A LUDICIDADE E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA VALORIZAÇÃO DA IDENTIDADE DAS CRIANÇAS DO CAMPO NO MUNICIPIO DE MOGEIRO, PARAÍBA, BRASIL

  • Autor
  • Márcia Gomes dos Santos Silva
  • Resumo
  • O presente trabalho tem como objetivo apresentar um resumo do estudo realizado sobre a contribuição da ludicidade na valorização da identidade das crianças do campo no município de Mogeiro, Paraíba, Brasil, decorrentes do estudo realizado durante o mestrado em Ciências da Educação pela Universidad Autónoma de Asunción - Paraguai. A pesquisa tem como objetivo principal analisar como se desenvolvem as atividades lúdicas na Educação Infantil e sua contribuição na valorização da identidade das crianças do campo. Tomamos como caminho metodológico a abordagem qualitativa com o modelo descritivo não experimental que permite a descrição das práticas pedagógicas dos docentes, a visão dos sujeitos envolvidos no processo sobre a importância da atividade lúdica nesta etapa do desenvolvimento das crianças e possibilidades de valorização da identidade da criança do campo. Os principais teóricos consultados para esta pesquisa foram: Vygotsky, que trata a brincadeira e o jogo como uma atividade específica da infância; Luckesi, que traz o conceito de vivência lúdica como a vivência plena da experiência. Oliveira contribui com os fundamentos da Educação Infantil e Ana Paula Soares da Silva traz grandes contribuições sobre a Educação Infantil do Campo. A partir dos dados analisados consideramos que as atividades lúdicas na Educação Infantil do Campo se apresentam de forma distanciada da teoria e do contexto das crianças do campo, bem como há uma carência de formação dos professores em relação a estudos teóricos sobre a Educação do Campo, refletindo uma deficiência nas práticas que valorizem a identidade da criança do campo propiciando atividades fragmentadas.

  • Palavras-chave
  • Educação Infantil, Ludicidade, Educação do Campo.
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • GT 3: Educação Infantil do Campo
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1. Objeto de estudo

2. Objetivo geral

3. Referencial teórico

4. Metodologia (explicitar fase de desenvolvimento da pesquisa)

5. Resultados

6. Referências

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  • Nomes completos do(s) autor(es), seguido e-mail e sigla do Programa/instituição a que está(ão) vinculado(s), na mesma letra e tamanho, sem negrito, com alinhamento à direita.

  • Subtítulos indicativo das seções alinhados à esquerda, com apenas a primeira inicial maiúscula, em negrito, alinhado à esquerda;

  • Alinhamento dos parágrafos justificado;

  • Agência ou instituição financiadora (quando houver), em nota de rodapé;

  • Página tamanho A4.

  • Margens superior e esquerda com 3,0 cm; inferior e direita 2,0 cm.

  • As referências bibliográficas e outros aspectos de organização científica do texto devem seguir, rigorosamente, as regras da ABNT.

  • GT 1: Currículo na Educação Infantil
  • GT 2: Culturas Infantis
  • GT 3: Educação Infantil do Campo
  • GT 4: Práticas Pedagógicas na Educação Infantil
  • GT 5: Infância e Educação Especial
  • GT 6: Corpo, Brinquedos e brincadeiras no cotidiano da Educação Infantil

Comissão Organizadora

IV Seminário EI

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