos Santos Barros , Adilson Cunha Ferreira
  • Resumo
  • Introdução: A inovação e o desenvolvimento de novas tecnologias de informação e comunicação são responsáveis pela modificação do conceito de tempo, espaço e velocidade. Este novo ritmo modificou a forma como nos relacionamos, e estes conceitos são expandidos para área médica. Sobre a Resolução do CFM nº 2.227/2018, houve sua revogação com a força das manifestações dos conselhos regionais. Contudo, há tempos que se faz necessária uma lei que ampare o uso de dados na era digital e para tanto precisa-se conhecer o que pensam os profissionais em formação em ultrassonografia, que se inserem neste mundo na pós revolução digital.

    Métodos: Avaliação de questionário via formulário digital, onde foram obtidas 21 respostas de pós graduandos e 10 respostas de alunos do curso básico.

    Resultados: Dos dados analisados, 81% dos pós graduandos afirmam usar a teleultrassonografia, enquanto que no nível básico nenhum dos alunos fez uso. A qualidade de transmissão foi apontada como fator que dificulta sua expansão nos centros de atendimento remoto. Em relação à dificuldade de treinamento educacional, o grupo da pós graduação atribuiu com 76,2% à cultura presencial do ensino médico. Em outra perspectiva, a maioria dos estudantes não se considera habilitado para atuação como instrutor em exames de teleultrassonografia. Em relação a atuação em centros de referência para produção de laudos teleultrassonográficos realizados por outro profissional médico, 33,3% dos alunos da pós graduação e 20% dos alunos do curso básico afirmam positivamente. 

    Conclusão: Estudos evidenciam a teleultrassonografia como ferramenta educacional superior à instrução verbal, com criação de novas habilidades que são adquiridas em metade do tempo exigido por práticas educacionais tradicionais. A capacidade de execução segura de uma atividade depende do grau de domínio do seu método. Assuntos novos geram desconforto e preocupação, mas a metodologia e normatização são capazes de garantir a uniformidade da sua realização. 

  • Palavras-chave
  • ultrassonografia, telesaúde, telecografia, telemedicina
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Saúde
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  • Saúde

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