A MINI YOUTUBER LIV E O PROCESSO DE MUDANÇA E CONSTRUÇÃO DA CULTURA INFANTIL

  • Autor
  • Társila Moscoso Borges
  • Resumo
  • A MINI YOUTUBER LIV E O PROCESSO DE MUDANÇA E CONSTRUÇÃO DA CULTURA INFANTIL

     

     

    Társila Moscoso Borges

    tarsilamoscoso@gmail.com – PPGED/UFCG

     

    1. Objeto de estudo

    Atuação da Mini Youtuber Liv no processo de mudança e construção da cultura infantil

     

    2. Objetivo geral

    Analisar o papel de uma criança na atuação do processo de mudança e construção da cultura infantil através de um canal do youtube

     

    3. Referencial teórico

    O ser humano destaca-se pela forma racional com que consegue acumular conhecimentos, registrar e repassar estes a outros indivíduos da sociedade, pelo formato de organização cultural e a capacidade de transformar a si mesmo e ao mundo a sua volta. O desenvolvimento de uma pessoa acontece através do aprendizado com suas próprias experiências e com as relações entre esta pessoa, o meio em que vive e a sociedade. Na relação com o espaço em que vive, o sujeito não absorve informações de um ambiente que é passivo, ele absorve informações de um ambiente que está estruturado pela cultura. Através de sua obra, o psicólogo Lev Vigostky trouxe grandes contribuições para o entendimento dos processos de aprendizagem do ser humano, destacando a importância da relação entre desenvolvimento e aprendizado, bem como a intervenção do meio sociocultural com o sujeito nesse processo de desenvolvimento. De acordo com Oliveira (2010)

    A concepção de Vygotsky sobre as relações entre desenvolvimento e aprendizado, e particularmente sobre a zona de desenvolvimento proximal, estabelece forte ligação entre o processo de desenvolvimento e a relação do indivíduo com seu ambiente sociocultural e com sua situação de organismo que não se desenvolve plenamente sem o suporte de outros indivíduos de sua espécie. (OLIVEIRA, 2010, p.63)

     

    A infância é uma fase importante na formação de sujeitos, tendo em vista que as crianças podem atuar e interpretar o mundo ao seu redor, produzindo cultura de forma particular e interferindo ativamente na sociedade. É conhecida por cultura da infância a produção material e simbólica, construída a partir da interatividade, ludicidade, fantasia do real e reiteração, que envolve “os modos diferenciados através dos quais as crianças interpretam, simbolizam e comunicam as suas percepções do mundo, interagem com outras crianças e com os adultos e desenvolvem a sua ação no espaço público e privado” (SARMENTO, 2008, p.22).

    Impulsionada pela globalização, a era digital firmou-se por meio da disseminação da tecnologia, trazendo mudanças sociais através da expansão dos horizontes, com novas formas de relacionamento e interação social que ultrapassam o espaço físico e se expandem pelo mundo. Como comentado por Hall (1997, p.02), na era industrial, os recursos eram mais investidos em carvão, ferro e aço, atualmente são investidos nas tecnologias de comunicação digital e softwares da Idade Cibernética. Com grande velocidade de circulação, o YouTube tem ganhado fama entre os internautas, incluindo as crianças. Estas assistem e produzem conteúdo sobre brincadeiras, brinquedos, desenhos, personagens, moda, viagens, cotidiano e experiências infantis, dentre outros. Os Youtubers Mirins são conhecidos como as crianças que têm canal no YouTube e o alimentam com vídeos em que são protagonistas, produzem conteúdos através de suas experiências e repassam a outras crianças seu modo particular de ver o mundo, a ludicidade através de brincadeiras e interpretação de papéis em historinhas inventadas por elas mesmas, criação de novos brinquedos e novas formas de brincar. Este tipo de material é rico em cultura da infância e contribui com o aprendizado infantil, uma vez que uma criança compartilha com outras um pouco de sua história, sua realidade social, sua formação através de visão própria do mundo e da aprendizagem por meio da escola, dos adultos com quem convive e de outras crianças. Nesse meio, a mini Youtuber Liv chamou atenção pelo conteúdo exposto em seu canal e pela forma com que trata de assuntos como respeito, igualdade, relações de gênero, racismo, adoção de animais, dentre outros, sendo um exemplo de criança que se mostra como sujeito social atuante nas modificações de sua cultura.

