FORMAÇÃO INICIAL E SUAS IMPLICAÇÕES NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL

  • Autor
  • Ana Cláudia Mota Estevam
  • Resumo
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    FORMAÇÃO INICIAL E SUAS IMPLICAÇÕES NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL

    Ana Cláudia Mota Estevam, ana__claudia33@hotmail.com, UEFS

     

    RESUMO:

    O presente trabalho problematiza a formação inicial em nível superior e suas implicações na prática pedagógica de professores da Educação Infantil. O estudo, em andamento, tem como objeto de análise o currículo de um curso de Licenciatura em Pedagogia de uma universidade pública localizada no semiárido baiano. Considerando que a Educação Infantil, primeira etapa da educação básica (BRASIL, 1996), é uma área com especificidades que requer uma formação profissional sólida, alicerçada em saberes que perpassem pela educação cultural, política e social, pretende-se, então, compreender como um determinado curso de pedagogia tem formado seus egressos para a docência nesta etapa de ensino.

    Além do objetivo exposto, busca-se também, identificar a organização curricular, os conteúdos referentes a Educação Infantil que fazem parte do currículo do curso de pedagogia, com o intuito de verificar se tais objetos de conhecimento atendem as demandas do (a) profissional que atua com a Educação Infantil. Tais escopos contribuirão para analisar quais desafios são vividos por professores (as) da Educação Infantil, em sua inserção inicial na docência, e quais desdobramentos, a partir de sua formação inicial, são percebidos em suas práticas pedagógicas, em específico para os professores (as) iniciantes.

    A pesquisa, em fase exploratória, se debruça sobre a discussão acerca da formação inicial, identidade docente e educação infantil tendo por referências autores (s) como Andrade (2011), Paula, Akamine e Azevedo (2012), Kramer, Nunes e Corsino (2011), Cerisara (1999) entre outros. É importante ressaltar que para lidar com as crianças da Educação Infantil, bem como as dimensões objetivas e subjetivas que envolvem o cotidiano escolar, que não se constituem em uma preparação para o Ensino Fundamental, torna-se necessário que o curso de licenciatura em Pedagogia seja composto por componentes curriculares que atendam devidamente as particularidades da infância e da formação de professores (as) que reflitam a sua prática. (KRAMER, NUNES, CORSINO, 2011, p. 71)

    No tocante a metodologia do trabalho, alguns elementos que fazem parte do estudo merecem destaque, a saber: a opção política pela escolha de uma instituição localizada no semiárido baiano, pública e com reconhecimento nacional; realização de análise documental que leve em consideração a história de implantação do referido curso e suas mudanças até os dias atuais; a realização de entrevistas semiestruturadas junto a egressos do curso, a fim de compreender os desafios e conquistas dos professores iniciantes que atuam no campo da Educação Infantil. O período inicial da docência que será considerado, correspondente de 3 a 5 anos. (TARDIF e REYMOND, 2000; COSTA E KLÉBIS, 2016).

    Até o presente momento da pesquisa, observa-se a relevância da formação inicial para a docência na Educação Infantil, que problematize e aponte práticas pedagógicas sensíveis a aprendizagem dessa etapa de ensino, como também uma postura crítica-reflexiva dos professores para a educação de crianças de 0 a 5 anos. Os resultados do trabalho podem contribuir para fortalecimento da formação inicial repleta de sentido para os profissionais que atuarão na Educação Infantil, bem como para uma reestruturação de currículos de cursos superiores, em especial os de Pedagogia. 

     

    Referências:

    ANDRADE, Cátia de Oliveira. A relação teoria e prática na formação inicial de professores para a educação infantil. Paidéia r. do cur. de ped. da Fac. de Ci. Hum., Soc. e da Saú., Univ. Fumec, Belo Horizonte, Ano 8, n.10, p. 47-64 jan./jun. 2011

    BRASIL, Lei de Diretrizes e B. Lei nº 9.394/96, de 20 de dezembro de 1996.

    KRAMER, Sonia. NUNES, Maria Fernanda R. CORSINO, Patrícia. Infância e crianças de 6 anos: desafios das transições na educação infantil e no ensino fundamental. Educação e Pesquisa, São Paulo, v.37, n.1, 220p. 69-85, jan./abr.2011

    MENEZES, Mayara Ap. Pereira; COSTA, Tatyane Bonora Silva da; KLÉBIS, Augusta Boa Sorte Oliveira. Professor iniciante: dificuldades no exercício da prática pedagógica na educação infantil. Colloquium Humanarum, vol. 13, n. Especial, Jul-Dez, 2016, p. 444-451. ISSN: 1809-8207. DOI: 10.5747/CH.2016.V13.NESP.000872

    PAULA, Jaqueline Cristina Massucato de; AKAMINE, Aline Aparecida; AZEVEDO, Heloisa Helena Oliveira de. Formação Inicial de Professores na Perspectiva Histórico-crítica: Por quê? Para quê? Para quem?. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, n.46, p. 130-144, jun2012 - ISSN: 1676-2584.

    TARDIF, Maurice. RAYMOND, Danielle. Saberes, tempo e aprendizagem do trabalho no magistério. Educação & Sociedade, ano XXI, no 73, p. 209-244, Dez. 2000. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/es/v21n73/4214.pdf>. Acesso em 28 jul. 2018

  • Palavras-chave
  • Formação inicial, prática pedagógica, educação infantil
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • GT 4: Práticas Pedagógicas na Educação Infantil
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  • As referências bibliográficas e outros aspectos de organização científica do texto devem seguir, rigorosamente, as regras da ABNT.

  • GT 1: Currículo na Educação Infantil
  • GT 2: Culturas Infantis
  • GT 3: Educação Infantil do Campo
  • GT 4: Práticas Pedagógicas na Educação Infantil
  • GT 5: Infância e Educação Especial
  • GT 6: Corpo, Brinquedos e brincadeiras no cotidiano da Educação Infantil

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