A importância das Brincadeiras na construção do conhecimento das crianças na Educação Infantil

  • Autor
  • Rosilda Alves de Sousa Santos
  • Resumo
  • A IMPORTÂNCIA DAS BRINCADEIRAS NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO DAS CRIANÇAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

     

    ROSILDA ALVES DE SOUSA SANTOS

     

     

    Objeto de estudo: Brincadeiras na Educação Infantil.

    Objetivo Geral: Conhecer o desenvolvimento de aprendizagem das crianças a partir das brincadeiras em uma turma de pré-escola da Rede Pública Municipal de Cubati-Pb.

    Referencial teórico: Muito se tem escrito sobre a importância das brincadeiras na educação infantil, porém a temática ainda é repleta de controvérsias. Sendo assim, é necessário discutirmos sobre o assunto a fim de contribuímos para o avanço do tema. Assim, o objetivo dessa pesquisa foi discutir sobre a importância das brincadeiras no desenvolvimento e aprendizagem das crianças na educação infantil para Vigotski (2007) o brincar da criança não é uma atividade  instintiva, pelo contrário, é uma atividade intencional, o jeito que a criança encontra para se inserir no mundo social criado pelos adultos. A infância é uma fase importantíssima para o ser humano, pois é nesse período que a criança começa a desenvolver suas habilidades psicomotoras, afetivas, sociais e cognitivas. É por meio das  da brincadeira que a criança aprende o mundo  e o meio em que  está inserida, passando a conhecer a si mesmo, expressar seus sentimentos e emoções a interagir com o outro,  com o mundo e com os objetos. Após os dois anos, a criança entra no estágio pré-operatório (2 a 7 anos).  A característica mais importante desse estágio é a presença da função simbólica, tornando possível a aquisição da linguagem e a atividade com símbolos (PIAGET, 2010). É certo que a criança brinca  não com motivação educativa, ou seja,  não com a intenção de aprender, mas porque deseja se divertir, se sentir livre, agir sobre o mundo. Esse é um ponto interessante para nos atentarmos: apesar da criança não brincar para aprender, apropria brincadeira torna-se para ela um meio indispensável para o aprendizado (FERREIRA, 2013).

    Metodologia: A presente pesquisa se deu por meio de observação participante, da interação com os professores em sala de aula colaborando  com eles  na mediação  das atividades realizadas pelos alunos como também  na interação junto as crianças. Procuramos entender como as crianças constroem o conhecimento a partir  das brincadeiras desenvolvidas no contexto escolar. A discussão presente neste trabalho encontrou sustentação teórica nas pesquisas que tratam  do papel das brincadeiras  na educação infantil e a sua importância para o desenvolvimento das crianças. Para a coleta de dados foram utilizados registros das atividades realizadas pelas crianças. Para os registros utilizamos vídeos, fotos e a construção de relatórios na medida em que essas atividades iam ocorrendo.

    Resultados: Procuramos nessa pesquisa conhecer como as crianças da educação infantil constroem seus conhecimentos e desenvolvem a aprendizagem a partir das brincadeiras. Observamos as brincadeiras realizadas no pátio( momento do recreio) e na sala de aula. Percebemos  a ausência da professora com as brincadeiras nas suas práticas pedagógicas, então perguntamos o porquê e ela nos afirmou que as brincadeiras não faziam parte do seu planejamento pedagógico,  pois achava mais importante que as crianças aprendessem a ler e a escrever. A atitude da professora de não ver o brinquedo como um meio pedagógico para a aprendizagem das crianças, nos faz refletir sobre a falta de formação  de alguns profissionais da educação infantil. Segundo Vigotski (2007, p. 112) “é enorme a influência de um brinquedo no desenvolvimento de uma criança”, portanto, esse pensamento da professora está equivocado,  já que deve-se estruturar intervenções com o brinquedo ou mesmo proporcionar um tempo na aula em que a criança possa brincar livremente. Observamos várias brincadeiras realizadas pelas crianças (brincadeira de peão, carrinhos, faz-de-conta, pega-pega, de luta, de roda não cantada, cambalhota na parede, etc.) vimos que essas brincadeiras ocorriam no pátio e na sala de aula, apesar da proibição da professora, as crianças estavam sempre brincando. Podemos perceber que as crianças estavam brincando e construindo sua aprendizagem a partir das brincadeiras junto aos pares, Apesar das brincadeiras não serem prioridades na sala de aula ou na escola de um modo geral, podemos afirmar diante dos resultados obtidos que as crianças desenvolvem suas capacidades de aprendizagem a partir das brincadeiras, mediante a análise dos resultados por meio das observações realizadas podemos concluir que a criança cria, constrói o conhecimento nas interações com os pares por meio da cultura lúdica.

     

     

  • Palavras-chave
  • Educação Infantil, brincadeiras, crianças.
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • GT 6: Corpo, Brinquedos e brincadeiras no cotidiano da Educação Infantil
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  • Margens superior e esquerda com 3,0 cm; inferior e direita 2,0 cm.

  • As referências bibliográficas e outros aspectos de organização científica do texto devem seguir, rigorosamente, as regras da ABNT.

  • GT 1: Currículo na Educação Infantil
  • GT 2: Culturas Infantis
  • GT 3: Educação Infantil do Campo
  • GT 4: Práticas Pedagógicas na Educação Infantil
  • GT 5: Infância e Educação Especial
  • GT 6: Corpo, Brinquedos e brincadeiras no cotidiano da Educação Infantil

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