     

    4. Metodologia

    Esta é uma pesquisa exploratória, na qual foi utilizado o método qualitativo para analisar o papel de uma criança na atuação do processo de mudança e construção da cultura infantil, através de um canal do youtuber chamado “Meu nome é Liv”. Para embasar esta análise, foi feito levantamento bibliográfico sobre processos de aprendizagem e desenvolvimento do ser humano, assim como sobre a cultura da infância, sendo explorados principalmente os autores Lev Vygotsky e Manuel Jacinto Sarmento.

     

    5. Resultados

    A mini youtuber Liv mostra em seu canal como uma criança pode usar a tecnologia como ferramenta de aprendizado e compartilhamento de conhecimento, provando que a infância não é apenas uma fase transitória, mas um período importante de construção social e ressignificação de valores. Por meio de temas de grande relevância para a atualidade e se utilizando de exemplos do cotidiano para facilitar o entendimento, Liv compartilha com outras crianças, e pessoas de todas as idades, uma visão particular do mundo e da cultura ao qual está inserida, formada através de suas experiências pessoais, do conhecimento adquirido com sua família e escola, agindo como um sujeito social ativo na construção e transformação da sociedade. O sucesso do canal “Meu nome é Liv” e o seu crescimento enquanto pessoa pública, demonstrado através de um número significante de inscrições de usuários, visualizações e curtidas de seus vídeos, além de convites para participar de outros veículos de comunicação de massa como a televisão e o cinema, demonstram a importância que foi dada ao canal. Este é rico em conteúdo, com linguagem e didática particulares da infância, no qual assuntos complexos são abordados de forma simples e sensível, sendo consumido por milhares de pessoas.

     

     

     

  • Palavras-chave
  • Aprendizagem, cultura, desenvolvimento, infância, youtube
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • GT 2: Culturas Infantis
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O resumo deve conter no máximo cinco mil caracteres (no Microsoft Word), sem espaços, incluindo títulos, autores e instituição à qual o trabalho está vinculado, exceto referências. Deverão constar no resumo expandido os seguintes elementos:

1. Objeto de estudo

2. Objetivo geral

3. Referencial teórico

4. Metodologia (explicitar fase de desenvolvimento da pesquisa)

5. Resultados

6. Referências

A formatação deve seguir as orientações abaixo indicadas:

  • Fonte Times New Roman, tamanho 12; citações em destaque e notas de rodapé, Espaçamento entre linhas: 1,0

  • Título do trabalho na mesa fonte e tamanho, em maiúsculas, negrito, com alinhamento centralizado;

  • Nomes completos do(s) autor(es), seguido e-mail e sigla do Programa/instituição a que está(ão) vinculado(s), na mesma letra e tamanho, sem negrito, com alinhamento à direita.

  • Subtítulos indicativo das seções alinhados à esquerda, com apenas a primeira inicial maiúscula, em negrito, alinhado à esquerda;

  • Alinhamento dos parágrafos justificado;

  • Agência ou instituição financiadora (quando houver), em nota de rodapé;

  • Página tamanho A4.

  • Margens superior e esquerda com 3,0 cm; inferior e direita 2,0 cm.

  • As referências bibliográficas e outros aspectos de organização científica do texto devem seguir, rigorosamente, as regras da ABNT.

  • GT 1: Currículo na Educação Infantil
  • GT 2: Culturas Infantis
  • GT 3: Educação Infantil do Campo
  • GT 4: Práticas Pedagógicas na Educação Infantil
  • GT 5: Infância e Educação Especial
  • GT 6: Corpo, Brinquedos e brincadeiras no cotidiano da Educação Infantil

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IV Seminário EI

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