O presente trabalho tem como objetivo apresentar um resumo do estudo realizado sobre a contribuição da ludicidade na valorização da identidade das crianças do campo no município de Mogeiro, Paraíba, Brasil, decorrentes do estudo realizado durante o mestrado em Ciências da Educação pela Universidad Autónoma de Asunción - Paraguai. A pesquisa tem como objetivo principal analisar como se desenvolvem as atividades lúdicas na Educação Infantil e sua contribuição na valorização da identidade das crianças do campo. Tomamos como caminho metodológico a abordagem qualitativa com o modelo descritivo não experimental que permite a descrição das práticas pedagógicas dos docentes, a visão dos sujeitos envolvidos no processo sobre a importância da atividade lúdica nesta etapa do desenvolvimento das crianças e possibilidades de valorização da identidade da criança do campo. Os principais teóricos consultados para esta pesquisa foram: Vygotsky, que trata a brincadeira e o jogo como uma atividade específica da infância; Luckesi, que traz o conceito de vivência lúdica como a vivência plena da experiência. Oliveira contribui com os fundamentos da Educação Infantil e Ana Paula Soares da Silva traz grandes contribuições sobre a Educação Infantil do Campo. A partir dos dados analisados consideramos que as atividades lúdicas na Educação Infantil do Campo se apresentam de forma distanciada da teoria e do contexto das crianças do campo, bem como há uma carência de formação dos professores em relação a estudos teóricos sobre a Educação do Campo, refletindo uma deficiência nas práticas que valorizem a identidade da criança do campo propiciando atividades fragmentadas.
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O resumo deve conter no máximo cinco mil caracteres (no Microsoft Word), sem espaços, incluindo títulos, autores e instituição à qual o trabalho está vinculado, exceto referências. Deverão constar no resumo expandido os seguintes elementos:
1. Objeto de estudo
2. Objetivo geral
3. Referencial teórico
4. Metodologia (explicitar fase de desenvolvimento da pesquisa)
5. Resultados
6. Referências
A formatação deve seguir as orientações abaixo indicadas:
Fonte Times New Roman, tamanho 12; citações em destaque e notas de rodapé, Espaçamento entre linhas: 1,0
Título do trabalho na mesa fonte e tamanho, em maiúsculas, negrito, com alinhamento centralizado;
Nomes completos do(s) autor(es), seguido e-mail e sigla do Programa/instituição a que está(ão) vinculado(s), na mesma letra e tamanho, sem negrito, com alinhamento à direita.
Subtítulos indicativo das seções alinhados à esquerda, com apenas a primeira inicial maiúscula, em negrito, alinhado à esquerda;
Alinhamento dos parágrafos justificado;
Agência ou instituição financiadora (quando houver), em nota de rodapé;
Página tamanho A4.
Margens superior e esquerda com 3,0 cm; inferior e direita 2,0 cm.
As referências bibliográficas e outros aspectos de organização científica do texto devem seguir, rigorosamente, as regras da ABNT.
Comissão Organizadora
IV Seminário EI
Comissão Científica
Rute P. A. de Araújo, Katia Patrício Benevides Campos, Fernanda de Lourdes Almeida Leal, Maria das Graças Oliveira, Niédja Maria Ferreira de Lima e José Luiz Ferreira
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